domingo, 31 de agosto de 2025

Aero Service celebra sucesso da temporada de intercâmbios com mais de 2 mil atendimentos

 


A temporada de intercâmbio 2025, que se encerra oficialmente em 1º de setembro, marca um período de grande movimento para a Aero Service, referência em assessoria aeroportuária no Brasil. Ao longo das últimas semanas, a empresa realizou aproximadamente 2.000 atendimentos, entre embarques e desembarques de estudantes que partiram ou retornaram de experiências internacionais.


A operação especial, iniciada na última semana de junho, envolveu uma equipe dedicada para acompanhar cada detalhe da jornada dos passageiros. O atendimento personalizado oferecido pela Aero Service inclui desde o auxílio na emissão do cartão de embarque até despacho e retirada de bagagens, garantindo uma transição segura e tranquila em todas as etapas da viagem.


Entre os destinos mais procurados pelos estudantes estão Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e diversas cidades da Europa, reforçando a tendência de crescimento da demanda por programas de estudo no exterior. O diferencial da empresa é o Meet & Assist, um serviço exclusivo no qual o passageiro é recepcionado e acompanhado em todos os processos de embarque ou desembarque, proporcionando segurança e praticidade — especialmente para jovens em sua primeira viagem internacional, menores de idade, idosos e executivos.

“Está sendo uma temporada intensa e muito especial. Tivemos inúmeros atendimentos, começando cedo e indo até a noite, sempre cuidando de cada detalhe da logística para que tudo saísse perfeito. Nosso objetivo é garantir o sucesso em cada atendimento e proporcionar, desde o início da viagem, uma experiência inesquecível. É claro que, em alguns dias, surgem imprevistos que tornam a rotina uma verdadeira correria. Mas, com dedicação e empenho, buscamos sempre amenizar qualquer contratempo e entregar o melhor atendimento, como de praxe Aero Service”, afirma Kamilly Oliveira, Assistente Administrativo da Aero Service.

Com mais uma temporada de intercâmbios concluída com sucesso, a Aero Service reafirma seu compromisso em oferecer excelência no atendimento aeroportuário e tornar cada viagem uma experiência memorável desde o primeiro passo.

Para orçamentos ou mais informações, acesse www.aeroservice.tur.br ou entre em contato pelos canais agendamento@aeroservice.tur.br e (11) 2382-6089

Monte Verde: destino de charme para a primavera

 


A primavera transforma Monte Verde, em Minas Gerais, em um cenário ainda mais encantador. Localizada na Serra da Mantiqueira, a vila ganha cores vibrantes com os jardins floridos e temperaturas amenas, criando o clima ideal para quem busca romance, lazer e contato com a natureza.

Entre os passeios mais procurados está a Trilha da Pedra Redonda, uma das opções favoritas dos visitantes pela facilidade de acesso e pela vista panorâmica da Serra da Mantiqueira. O percurso é de nível leve a moderado e leva a 1.990 metros de altitude, revelando um dos pontos mais fotogênicos da região. Outra opção para os amantes das trilhas é o Pico do Selado, localizado dentro do Parque Ecológico Verner Grinberg. É a trilha mais alta de Monte Verde, chegando a 2.082 metros, e indicada para os mais experientes, recompensando com uma visão ampla de todo o entorno.

Quem busca diversão em família encontra na Fazenda Radical um conjunto de atividades de aventura, como tirolesa, arvorismo, paredão de escalada, passeios a cavalo e até quadriciclo.


A proposta é agradar desde crianças até adultos em busca de adrenalina. Para passeios mais tranquilos, o tradicional Passeio de Trenzinho percorre pontos turísticos do vilarejo, enquanto os passeios a cavalo e quadriciclo são ótimas opções para explorar a paisagem serrana em diferentes ritmos. Ainda no centro, a charmosa Trilha do Pinheiro Velho, de fácil acesso, é perfeita para quem deseja caminhar em meio à vegetação típica da Mantiqueira sem precisar de grandes deslocamentos.

Alias, o centro de Monte Verde é um passeio à parte. Caminhar pela Avenida Monte Verde é se transportar para um pedacinho da Europa, com arquitetura alpina, lojas de artesanato, restaurantes temáticos, chocolaterias e cafés. Ali, o visitante pode provar os famosos fondues, chocolates artesanais e delícias mineiras, além de aproveitar a atmosfera romântica que o destino oferece.

