terça-feira, 12 de novembro de 2024

Parceria Fecomércio MG e Casa do Turismo de BH – Convention & Visitors Bureau




A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem da Fecomércio MG (Cetur)
 formalizam a parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau. A Associação, que agora integra as duas entidades, desempenha um papel importante no desenvolvimento do turismo em nossa cidade. 

Com o ato de associação, a Fecomércio MG passa a ser uma parceira da instituição sem fins lucrativos que retoma as atividades com uma nova diretoria eleita. A Casa do Turismo funcionará no prédio da Fecomércio MG na capital. O objetivo da parceria é fortalecer o trabalho conjunto com a instituição de turismo que fará a captação de eventos diversos atuando para a promoção de Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2023, o Convention & Visitors Bureau foi recriado na capital como Casa do Turismo de Belo Horizonte incorporando a antiga marca ao nome, agora como associação. Durante mais de 25 anos ininterruptos, o Convention Bureau & Visitors atuou como fundação que reunia empresários do setor de turismo e equipamentos para fazer a captação de eventos. Para a Fecomércio MG, a parceria é promissora.


"Como representante do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, a Fecomércio MG considera que é de vital interesse que a capital do nosso estado explore seu potencial turístico com a devida expertise.



Nossa localização estratégica no Sudeste e o melhor custo-benefício em relação aos serviços, em comparação com São Paulo e Rio, faz de Belo Horizonte um destino para o turismo de eventos muito competitivo”, avalia o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.

O executivo da Casa do Turismo, Leonardo Nunes, especialista em turismo e gestão pública detalha: “a associação e parceria da Fecomércio-MG com a Casa do Turismo acontece em um momento importante de resgate da credibilidade e do reposicionamento da entidade junto ao mercado, com o objetivo claro de arregimentar as parcerias necessárias para ampliar a atração de eventos e incremento das receitas pelo consumo de serviços e movimentação do comércio.”

 Segundo dados da Casa do Turismo, Belo Horizonte é o segundo hub de malha doméstica no país, e terceiro em destinos totais, com 71 destinos operados pela Azul, atrás somente de São Paulo. A cidade conta com ampla estrutura hoteleira: 133 hotéis e mais de 14 mil leitos/quartos sendo a oferta qualificada e o tarifário competitivo.


 Fecomércio MG  - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Cordilheira do Espinhaço impulsiona turismo no Norte de Minas


Com 1,5 bilhão de anos, o Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Mas o entendimento de que a cadeia de montanhas forma uma paisagem natural e cultural integrada é recente. Foi somente em maio de 2021 que cinco municípios do Norte de Minas (Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina), com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) Lago de Irapé e Sertão Gerais, se uniram para criar o Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.


O programa foi criado para melhorar a infraestrutura e a qualificação turística das cidades cortadas pela cordilheira, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco.

Nascido com o apoio do Governo de Minas, por meio da SECULT MG e do IEF, além do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o projeto lançado em março de 2023 é, hoje, uma das iniciativas mais grandiosas do turismo nacional.
                            fotos: Gleisy Faria
Ao longo 1,2 mil quilômetros, 172 municípios mineiros, 21 IGRs e mais de cem unidades de conservação nacionais e estaduais são beneficiadas pelas ações de estruturação, capacitação e promoção, que já mostram resultados concretos.

Quem atesta é o secretário de Turismo de Grão Mogol, Ítalo Oliveira Mendes, que viu a participação econômica do turismo no PIB da cidade quase dobrar.

“A participação econômica foi de 3% para 5%. Os hotéis têm tido 100% de taxa de ocupação, principalmente nos finais de semana de visitação à experiência de enoturismo. O emprego formal no setor cresceu 50%, de janeiro de 2021 até 31/12/2023”, conta Ítalo.

 Cenário natural e cultural rico e diverso


Funcionando como um divisor natural entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o Espinhaço detém 15% da biodiversidade brasileira. Cerca de 23% das espécies da fauna e flora são endêmicas, ou seja, só existem na região.

