terça-feira, 19 de agosto de 2025

Lançadas a Rota Caminho da Agonia e a Rota dos Caminhos Franciscanos

 


Minas Gerais chega à Travel Next 2025, maior evento B2B de turismo do estado e um dos mais relevantes do Brasil, com uma participação estratégica, marcada pelo lançamento de duas novas rotas turísticas que prometem transformar a experiência dos visitantes: a Rota Caminho da Agonia, que percorre municípios da Mantiqueira, e a Rota dos Caminhos Franciscanos, no Vale do Mucuri. A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e do Sebrae Minas.

 


O Caminhão da Agonia é um trajeto de pouco mais de 60 quilômetros, na Serra da Mantiqueira, que oferece aos peregrinos, desde o início, um momento de fé, reflexão e contato direto com a natureza. A rota integra quatro cidades da região: Cristina, Maria da Fé, Pedralva e Itajubá, propícias  para caminhadas, cicloturismo e contemplação das paisagens.

 


Já os Caminhos Franciscanos, localizados no Vale do Mucuri, foi criado em 2019. O projeto se consolidou após o mapeamento técnico que valoriza o potencial religioso, os atrativos naturais, culturais e gastronômicos da região, além da produção artesanal e do turismo de base comunitária. A rota passa pelas cidades de Teófilo Otoni, Itambacuri, Lajinha e Frei Gaspar, em um percurso de 42 quilômetros.

                        fotos Leo Bicalho


“O lançamento dessas duas rotas é um marco na consolidação de Minas como destino plural e competitivo. Elas traduzem a essência da nossa mineiridade, ao mesmo tempo em que oferecem experiências únicas que conectam espiritualidade, natureza, cultura e história. A Travel Next é a vitrine onde Minas se apresenta para o Brasil e o mundo, mostrando que o turismo é uma das grandes forças de desenvolvimento econômico e social do estado”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.

 

As duas rotas religiosas foram estruturadas por meio do programa Check-In Turismo, do Sebrae Minas, lançado em 2021. A iniciativa tem foco na melhoria da competitividade dos pequenos negócios locais, na estruturação produtos e destinos turísticos, qualificação dos empreendedores e fortalecimento das cadeias relacionadas ao turismo.

 

Durante a Travel Next Minas, empreendimentos que integram as rotas religiosas terão oportunidades de se conectar às agências de viagens, operadoras com chances de apresentar as experiências e fomentar negócios para impulsionar o turismo. “O Sebrae Minas tem papel estratégico na estruturação dos destinos turísticos religiosos em todo o estado. Em parceria com o Governo do Estado, atuamos desde o planejamento e qualificação dos empreendimentos locais até a promoção e comercialização dos destinos, garantindo experiências autênticas e bem estruturadas para os visitantes. Essa iniciativa contribui para valorizar tradições, ampliar o fluxo de turistas e impulsionar o desenvolvimento sustentável das comunidades envolvidas”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.

A Travel Next Minas  segue com programação até dia 20 de agosto, no Expominas, em Belo Horizonte, reunindo mais de 6 mil profissionais do setor e 800 marcas expositoras.

Inaugurada sede da Delegacia de Proteção ao Turista






A nova sede da Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista (Deptur) foi inaugurada dia 19 de agosto. O órgão agora integra o Circuito Liberdade e está instalado na Casa Amarela, localizada na Praça da Liberdade (Rua Santa Rita Durão, 1.275). O espaço foi revitalizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30, além de escala especial nos dias de jogos e eventos.

De acordo com o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, a inauguração da Deptur demonstra que investir em segurança pública é uma das prioridades do governo de Minas. “Com a instalação da sede em um dos principais pontos turísticos da capital mineira, a tendência é que o atendimento ao fluxo de turistas que visita a capital e o estado se intensifique e seja aprimorado”, disse.


Segundo o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a nova sede da delegacia, além de proporcionar maior sensação de segurança aos turistas, também irá beneficiar, especialmente, o comércio da região. “Como a nova unidade é bem próxima à Savassi, um importante centro comercial e de bares da cidade, e que atrai muitos turistas, a expectativa é que a região se torne ainda mais segura para os consumidores”, avalia o dirigente.


 
A CDL/BH custeou a reforma da Casa Amarela para a instalação da nova sede da Deptur. “O setor de comércio e serviços é um dos principais beneficiados com a visita de turistas, por isso, é fundamental que apoiemos as ações e estruturas de recepção e acolhimento a esse público”, pontua Souza e Silva. 


A atuação da DEPTUR está voltada para funções de polícia judiciária, investigação criminal dos delitos de sua atribuição, orientação e acolhimento ao turista. O órgão também atua em jogos onde há a instalação do juizado do torcedor, eventos de grande porte e está presente no terminal rodoviário de Belo Horizonte e nos aeroportos de Confins e Pampulha. Há também a Delegacia Móvel, que presta apoio às demais cidades do estado. 