Novidades também encantam o público. O Vila Leta é um espaço recente e muito procurado, inspirado nas vilas nórdicas, com restaurante temático e ambientação diferenciada que já se tornou um ponto de encontro em Monte Verde. Para uma experiência inusitada, o Ice Bar oferece um ambiente a -19°C, totalmente esculpido em gelo, com esculturas temáticas e dois drinks inclusos no ingresso. Já o Orquidário MV surpreende pela variedade de orquídeas, plantas carnívoras e espécies raras, ideal para quem aprecia o contato com a natureza.

Outra experiência única é a visita à Escola de Falcoaria, onde o visitante aprende sobre a antiga arte de treinar aves de rapina, podendo interagir de forma educativa e emocionante com essas espécies. Para os amantes da arte, a Unger’s Pottery House reúne a produção artesanal de cerâmica em peças exclusivas, além de permitir acompanhar o processo criativo dos artistas locais.

Fotos: Marcio Masulino


Onde ficar - A hospedagem completa a experiência com aconchego e sofisticação. A Pousada Pedras e Sonhos oferece suítes amplas com lareira, banheira de hidromassagem, ar-condicionado quente e frio e varanda com vista para as montanhas. Cercada pela natureza, é perfeita para famílias que buscam tranquilidade e privacidade.


Já a Pousada Jardim da Mantiqueira alia localização central a um charmoso jardim arborizado. Seus chalés contam com aquecimento, banheira de hidromassagem e ar-condicionado em algumas unidades, além de um diferencial sustentável: carregador para carros elétricos.

Ambas oferecem café da manhã farto, preparado com produtos frescos e regionais, e acesso facilitado por vias pavimentadas, garantindo praticidade nos dias frios ou chuvosos.

Mais informações: www.pedrasesonhos.com.br e www.pousadajardimdamantiqueira.com.br

Gastos de estrangeiros no Brasil alcançam R$ 26,4 bilhões

 



Os turistas internacionais não vieram apenas para apreciar as belezas naturais, culturais e gastronômicas do Brasil. Em suas malas, também trouxeram um reforço expressivo para a economia nacional. De janeiro a julho deste ano, os visitantes deixaram no país um total de R$ 26,4 bilhões (equivalente a US$ 4,883 bilhões), em despesas com hospedagem, alimentação, transporte, lazer e compras. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (26.08) pelo Banco Central e analisados pelo Ministério do Turismo.


A entrada desses recursos reforça o papel estratégico do turismo na balança comercial brasileira.


Enquanto outros setores dependem fortemente da exportação de commodities, o turismo se destaca por gerar divisas de forma direta e descentralizada, transformando cada experiência vivida por estrangeiros em receita para hotéis, restaurantes, companhias aéreas, guias turísticos e pequenos empreendedores locais.


Esse volume de receitas geradas pelo turismo significa mais empregos e desenvolvimento para pequenos e médios empreendedores desse setor espalhados por todas as regiões do país.

Só em julho, os visitantes internacionais injetaram US$ 696 milhões na economia, crescimento de 13% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano, os sete primeiros meses de 2025 também registraram alta de 13% frente ao mesmo período de 2024.

A expectativa é de que o fluxo de estrangeiros continue em expansão nos próximos meses, com a chegada da alta temporada. Pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), a meta para 2025 é alcançar 6,9 milhões de visitantes internacionais, com geração estimada de US$ 7,3 bilhões em receitas.

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Vila Galé anuncia nove novas unidades

 

                           Vila Galé em Ouro Preto

O grupo Vila Galé Hotéis alcançou uma marca importante em sua trajetória. Em apenas um ano, avançou da 122ª para a 105ª posição no ranking anual da Revista Hotels, uma das publicações mais respeitadas do setor, que lista as maiores redes hoteleiras do mundo com base no número de quartos em operação. O resultado é referente a 2024, quando a rede contava com 9.947 quartos em 45 hotéis. A ascensão reforça a consolidação da rede portuguesa entre os principais players globais da hotelaria.