Um exemplo é Botumirim, habitat natural da rolinha-do-planalto, considerada uma das dez aves mais raras do mundo, razão pela qual a cidade se tornou um dos principais lugares de observação de aves do planeta.

Mas a riqueza também se estende pela paisagem cultural, conforme sublinha o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“A América do Sul possui duas cordilheiras: a dos Andes e a do Espinhaço. Ela tem um poder muito grande na formação cultural e, claro, na natureza do nosso estado, devido ao reviramento de terra que originou, por exemplo, o ouro, as pedras preciosas e o minério. A Cordilheira do Espinhaço também possui elementos arqueológicos e uma ancestralidade pré-colombiana imensa”, explica.

É nesse cenário que estão o artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha e o Sistema Agrícola Tradicional de Apanhadoras e Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, por exemplo, ambos registrados como patrimônio imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

“Essa cordilheira agora se mostra como um novo destino turístico, com picos muito altos, cachoeiras, patrimônio histórico rico e, claro, com turismo verde”, complementa Leônidas.

Capacitação em alta

O aumento do fluxo de turistas tem aumentado o interesse da população por capacitação na área. É o que afirma a gestora da IGR Lago de Irapé e presidente da Associação da Cordilheira do Espinhaço, Poliana das Dores Soares Caldeira.

“A partir do momento que a comunidade viu que o turismo está sendo desenvolvido, as pessoas estão se interessando pelos cursos”, relata a gestora da IGR, formada por 18 municípios, dos quais 15 estão no território do Espinhaço. 

Para impulsionar essa qualificação, a Secult-MG, em parceria com a Sedese, promove formações como “Qualidade no atendimento ao cliente”, “Boas práticas para serviços de alimentação” e “Aperfeiçoamento em serviços de cozinha”, entre outras.

Para 2025, estão previstos cursos nas cidades de Salinas, Diamantina, Turmalina, Paracatu, Itambacuri, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

BH Airport inaugura voo Belo Horizonte a Divinópolis

 capital mineira está ainda mais conectada ao interior do estado com a nova rota inaugurada no BH Airport no dia 11 de novembro. A partir de agora, os passageiros poderão viajar de Belo Horizonte a Divinópolis com dois voos diários operados pela Azul Linhas Aéreas, em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes. O voo inaugural contou com cerimônia de corte de fita e brindes para os primeiros passageiros.

COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca a importância do novo destino. “Divinópolis tem uma localização estratégica, por conta da ligação com várias partes do estado e outras regiões do Brasil, além de ser um polo econômico importante para o estado. Com essa nova rota, ampliamos ainda mais as possibilidades de conexão para os mineiros, que podem acessar rapidamente outros estados e países a partir do BH Airport”, afirma.

A nova rota chega para completar a oferta de destinos em Minas Gerais, alcançando 14 ao todo. “Minas Gerais é, hoje, o estado com mais conexões aéreas no país.

O fortalecimento dessas rotas locais reforça nosso compromisso em valorizar nosso estado e contribuir para o seu desenvolvimento”, afirma.
Além de Divinópolis, os destinos atendidos em Minas Gerais são: Araxá; Belo Horizonte; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

sábado, 9 de novembro de 2024

Minas destaca a cultura, gastronomia e turismo na Festuris

O mercado brasileiro e internacional ficou ligados , a 36ª do Festuris – Feira Internacional de Turismo, que foi realizada de 7 a 9 de novembro, em Gramado, no Rio Grande do Sul.

     CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello e Marta Rossi

Mais de 15 mil pessoas do trade turístico brasileiro e de vários países compareceram ao evento, considerado um dos mais importantes do turismo da América Latina, com mais de 400 estandes dos mais variados setores da aviação, hotelaria, agências e operadoras de viagens, atrações de estados e municípios, além de empresas de produtos voltadas para o mercado turístico, que vem sendo uma mola importante na geração de emprego no Brasil e exterior.