Fortalecimento do turismo  -A nova sede da DEPTUR, bem como sua integração ao Circuito Liberdade, é um dos esforços de sociedade civil organizada e poder público para fortalecimento do mercado de turismo no estado e, sobretudo, na capital mineira. Segundo o Observatório do Turismo, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, somente em maio deste ano, mais de 562.44 mil pessoas passaram pelo terminal rodoviário da capital mineira, sendo 282.426 embarques e 280.018 desembarques.  Já no Aeroporto Internacional de Confins, o mês de maio registrou um fluxo de 1.083.684 passageiros, entre chegadas e partidas. Um crescimento de 13,5% em comparação ao mesmo período de 2024. Ainda segundo o levantamento, o Circuito Liberdade recebeu 360 mil em maio, um crescimento de 2,9% na comparação anual.  


Delegacia de Eventos e Proteção ao Turista

Local: Praça da Liberdade (Rua Santa Rita Durão, 1.275, antiga Casa Amarela)

Funcionamento: segunda a sexta-feira, 8h30 às 18h30

Contato: (31) 3479-5375 

segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Vesperata em Diamantina

 



Diamantina está localizada a 295 Km da capital mineira, cidade de muitas histórias , terra do presidente Juscelino Kubitschek e Chica da Silva realiza um dos eventos mais tradicionais e autênticos de Minas Gerais, a Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX.

Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

A Vesperata é Patrimônio Cultural de Minas Gerais, reconhecida como importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.




A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário, considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes., cada apresentação reúne mais de mil pessoas.


A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas. Realizada na encantadora Rua da Quitanda, no centro histórico da cidade, este evento une tradição, música, gastronomia e arquitetura em uma sinfonia única no mundo.

Desde os séculos passados, quando as bandas embalavam nos finais das tardes diamantinenses, a Vesperata transformou-se em um espetáculo singular: músicos em varandas coloniais regem um público extasiado, numa harmonia de sopros sob a luz do luar.

A Vesperata não é apenas uma celebração, mas um verdadeiro símbolo cultural de Minas Gerais. Sua importância ultrapassa fronteiras, atraindo visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Este espetáculo, que reflete o rico acervo artístico e histórico de Diamantina, é uma experiência inesquecível que conecta o passado e o presente de maneira vibrante e emocionante.

A Vesperata começou em abril, veja as próximas datas das Vesperatas de 2025, Dias 02, 16 e 30;setembro: Dias 13, 20 e 27;outubro: Dias 04 e 11. É um espetáculo maravilhoso !

Consulte as agências de viagens para os pacotes de hospedagem, visitas a cidade e reserva na vesperata.

Passadiço, atração em Diamantina


Casa JK, Museu do ex-presidente Juscelino kubitschek

Turismo brasileiro movimenta R$ 90, 4 bilhões

 



O turismo nacional segue em franca expansão, e os números confirmam essa tendência. Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, no acumulado de 2025, o setor registra um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o resultado foi impulsionado, sobretudo, por aumentos de receita de empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros; serviços de reservas relacionados a hospedagens; restaurantes e hotéis.



Na comparação entre junho de 2025 e igual mês do ano passado, o volume de atividades turísticas no Brasil cresceu 4,1%, o 13º resultado positivo seguido. O índice foi impulsionado principalmente pela elevação da receita de empresas dos ramos de transporte aéreo de passageiros, serviços de bufê e hotéis. O segmento turístico se encontra 11,6% acima do patamar de fevereiro de 2020, período que marcou o início da pandemia de Covid-19.



A Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE oferece um panorama detalhado da atividade turística no Brasil e do setor de serviços como um todo. As informações levantadas são fundamentais para a formulação de políticas públicas que contribuam para o impulsionamento do turismo no país.


Os números divulgados dia 15 de agosto corroboram outros bons indicadores do turismo nacional. De janeiro a maio de 2025, por exemplo, o setor acumula um faturamento de R$ 90,4 bilhões, valor mais alto da série histórica iniciada em 2012 pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em dados do IBGE. O resultado também representa um aumento de 7% na comparação anual.



Já no turismo internacional, o Brasil recebeu, entre janeiro e julho de 2025, o recorde de 5.952.254 turistas estrangeiros, que representa um crescimento de 47,5% ante o mesmo período de 2024. A quantidade impressiona: equivale a duas vezes a população inteira do Distrito Federal, atualmente estimada em 2.982.818 habitantes.

Somente no mês de julho, o Brasil contabilizou 620.143 chegadas de visitantes internacionais, um avanço de 41,9%, ou seja, 183 mil turistas a mais, quando comparado a julho do ano passado. A alta reflete o fortalecimento da imagem do país como destino turístico e os esforços conjuntos do governo federal para a promoção de atrativos nacionais no exterior.



domingo, 17 de agosto de 2025

A Sampa que nos encanta, por Leonardo Perez

 


 Qualquer época é ideal para viajar para São Paulo, a maior capital do Brasil. O melhor é que fica "logo ali" já que o voo direto, do aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins , para São Paulo, dura apenas uma hora, com opções nas principais companhias aéreas.