Em 2025, com 52 hotéis em operação em Portugal, Brasil, Espanha e Cuba, totalizando 11.764 quartos, a Vila Galé deverá integrar pela primeira vez o grupo das 100 maiores redes hoteleiras do mundo. O resultado reflete a visão estratégica da companhia, que aposta em um robusto plano de expansão.

Até o final de 2026, a rede prevê a abertura de nove novos empreendimentos, ampliando sua atuação em regiões estratégicas de Portugal e do Brasil. “Estamos investindo em projetos que fomentam o turismo, unindo história, cultura e sustentabilidade. O objetivo é oferecer sempre uma experiência diferenciada”, destaca Jorge Rebelo de Almeida, fundador e presidente do grupo. 

Em Portugal, serão inaugurados cinco hotéis: Vila Galé Miranda do Douro, Vila Galé Penacova, Vila Galé Paço Real de Caxias, Vila Galé Tejo (na Quinta da Cardiga) e o Palácio Almada Carvalhais, no Conde Barão, em Lisboa. No Brasil, a rede reforça a sua presença com quatro novos projetos: Vila Galé Collection São Luís, Vila Galé Collection Maranhão, Vila Galé Collection Coruripe Alagoas e o Vila Galé Nep Kids Coruripe Alagoas, dedicado exclusivamente ao público infantil.

Com esses novos empreendimentos, a Vila Galé chegará a 61 hotéis e 12.764 quartos, conquistando uma posição na lista dos 100 maiores grupos hoteleiros do mundo.

Da recuperação de prédios históricos a construção de imponentes resorts all inclusive, a Vila Galé prova que expansão e identidade podem caminhar juntas. 

quinta-feira, 28 de agosto de 2025

Uai Wine reúne vinhos mineiros


 

Uai Wine – Festival de Inverno dos Vinhos Mineiros, iniciativa gratuita que reúne capacitação técnica, feira de vinhos, gastronomia autoral, música e experiências culturais. A expectativa é atrair cerca de 20 mil pessoas em quatro dias, consolidando Belo Horizonte como referência no setor e reposicionando Minas no mapa do vinho brasileiro,  dias 30 e 31 de agosto, no Palácio da Liberdade .

O evento reforça a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento econômico, apresentando o Uai Wine como uma plataforma estratégica para impulsionar toda a cadeia produtiva da vitivinicultura no estado.

De acordo com subsecretária de Turismo de Minas Gerais, Patrícia Moreira, o Uai Wine representa um marco para o setor: “Um evento como esse é muito importante para a cultura de Minas Gerais. Além de reunir vinhos premiados do estado, o festival promove palestras e debates sobre o futuro do turismo enogastronômico. Hoje já temos experiências que aproximam o visitante das vinícolas, como hospedagens e vivências dentro das propriedades, o que fortalece esse segmento. Receber um festival desse porte significa divulgar e promover o turismo de Minas não só para o Brasil, mas também para o mundo”, destacou.

Entre os temas, destaque para a História dos Vinhos Mineiros, Enoturismo em Minas, Indicação de Procedência, Panorama da Produção de Uva e Vinho e a Experiência do Vinho em Portugal. À noite, os jardins do Palácio abrem-se ao público em geral, com feira de vinhos, gastronomia e shows.



O evento terá programação inteiramente aberta, com feira de produtores, apresentações musicais e o Espaço Cozinha Show, que trará chefs renomados criando receitas harmonizadas com rótulos mineiros. Restaurantes de Belo Horizonte também participarão com menus especiais, sob curadoria da Abrasel-MG, valorizando a diversidade gastronômica e sua integração ao vinho.


O evento reunirá vinícolas de diferentes regiões do estado, como Andradas, Serra da Mantiqueira, Barbacena, Diamantina, Fortaleza de Minas e Santana dos Montes, além de coletivos como a Assolive (olivicultores), a AmiQueijo (produtores de queijo artesanal) e o Empório dos Vales.

A realização no Palácio da Liberdade, edifício histórico e símbolo da capital mineira, une tradição e inovação. O espaço receberá tanto a feira e os shows em sua área externa quanto experiências sensoriais em ambientes internos, reforçando o caráter cultural da iniciativa.