No estande de Minas Gerais, a assessora de comunicação da Secult MG, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a presidente da Fecitur , Tereza Lemos e a gestora do Circuito das Grutas, Mariela França

A Movimentando em negócios cerca de R$ 350 a 400 milhões entre  as empresas de todos os estados e 53 destinos internacionais.

                          fotos: Leo Bicalho


O estande de Minas Gerais foi um dos mais visitados por empresas do turismo para realizar negócios com operadoras, circuitos turísticos e passeios pelos municípios mineiros.

 

Além de desfrutar das belezas das Minas e bela Gerais, a gastronomia mineira exalou pelos salões do Festuris.

Dentro das diversas realizações no estande de Minas, a promoção do Queijo Minas Artesanal  foi uma das ações realizadas pelo Governo de Minas.


Foi lançado em parceria com o Sebrae,  as rotas do Queijo da Canastra e do Serro, que visam potencializar e fomentar o turismo de experiência associado à produção e a valorização do produto. 

A iniciativa integra a campanha pela candidatura dos Modos de Fazer O Queijo Minas Artesanal a Patrimônio da Humanidade pela Unesco, que será avaliada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental da Unesco, prevista para o início de dezembro, em Assunção, no Paraguai. 

Além de colocar em evidência os lugares de fabricação do queijo, as rotas vão ressaltar os  atrativos naturais e culturais, ampliando as possibilidades de experiência para o visitante, além de estimular o fortalecimento da atividade turística nessas regiões queijeiras. 

Segundo o secretário de Estado de Cultura e Turismo de MG, Leônidas Oliveira, as rotas são planejadas para o turista ter o suporte de conhecer as riquezas culturais, naturais, histórias e o sabor da gastrônoma mineira. As rotas dos queijos é um projeto que vem alinhavado com o que acontecerá no final deste ano , com o reconhecimento dos do Queijo Minas Artesanal como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Leônidas destaca que, a criação das rotas do queijo mostra também a cidade, os produtores, a experiência, a natureza, o ecoturismo, porque essa é uma ação extremamente sustentável e está também no âmbito do turismo verde.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, também destaca que as rotas representam uma conquista para o turismo de Minas Gerais. “Com o apoio do Governo do Estado, esses novos destinos não apenas contribuirão para atrair investimentos, mas também valorizarão a identidade de origem das regiões, estimulando a geração de emprego e renda”. 


A Rota do Queijo Canastra vai unir a tradição dos queijos, do café e das paisagens naturais que compõem a Serra da Canastra, abrangendo cachoeiras, grutas, trilhas e rica biodiversidade. Um dos destaques é o Parque Nacional da Serra da Canastra, onde nasce o Rio São Francisco, e local favorável para práticas de ecoturismo e esportes de aventura. 

Contemplará especialmente os municípios onde o queijo é produzido: São Roque de Minas, Medeiros, Tapiraí, Bambuí, Piumhi, Vargem Bonita e Delfinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Anualmente, mais de 6 mil toneladas são feitas por cerca 800 produtores.

Com dois séculos de tradição, o Queijo Canastra teve seu registro de Indicação de Procedência concedido em 2012 pela Associação dos Produtores do Queijo Canastra. Feito a partir de leite cru, o queijo maduro entre 21 e 40 dias, podendo ser encontrado em texturas semiduras ou mais macias. Seu sabor é levemente ácido e picante, agradando a uma ampla variedade de paladares.

A região da Canastra também obteve a Indicação Geográfica do café no ano passado, na modalidade Denominação de Origem. A região é responsável por uma produção de 750 mil sacas de 60 quilos por ano. A atividade ocupa uma área de 33 mil hectares plantados.

O modo de fazer o queijo artesanal do Serro foi o primeiro bem cultural a ser reconhecido como patrimônio imaterial no Brasil, em 2002, pelo IEPHA. Seis anos depois, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) também o reconheceu como patrimônio cultural do Brasil. 