Local escolhido como sede da maioria das empresas nacionais e internacionais . A rede hoteleira é enorme e eficiente. Lá acontecem os principais eventos e congressos nacionais. No turismo histórico e cultural são atrações do tamanho da cidade.



Leonardo Perez e Lu Bueno pelas ruas do bairro da Liberdade

O Bairro da Liberdade é super movimentado e agradável . Produtos alimentícios orientais, decorações japonesas, bonecos, roupas, camisas, banzai e tudo mais que procurar encontramos nas lojas ou bancas nas ruas.



                                                     

Na culinária tem locais para cafés, lanches e refeições .

Nos finais de semana funciona uma feirinha, na Rua Galvão Bueno, com barracas
  que oferecem desde pastéis, o milenar doce imagawayaki até camarões GG.

As ruas são decoradas com postes de iluminação estilo japonês e até a agência do Banco Bradesco aderiu ao cenário digno de série da Netflix.

Existe um jardim japonês, próximo a ponte, que tem entrada gratuita, com muita vegetação e peixes japoneses laranjas enormes que fazem a alegria da criançada .


A cafeteria 98 está super procurada e tem muitas guloseimas como a torta de pistache que deixam o lugar com longas filas. No bairro da Liberdade tem várias galerias e no final delas geralmente tem espaço para massagens . Vale a pena demais utilizar os serviços das sorridentes e mãos ágeis orientais para relaxar do stress do nosso dia a dia.
       A culinária paulistana é mundial e atende 
a todos os paladares, gostos e bolsos.

Uma das opções para comer uma carne saborosa e super bem preparada é o Steak Beif do conhecido Master Chef Erik Jackin.
A dica é ir no horário do almoço, nos dias de semana, onde tem um menu com entrada, corte do dia e rodízio de guarnições muito saboroso e valores justos . As sobremesas são também deliciosas. 
Para a turma da culinária italiana recomendo o Camelo que possui seis endereços em SP. O cardápio é diversificado mas a pizza, feita no forno a lenha, é muito gostosa. Os sabores são diversos mas não deixe de provar a pizza de buratta. Existem muitas casas árabes também espalhadas pela cidade que também são uma ótima opção para lanches mais reforçados como o Rosima na Pamplona .
Loja Chocolate Dengo


Um programa delicioso para todas as idades é conhecer, através de uma visita guiada gratuita, a fábrica de chocolates da Dengo. Lugar super agradável e muito bem montado.
Fomos conhecer em um dia frio e confesso que tomei e deliciei o melhor chocolate quente do planeta. 


No final do passeio você pode montar o chocolate com os seus ingredientes preferidos e o mais original e legal é poder montar a embalagem com a sua foto preferida .  

 
O Café Nina, localizado na Rua Lorena, no Jardim Paulista, parece um jardim de inverno. Muita vegetação no térreo e guloseimas no térreo .


O capuccino com croissant e geleia da casa servem como pedido inicial para apreciar o lugar .

No rooftop tem a opção de brunch, com comida e bebidas incluídas, e uma vista das árvores da Rua mesclada com a selva de concreto e edifícios da região.
 


O centenário Almanara possui uma das comidas árabes mais gostosas da capital paulistana . São dezesseis lojas espalhadas pela cidade para não termos desculpa de que não achou o endereço . Kibe cru, kibe frito, esfirras, abertas ou fechadas, kaftas e doces agradam o paladar. Ambiente agradável , principalmente no Shopping JK, e atendimento perfeito.   


   
No turismo religioso e cultural vale a pena conhecer o maior convento do Brasil e assistir uma missa ou benção no São Bento .


A igreja é linda e cheia de detalhes. Anexo tem o colégio, faculdade e uma padaria .

A maioria dos religiosos sai da igreja com uma sacola personalizada e um pão abençoado . Os monges são muito acessíveis e simpáticos . A extrovertida
  ganhou de lembrança medalhinha de São Bento de um dos monges .  
A imponente Avenida Paulista é o centro cultural de Sampa .

Eu e minha esposa, Lu Bueno, adoramos ir para lá, geralmente depois do almoço, sem rumo e compromisso . Nesta caminhada encontramos músicos , artistas, imitadores , artesãos , brechós, barracas de feiras, milho, bebidas , comidas, mágicos, dançarinos, e sempre uma passeata com muitos participantes .



Muitas lojas, shoppings, bancos e todo tipo de comércio que fazem desta vida o maior centro econômico da América Latina .


 Voltando de Uber, do hotel para o aeroporto, deparei com uma placa de anúncio inusitada: "conserto de pneus blindados"  que me fez refletir. Tive um final de semana sensacional em Sampa que nos encanta, porém, estou feliz de voltar para a capital do mais Belo Horizonte que felizmente ainda não precisamos de blindar os veículos e pneus.

Lançadas a Rota Caminho da Agonia e a Rota dos Caminhos Franciscanos

  Minas Gerais chega à Travel Next 2025, maior evento B2B de turismo do estado e um dos mais relevantes do Brasil, com uma participação estr...