A base científica do crescimento da vitivinicultura em Minas também será destacada. Pesquisas da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) impulsionaram a adoção da técnica da dupla poda, que revolucionou a produção no Sul de Minas e se espalhou para outras regiões, garantindo vinhos premiados internacionalmente e fortalecendo o enoturismo.


Com 436 hectares de vinhedos em produção, 124 produtores ativos e uma movimentação econômica anual de R$ 120 milhões, Minas Gerais desponta como protagonista no setor. O Uai Wine chega para celebrar essa conquista, ao mesmo tempo em que projeta o futuro da vitivinicultura mineira, integrando ciência, tradição e hospitalidade.

https://festivaluaiwine.com.br/

 

Te Encontro em BH

 

“Te Encontro em BH”   é a  nova marca turística de Belo Horizonte apresentada na pelo prefeito Álvaro Damião durante o 9º Salão Nacional do Turismo, em São Paulo. O posicionamento será utilizado para valorizar e fortalecer o turismo da cidade, além de orientar as estratégias de marketing e promoção de Belo Horizonte nacional e internacionalmente.  "BH é a cidade do sim. Sim, eu posso te encontrar. Sim, eu te encontro em BH. Te encontro no Mercado Central, te encontro na Pampulha, te encontro em Venda Nova, te encontro no Barreiro. O importante é que a gente se encontre em BH", disse Álvaro Damião.  

A criação da nova marca turística busca posicionar a capital de forma mais clara e contemporânea para turistas, investidores e moradores. Com o crescimento da visibilidade do Carnaval, do calendário de eventos e da gastronomia reconhecida internacionalmente, Belo Horizonte passa a contar com um importante ativo de place branding que reflete sua essência: acolhedora, criativa e vibrante.  

O desenvolvimento da marca envolveu grupos focais com moradores, turistas de lazer e negócios, belo-horizontinos que residem em outras cidades e representantes da indústria do turismo. O estudo revelou percepções, vínculos afetivos e expectativas em relação à cidade, apontando a necessidade de uma identidade que integrasse o nome institucional “Belo Horizonte” e o apelido íntimo e afetivo “BH”. 


O conceito do posicionamento traduz a cidade como espaço de encontros, relações e experiências. “BH” representa o sentimento; “Belo Horizonte”, o lugar. Ao unir os dois registros, a marca cria um convite universal, conectando moradores e visitantes por meio da hospitalidade e da diversidade da capital. A identidade reforça a imagem da capital como um destino contemporâneo, hospitaleiro e vibrante, pronta para receber visitantes de todos os lugares do mundo. 

“‘Te Encontro em BH’ traduz o espírito da nossa cidade. Dizemos que a capital mineira é um local de encontros porque aqui as conexões acontecem de verdade.

O turista vem para Belo Horizonte e sai apaixonado por BH. É nesse encontro entre gastronomia, tecnologia de gente, hospitalidade, afeto e cultura que a cidade conquista cada visitante”, afirma a presidente da Belotur, Bárbara Menucci.



A nova identidade visual será de domínio público e contará com um guia de aplicação acessível a hotéis, bares, restaurantes, mercados e iniciativas privadas. A proposta é que todo o trade turístico adote a marca na promoção de Belo Horizonte em diferentes pontos de contato e serviços. A identidade “Te Encontro em BH” será utilizada em campanhas promocionais, feiras internacionais, eventos estratégicos, como a Copa do Mundo Feminina em 2027, da qual a capital mineira será uma das sedes, e em materiais oficiais de divulgação turística.

BH Airport alerta sobre incêndios no entorno do terminal - Preserve o meio ambiente





 Um incêndio de grandes proporções registrado no último final de semana, em uma área de vegetação do Parque Estadual Serra Verde, na região de Venda Nova, assustou a população e levantou um sinal de alerta para os riscos de queimadas no vetor norte da capital mineira. Apesar da proximidade, o fogo não afetou as operações do BH Airport, mas o terminal reforça a importância da prevenção neste período seco.
Em 2024, o BH Airport registrou diversos focos de incêndio no sítio aeroportuário, todos controlados pela ação conjunta da Seção Contra Incêndio do terminal e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. Em 2025, até o momento, não houve ocorrências graves próximos ao terminal, mas a estiagem exige atenção redobrada e medidas de prevenção por parte de toda a comunidade.


O COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, lembra que a prevenção de incêndios é uma tarefa coletiva. Isso porque pequenos descuidos como o descarte inadequado de cigarro ou a queima de lixo podem se transformar em situações graves. Ele também lembra que, além dos impactos ambientais, a fumaça representa risco direto às operações aéreas, comprometendo a visibilidade de pousos e decolagens.
“O BH Airport realiza monitoramento constante por meio do nosso Centro de Operações e Emergência, que inclui câmeras no entorno do terminal e o uso de drones para ampliar a vigilância. Contamos também com uma Seção Contra Incêndio equipada e pronta para atuar sempre que necessário. Além disso, promovemos ações de conscientização junto à sociedade, porque entendemos que a prevenção é uma responsabilidade compartilhada. É fundamental que o trabalho de prevenção seja uma parceria entre o aeroporto e toda a comunidade do entorno”, reforça.
Como prevenir incêndios no entorno do aeroporto?
  •  Não jogue bitucas de cigarro em áreas com vegetação seca;
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  • Evite queimar lixo ou entulho, especialmente em terrenos baldios;
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  • Participe de ações comunitárias de limpeza e conscientização;

  •  Não solte balões: é crime e pode causar incêndios graves;
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  • Denuncie queimadas: 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).

Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

ABIH - MG contesta ao Projeto de Lei



O setor hoteleiro mineiro manifesta sua total e veemente discordância em relação ao Projeto de Lei 3788/2025, que está tramitando na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que propõe a obrigatoriedade da diária de 24 horas nos meios de hospedagem.

 A medida é impraticável e traria consequências devastadoras para todo o turismo em Minas Gerais. A rotina de check-in e check-out, adotada em todo o mundo, é condição essencial para que hotéis, pousadas e meios de hospedagem funcionem com segurança, qualidade e organização. Alterá-la por força de lei significaria inviabilizar o setor.

 Com a redução drástica da produtividade, a consequência direta seria o fechamento em cadeia de hotéis e pousadas, especialmente os pequenos e médios empreendimentos. Mas os impactos não se limitam à hotelaria: bares, restaurantes, transportes, agências de viagem, organizadores de eventos, fornecedores de alimentos e bebidas, lavanderias e todo o ecossistema do turismo seriam igualmente atingidos.

 Até mesmo as plataformas digitais de hospedagem, que não operam com diárias de 24 horas em nenhum lugar do mundo, seriam afetadas. O resultado seria a destruição de um setor que Minas Gerais construiu com anos de trabalho, investimento e esforço coletivo, conquistando espaço e competitividade no mercado nacional e internacional do turismo.

A aprovação dessa lei significaria um enorme retrocesso: empregos perdidos, negócios fechados e a perda da credibilidade que Minas alcançou a duras penas.

 Por tudo isso, a ABIH-MG reitera sua posição firme contra o Projeto de Lei 3788/2025 e faz um apelo à deputada autora: abra-se ao diálogo com o setor, para compreender de perto a realidade da hotelaria e do turismo mineiro, antes de impor uma medida que ameaça a sobrevivência de milhares de empreendimentos e trabalhadores em todo o estado.


Flávia Araújo Badaró

Presidente – ABIH MG

(Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Minas Gerais)

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

Lagoa da Pampulha poderá ter uso da água em prática náutica este ano

 


Um dos cartões turísticos da capital mineira poderá ter em breve a volta da prática de esportes náuticos. A Lagoa da Pampulha está cada vez mais próxima depois de décadas de poluição. Com investimentos de anos para a limpeza da lagoa, o espelho d’água apresenta pontos com índice de qualidade considerado de “bom” a “ótimo”, resultado de ações iniciadas em 2016. A mudança na qualidade da água já permite idealizar, para um futuro próximo, a prática de esportes náuticos, passeios de barco e a integração do espaço ao turismo.

Com a melhora progressiva da água, a Prefeitura de Belo Horizonte  estuda liberar atividades recreativas na Pampulha. Um grupo de trabalho multidisciplinar foi criado, sob coordenação da Fundação Municipal de Cultura , para elaborar um decreto que irá regulamentar possíveis atividades, como navegação e esportes aquáticos.