A região produtora do queijo do Serro abrange os municípios de Alvorada de Minas, Coluna, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho, Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Serro. No total, reúne cerca de 800 pequenos produtores e agricultores familiares que mantêm viva uma tradição de mais de 300 anos. 

A expectativa de todos os mineiros é a UNESCO declarar Patrimônio Cultural da Humanidade, o Queijo Minas Artesanal.

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Empresa Mineira completa 15 Anos vendendo Queijo pela Internet

Nascia um pequeno negócio em novembro de 2009 – quando o acesso à internet ainda era discado, isso mesmo: dial up – e a internet a rádio estava começando a chegar nas montanhas altas e frias da pequena Alagoa, no Sul de Minas Gerais.


Foi para ajudar a escoar a produção de um pequeno produtor de queijos chamado Sô Batistinha que Osvaldo Filho fundou a Queijo D’Alagoa-MG com o apoio do SEBRAE.

Pioneirismo Premiado: Pioneira na venda de queijo pela internet no Brasil, a empresa mineira pautou o negócio em valorizar o produtor rural; agregar valor ao produto; movimentar a economia local; fomentar o turismo e preservar a cultura, história e tradição. E hoje é um case de sucesso da Locaweb e Tray Commerce.

Com mais de 50 Prêmios, nacionais e internacionais, a Queijo D’Alagoa-MG completa 15 anos neste mês de Novembro, que foi transformado em Mês do Queijo para celebrar o aniversário com condições especiais em todo o site*.

A parede da loja física em Alagoa está ficando pequena para comportar a quantidade de quadros com os certificados dos prêmios. Uma segunda unidade foi inaugurada ano passado em Passa Quatro-MG, às margens da Rodovia MG-158.


Vaga Aberta para Degustador de Queijo: Imagine receber em casa um kit com 4 cunhas de queijos do Clube do Queijo D’Alagoa-MG, em diferentes estágios de maturação, para degustar com a família.

Através do instagram da @queijodalagoamg será realizado um sorteio para escolher uma pessoa que será Degustador(a) de Queijo, independente da idade, cidade ou país. Para participar só é necessário que o internauta siga a empresa no instagram, que já está com quase 100K, e marque os amigos nos comentários do post oficial da vaga.

Queijos pro Futuro: Osvaldo acabou de se formar como Queijista, na Escola Brasileira de Queijistas, e acalenta o sonho de futuramente construir uma nova loja de queijos com cave de maturação subterrânea, uma queijaria-escola e um mini museu nas margens da Rodovia LMG-881, que liga Alagoa x Itamonte.

Atualmente a empresa é responsável por escoar a produção de 07 famílias de pequenos produtores de queijo e pretende ampliar o número de parceiros conforme a demanda dos clientes for crescendo.

“A vida é igual queijo. Quanto mais maturada: melhor!” comemora Osvaldo Filho. “Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui, olhar pra trás e ver tudo que construímos junto com os produtores, a equipe de colaboradores e nossos parceiros e clientes” finaliza.

SITE: www.queijodalagoa.com.br | SAC: 35 9988 5 6638

INSTAGRAM: www.instagram.com/queijodalagoamg/

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Festuris reúne o turismo do Brasil e 53 destinos internacionais

Começou no dia 7 de novembro, o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. E os números desta edição que se inicia, sugerem uma boa comemoração, no comparativo com o ano passado, o crescimento é de 9%, confirmado no discurso oficial dos CEOs Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Houve ampliação no número de marcas novas que aderem ao Festuris para prospectar seus negócios, e de destinos internacionais que subiu de 40 no ano passado para 53 neste ano.

 Eduardo Zorzanello e Marta Rossi abriram oficialmente o Festuris 2024

“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, pronunciou Marta.

“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, reiterou Eduardo.

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina.

“Quando se fala em inclusivo, é preciso registrar, agradecer e aplaudir, as lideranças femininas que integram nosso palco na noite de hoje. É uma honra compartilhar este momento marcante de retomada do turismo gaúcho”, enfatizou. 

“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, disse.

Marta recordou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.

Após o discurso dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado Nestor Tissot.

