terça-feira, 26 de agosto de 2025

Projeto turístico do Café e das Águas de Furnas

 

A região sul mineira congrega 165 municípios, com cerca de 3 milhões de habitantes, com uma economia forte na indústria , agropecuária e com o desenvolvimento do turismo, importantes setores para a geração de emprego e renda.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo , Leônidas Oliveira, este nos dias 21 e 22 de agosto, nos municípios de Varginha e Três Pontas, onde reuniu com prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e empresários da região para a realização de projetos de turismo e cultura.

No dia 21, Leônidas Oliveira esteve em Varginha, reunindo com vereadores  na Câmara Municipal e na Secretaria Municipal de Turismo sobre os projetos para o município que é conhecida como a cidade  do ET. à noite ele recebeu no histórico Theatro Capitólio , a Comenda do Mérito Cultural, concedida pela Câmara Municipal de Varginha

Prefeito de Varginha, Leonardo Ciacci, Leônidas Oliveira, vereadores Marquinho da cooperativa e pastor Faustinho, respectivamente presidente e vice-presidente da Câmara de Varginha

                                 

Apresentação da Orquestra de Varginha

No dia 22,  o secretário Leônidas Oliveira esteve em Três Pontas  , onde participou do encontro voltado ao fortalecimento do turismo no Sul de Minas. O evento foi realizado na secular  Fazenda Pedra Negra, construída em 1890, um marco histórico da região.

Representantes da Prefeitura e Câmara de Vereadores de Três Pontas

Estiveram presentes representantes do Poder Executivo Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura e empresários da cidade.



Leônidas com d. Izaura, proprietária da fazenda Pedra Negra

Durante a reunião, foi apresentada a Rota Turística do Café e das Águas de Furnas, iniciativa que busca integrar e valorizar as riquezas naturais, culturais e tradicionais da região. Diferente de um roteiro fixo, a proposta consiste em um conjunto de experiências que podem ser combinadas conforme o interesse dos visitantes.

Na Região Turística Encantos de Minas, por exemplo, a Rota destaca atrativos ligados ao café e às águas termais, como as de Caxambu. Já no entorno do Lago de Furnas, o foco está nas belezas naturais, nas cachoeiras e nas opções de lazer, como passeios de barco e contato direto com a natureza.

A Rota Café e das Águas de Furnas está sendo idealizado pela EDERSUL- Empresa de Desenvolvimento Regional do Sul de Minas , presidida por Braz Pagani, que vem mantendo contatos com prefeituras e empresários de Varginha, Nepomuceno e Três Pontas para a criação da rota que será fator pujante para a região no turismo.

Presidente da Edersul, Braz Pagani


Segundo os organizadores, a iniciativa representa mais do que um convite ao turismo: é uma estratégia para impulsionar o desenvolvimento econômico, ampliar a geração de renda e fortalecer a identidade cultural e histórica não apenas de Três Pontas, mas de todo o Sul de Minas.

Durante o evento o secretário Leônidas Oliveira anunciou que será oficializado pelo governo estadual, as paisagens cafeeiras como Patrimônio Histórico do Estado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Projeto turístico do Café e das Águas de Furnas

  A região sul mineira congrega 165 municípios, com cerca de 3 milhões de habitantes, com uma economia forte na indústria , agropecuária e c...