A ideia é que o decreto com as regras para uso da lagoa seja publicado ainda em 2025. No entanto, a liberação de atividades como passeios de barco dependerá das demandas que surgirem após a regulamentação.

A Lagoa da Pampulha teve a navegação proibida ainda na década de 1960, justamente devido à poluição. Desde então, apenas usos pontuais foram tentados, mas sem continuidade. A despoluição da lagoa não é apenas uma questão ambiental: representa também um potencial econômico e cultural para Belo Horizonte. 

De acordo com a diretora de Manutenção de Bacias da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smobi), Ana Paula Fernandes, a melhora gradual é resultado de medidas como a retirada diária de resíduos flutuantes (de 5 a 10 toneladas), biorremediação da água para controle da matéria orgânica e desassoreamento do fundo da lagoa.

“O resultado é fruto de um trabalho contínuo. É um processo lento e progressivo, mas os dados que a Prefeitura e a Copasa monitoram mostram compatibilidade nos resultados e indicam que estamos no caminho certo”, explica a diretora.

Um dos pontos críticos ainda é o lançamento de esgoto in natura na bacia hidrográfica da Pampulha. A Copasa, que firmou um plano de ação judicial homologado em 2023, assumiu a responsabilidade de universalizar o esgotamento sanitário na região em até cinco anos. Ou seja, a previsão é que 100% dos imóveis da bacia estejam conectados à rede até 2028.

“A expectativa é que, com o atendimento de 100% da coleta, a gente consiga padrões ótimos em toda a lagoa”, afirma Ana Paula Fernandes.

Próximo capítulo: turismo e lazer na Lagoa da Pampulha - O avanço na despoluição da lagoa fez com que o prefeito de BH, Álvaro Damião (União Brasil), anunciasse a intenção de liberar passeios de barco e esportes aquáticos na represa até o fim deste ano. No entanto, o grupo de trabalho formado pelas secretarias de Obras, Meio Ambiente, Esportes, Turismo e Segurança precisa definir regras. 

Segundo a gerente do Conjunto Moderno da Pampulha, Janaina França Costa, a ideia é integrar o lago ao patrimônio cultural da região. “É muito bonito ter essa oportunidade de ver os equipamentos do conjunto moderno a partir do lago. O espelho d’água é um elemento articulador, extremamente importante para a paisagem cultural reconhecida pela Unesco”, destacou.

A expectativa, de acordo com França, é que o retorno de embarcações represente uma transformação para o turismo da Capital. “O grupo está extremamente comprometido em fazer isso de forma responsável. Temos certeza de que será uma experiência maravilhosa para os cidadãos e visitantes”, ressalta.

Abertura do espelho d´agua para os esportes e turismo promete ampliar a atratividade do Conjunto Moderno da Pampulha, Patrimônio Mundial da Unesco, impulsionar a economia criativa da região e oferecer à população uma nova forma de se reconectar com um dos maiores símbolos da cidade.

Mais de 1,2 milhão de turistas visitaram a Pampulha em seis meses

A região da Pampulha recebeu mais de 1,2 milhão de visitantes entre fevereiro e julho de 2025, segundo dados da PBH. O número reforça o potencial da área não apenas como polo turístico e cultural, mas também como espaço com demanda crescente para atividades de lazer, esportes e convivência.

O dado foi captado pelo Sistema de Sensorização Turística, uma tecnologia instalada em pontos estratégicos da Pampulha como a Praça Dino Barbieri, o Museu Casa Kubitschek e o Parque Ecológico da Pampulha. Os sensores identificam sinais de dispositivos móveis, de forma anônima e agregada, para mapear o fluxo de pessoas e os horários de maior circulação.

O sistema, implementado pela Belotur em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Sebrae, faz parte do Programa Turismo Futuro Brasil, voltado à inovação no setor. Com picos de movimentação registrados em junho (238 mil visitantes) e julho (257 mil visitantes), os dados mostram que o possível uso da Lagoa da Pampulha em práticas esportivas e de navegação pode atrair ainda mais turistas em um futuro breve.