 REIMAGINANDO O AMANHÃ - Durante a solenidade, Eduardo e Marta também apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã.


No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro.

A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.

O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.

“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.


Na abertura, espaço para culturas gaúcha e dominicana

O 36º Festuris vai ter ações culturais em diversos espaços do evento. Uma prévia foi presenciada na solenidade de abertura. Na cerimônia teve uma demonstração da cultura gaúcha e um espetáculo internacional.

O Balé Folclórico do Ministério de Turismo da República Dominicana deu um show de graça e beleza, recepcionando os convidados no Palácio dos Festivais. O grupo apresentou o merengue tradicional e outros ritmos como bachata e mangulina. A República é o País Convidado desta edição do Festuris.


Dança, música e percussão - A Darte Entretenimento, de Canela, também deu um show de expressividade com o espetáculo “Os Gaúchos: do Festuris, da História, Cultura e Tradição” que teve dança, música e percussão.


O show foi uma demonstração do “Festival Gaúchos”, evento que nasceu este ano em Gramado com o objetivo de apresentar a força e a cultura do povo gaúcho a todo Brasil. A apresentação destaca a garra e resiliência do povo gaúcho.

O Hinos Nacional Brasileiro, cantado por Pedro Coppeti, Daniela Gottschalk, Taine Dufau e Juliano Bolfe. E o Hino Riograndense foi entoado com emoção por Manuela Laranjeira, de 11 anos.


Festuris teve noite de homenagens

A concorrida cerimônia de abertura do 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo, teve momentos de muitas emoções e reconhecimentos a pessoas que tem contribuído para o crescimento do Festuris e tem desenvolvido ações que engrandecem o setor de turismo no país.


Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi

Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio da FIASET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. A premiação denominada “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgada pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. O troféu foi entregue por Jussara Yanes Leite , da mesa diretora da FIASEET, e por Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) e foi recebida pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.


Troféu Cores para Maria do Céu

A empreendedora, produtora cultural, psicóloga e sexóloga Maria do Céu, de Recife (PE) foi homenageada com o Troféu Cores do Turismo.

                         Fotos: Festuris Gramado/Divulgação


A distinção é concedida a personalidades com expressiva atuação no fomento e desenvolvimento do turismo, especialmente o inclusivo. 

Maria do Céu conhece o potencial turístico e cultural de Recife e região e sempre vislumbrou o seu desenvolvimento. No seu currículo destacam-se atuações como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTQIA +. Há 22 anos ela atua no Grupo Metrópole, um dos templos da diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste. É considerada a Fada Madrinha LGBTQIA + e incentivadora da Parada da Diversidade de Recife, desde a sua primeira edição em 2003.

Ela foi representada na solenidade de entrega por Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Nesta edição do Festuris, o Espaço LGBT completou 15 anos, sendo a feira de negócios turísticas pioneira na apresentação e debate desta causa no Brasil.

Foto: Cores do Turismo


Abraço nos Amigos do Festuris

Os Amigos do Festuris receberam troféus em reconhecimento ao apoio que sempre ofereceram ao evento. A gratidão do Festuris é um dos momentos mais tradicionais da solenidade de abertura.


Os homenageados foram:

CARLOS PRADO - Grupo Tour House

DENISE HOLLEBEN - Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

FERNANDA STURMER - Turistur Turismo

GENINHO GOES - BNT Mercosul 

LIZANDRA PAJACK - AVIAREPS

LUIS CARLOS SILVEIRA - Kurotel Clínica Spa Médico

NALDO GOES - Conecta

ROSANI AGUIAR - New Age Tour

TONI SANDO - Unedestinos

VINICIUS LUMMERTZ - LG17 e Grupo Wish

Foto: AMigos do Festuris


Prêmio aos Embaixadores

Um dos projetos mais expressivos do Festuris é o Embaixadores, que reúne agentes do trade turístico que motivam a participação dos profissionais do setor no evento. Este ano, os Embaixadores destacados foram Luciano Teixeira (Lucky), pelo segundo ano consecutivo, e João Medeiros.