Além da melhoria na experiência turística, os dados também devem embasar futuras ações de infraestrutura, segurança e lazer na Pampulha. A próxima etapa do projeto prevê a implementação de estratégias de marketing digital de proximidade, com QR codes e interações em tempo real com os visitantes.

Investimento de milhões para a despoluição da lagoa - O processo de universalização do esgoto está em andamento. A Copasa estima que 99,2% da população da bacia já esteja conectada ao sistema e que a última fase, que envolve menos de 1% dos imóveis, seja concluída até 2028. Nos últimos 20 anos, a companhia investiu mais de R$ 760 milhões na região, incluindo a construção de redes, obras de modernização e monitoramento da qualidade da água. Em 2025, foram aplicados R$ 15 milhões.

“Mais de 10 mil pessoas ainda lançam esgoto de forma irregular, que chega à lagoa pelos córregos. Esse volume ultrapassa 2.500 toneladas de esgoto por dia. A Copasa já avançou em cerca de 50% das ligações previstas e agora entra em uma fase com obras mais estruturantes, como a expansão das redes”, detalha Ana Paula Fernandes.

Do lado da Prefeitura, os investimentos somam cerca de R$ 25 milhões por ano, destinados a serviços de manutenção do espelho d’água, como limpeza, tratamento e acompanhamento ambiental. “São ações permanentes, mas a tendência é que, conforme a bacia melhore, a intensidade dessas intervenções seja reduzida”, explica a diretora da Smobi.

 

terça-feira, 26 de agosto de 2025

Festuris Espaço Luxury



O Festuris, uma das maiores feiras de turismo da América Latina, vem se consolidando como palco privilegiado para tendências e inovações do setor. Entre os grandes atrativos está o Espaço Luxury, que reúne marcas, destinos e serviços voltados ao turismo de alto padrão, um segmento que cresce de forma acelerada em todo o mundo.

 De acordo com projeções da McKinsey, o mercado de viagens premium movimentou cerca de US$ 239 bilhões em 2023 e deve alcançar a expressiva marca de US$ 391 bilhões até 2028. Esse crescimento é impulsionado por diversos fatores, como o aumento da renda disponível em várias regiões, a busca por experiências personalizadas e a valorização do tempo livre como um bem precioso.

No Espaço Luxury do Festuris, o público encontra destinos exclusivos, hotéis e resorts de luxo, companhias aéreas e operadores especializados em oferecer serviços diferenciados. O ambiente é cuidadosamente projetado para proporcionar encontros estratégicos entre expositores e compradores, promovendo negócios que refletem as novas demandas do turismo mundial.


Assim, o Festuris reafirma sua posição como vitrine internacional e referência em turismo de alto padrão. O Espaço Luxury, em especial, traduz a essência do evento: conectar marcas, destinos e profissionais em torno de um mercado que não para de crescer e que projeta um futuro cada vez mais promissor para o turismo premium.

Festuris - Feira: Serra Park / Gramado

De 06 a 09 de novembro

Projeto turístico do Café e das Águas de Furnas

 

A região sul mineira congrega 165 municípios, com cerca de 3 milhões de habitantes, com uma economia forte na indústria , agropecuária e com o desenvolvimento do turismo, importantes setores para a geração de emprego e renda.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo , Leônidas Oliveira, este nos dias 21 e 22 de agosto, nos municípios de Varginha e Três Pontas, onde reuniu com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empresários da região para a realização de projetos de turismo e cultura.

No dia 21, Leônidas Oliveira esteve em Varginha, reunindo com vereadores  na Câmara Municipal e na Secretaria Municipal de Turismo sobre os projetos para o município que é conhecida como a cidade  do ET. à noite ele recebeu no histórico Theatro Capitólio , a Comenda do Mérito Cultural, concedida pela Câmara Municipal de Varginha

Prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, Leônidas Oliveira, vereadores Marquinho da cooperativa e pastor Faustinho, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara de Varginha

                                 

Apresentação da Orquestra de Varginha

No dia 22,  o secretário Leônidas Oliveira esteve em Três Pontas  , onde participou do encontro voltado ao fortalecimento do turismo no Sul de Minas. O evento foi realizado na secular  Fazenda Pedra Negra, construída em 1890, um marco histórico da região.

Representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Três Pontas

Estiveram presentes representantes do Poder Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e empresários da cidade.



Leônidas com d. Izaura, proprietária da fazenda Pedra Negra

Durante a reunião, foi apresentada a Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, iniciativa que busca integrar e valorizar as riquezas naturais, culturais e tradicionais da região. Diferente de um roteiro fixo, a proposta consiste em um conjunto de experiências que podem ser combinadas conforme o interesse dos visitantes.

Na Região Turística Encantos de Minas, por exemplo, a Rota destaca atrativos ligados ao café e às águas termais, como as de Caxambu. Já no entorno do Lago de Furnas, o foco está nas belezas naturais, nas cachoeiras e nas opções de lazer, como passeios de barco e contato direto com a natureza.

A Rota Café e das Águas de Furnas está sendo idealizado pela EDERSUL- Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas , presidida por Braz Pagani, que vem mantendo contatos com prefeituras e empresários de Varginha, Nepomuceno e Três Pontas para a criação da rota que será fator pujante para a região no turismo.

Presidente da Edersul, Braz Pagani


Segundo os organizadores, a iniciativa representa mais do que um convite ao turismo: é uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico, ampliar a geração de renda e fortalecer a identidade cultural e histórica não apenas de Três Pontas, mas de todo o Sul de Minas.

Durante o evento o secretário Leônidas Oliveira anunciou que será oficializado pelo governo estadual, as paisagens cafeeiras como Patrimônio Histórico do Estado.


Savassi reinada pelos pastéis

 


Por Leonardo Perez


O tradicional bairro da Savassi, ponto de muitos comércios, vem se destacando com várias pastelarias, entre elas , o Rei do Pastel é o estabelecimento que possui maior número de lojas na Savassi, na capital mineira.


Fundado em 1996, o Rei domina, com sete lojas, a movimentada e nobre região.


A pastelaria conquistou os mineiros com um pastel de qualidade, ambiente simples e acolhedor, que agrada a alma boêmia da centenária capital.

A produção é artesanal com pastéis de carne, queijo, frango, napolitano e bacalhau. Existe também a opção da porção de mini pastéis.

Uma infinidade de salgados (kibe, coxinha, salsichão, etc) completam o variado cardápio de lanches rápidos.


O movimento é impressionante e constante: desde a madrugada até durante todo o dia.

O caldo de cana, feito na hora, também é um diferencial para os frequentadores.


A cerveja gelada é servida no conhecido mineiramente copo lagoinha ou americano para a turma de outras localidades.

Um grupo de três estudantes mudou a rotina do estabelecimento cumprindo o inusitado desafio de ficar quarenta e oito horas no bar. O primeiro desafio foi em 2023 e pela excelente repercussão vem sendo repetido anualmente.

Parte da clientela, que geralmente está no horário de trabalho ou retornando para casa, prefere fazer o lanche em pé no balcão. A turma que tem mais tempo se acomoda nas diversas mesas e cadeiras disponíveis. Os mais atrevidos pedem até para colocar o engradado de cerveja vazio, ao lado da mesa, para a mesa ficar livre e irem contando quantas garrafas já foram consumidas.


O belo-horizontino adotou e aprovou o CNPJ Rei do Pastel já que o movimento é constante em todas as unidades.

No último sábado, desse agosto de 2025, ocorreu o evento “De Rei em Rei”. Um grupo de frequentadores das lojas adquiriram camisas personalizadas e saíram da loja 1, na Avenida de Contorno, passando por todas as sete lojas acompanhado por uma charanga.


A animação tomou conta da Savassi regada a cerveja gelada latão, música e muito pastel.


E você já conheceu o Rei do Pastel? Prefere saborear o pastel em pé ou assentado? Que tal levar uns amigos e realizar um desafio de 48 horas lá?


Já que Minas não tem mar, bora inventar ou até “invernar” no bar com muito pastel.

A centenária Estação Ferroviária de Moeda, está passando por restauração e revitalização.

  Construída em 1919, a edificação guarda em suas paredes fragmentos de mais de um século de história e parte desse passado está sendo revel...