Homenagem à Revista Panrotas

O Festuris e a ABAV-RS entregaram ao jornalista José Guillermo Condomí Alcorta (fundador) e ao CEO da Revista Panrotas, José Guilherme Alcorta, um troféu em reconhecimento pelos 50 anos da publicação, fundada em 1974. A honraria foi entregue por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, e pelo presidente da ABAV-RS, João Machado, e pela vice-presidente da entidade, Rita Vasconcellos.




Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila visita Minas e celebra a cultura e a diversidade afro-brasileira

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Secretaria de Estado de Casa Civil, recebeu a rainha Diambi Kabatusuila da República Democrática do Congo, no dia 7 de novembro, no Palácio da Liberdade.

Na ocasião, também foi lançada uma programação especial criada em comemoração ao Mês da Consciência Negra. Também estiveram presentes representantes do legislativo, dos blocos afros de Belo Horizonte e das comunidades religiosas de matriz afro-brasileira.
A visita da autoridade congolesa é motivada pelo interesse na troca de conhecimentos sobre a história, culturas, costumes e tradições dos povos africanos e da diáspora. O Congo é um dos países africanos de etnia Bantu, grupo ao qual pertenciam os primeiros africanos que pisaram em solo brasileiro e deixaram uma importante contribuição na formação da identidade cultural brasileira.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, comentou a importância da vinda da rainha Diambi, que tratou de questões históricas importantes, contundentes e que produzem efeitos ainda hoje. “Ela traz uma mensagem forte, com uma clareza e análise dos contextos históricos. Além disso, o encontro da rainha do Congo com as nossas rainhas aqui de Minas Gerais, descendentes dessa realeza africana, também foi algo muito importante. Vamos lembrar que Minas Gerais é o segundo estado mais negro do Brasil depois da Bahia, então realmente é um momento de reflexão, as vésperas do Dia da Consciência Negra”, acrescenta Oliveira. 
                                                       Fotos: Renata Garboci 
Diambi Kabatusuila demonstrou grande entusiasmo em seu retorno a Belo Horizonte e ressaltou o significado profundo do seu encontro com o Brasil. “Quando eu cheguei nesse país vocês me mostraram que ferramenta maravilhosa vocês tinham nas mãos, que é essa herança africana.
Algo que foi capaz de edificar a minha vida e, mais importante, capaz de edificar a vida de toda a humanidade”, vibrou Kabatusuila.
Em comemoração ao Mês da Consciência Negra, a Scult organizou uma programação diversificada que reverencia as tradições, histórias e expressões afro-brasileiras. Um dos destaques é o relançamento do Suplemento Literário de Minas Gerais, que será retomado agora com o tema Afromineiridade, após um hiato de oito anos sem uma nova edição.

Também foi criado um calendário da Consciência Negra em Minas Gerais, construído de forma colaborativa com os proponentes contemplados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura, no Fundo Estadual de Cultura e na Lei Paulo Gustavo. A iniciativa reunirá eventos de cultura negra, como festivais e mostras, realizados em novembro, em todo o estado. O objetivo é ampliar a visibilidade e reflexão em torno da Consciência Negra. 

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais  

Entre os dias 20, 21 e 22 de novembro, a Biblioteca promoverá uma homenagem ao  ao Dia da Consciência Negra junto à comemoração dos 110 anos da escritora mineira Carolina Maria de Jesus. Estão previstas oficinas, palestras, exposição, uma feira, e desfile de moda. Essa ação também integra a celebração dos 70 anos da Biblioteca. Outras duas exposições também estão em cartaz até o dia 31/11:  “Personalidades Negras Marcantes” e "Autores Brasileiros: especial Mês da Consciência Negra – Machado de Assis”.

Parceria Fecomércio MG e Casa do Turismo de BH – Convention & Visitors Bureau

A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem da Fecomércio MG (Cetur)   formalizam a parceria com a Casa do Turismo de B...