terça-feira, 30 de setembro de 2025

Exposição no Centro de Arte Popular celebra a ancestralidade das benzedeiras do Vale do Jequitinhonha

 


Mostra de Aline Ruas e Lori Figueiró integra a programação da 19ª Primavera dos Museus, conectando saberes ancestrais à temática “Museus e mudanças climáticas”

 O Centro de Arte Popular apresenta a exposição “Guardiãs das palavras benditas – benzedeiras do Jequitinhonha”, de Aline Gomez Ruas e Lori Figueiró. A mostra integra a programação da 19ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileira de Museus  (Ibram), que em 2025 tem como tema “Museus e mudanças climáticas”.

 A exposição reúne cerca de 60 obras, entre fotografias bordadas, estandartes e aquarelas, resultado do projeto “Guardiãs das Palavras Benditas”. O trabalho é uma homenagem às benzedeiras do Vale do Jequitinhonha, mulheres que, com suas orações, saberes de cura e relação com a natureza, mantêm vivos conhecimentos ancestrais transmitidos de geração em geração. 



 Atualmente, mais de 150 benzedeiras foram registradas nas regiões do alto, médio e baixo Jequitinhonha, compondo um verdadeiro patrimônio cultural imaterial. Ao integrar a 19ª Primavera dos Museus, a mostra evoca uma reflexão urgente: diante das mudanças climáticas que ameaçam territórios e modos de vida, a sabedoria das benzedeiras ensina que cuidar da terra e das pessoas é também um ato de resistência. A palavra bendita é remédio, o futuro se fia com os fios da ancestralidade. 

 Sobre os artistas : Lori Figueiró, natural de Diamantina, é fotógrafo e poeta com vasta obra dedicada à cultura do Vale do Jequitinhonha. Autor de livros como “Cotidianos no Sagrado do Vale”, “Mulheres do Vale Substantivo Feminino” e “Benzedeiras do Jequitinhonha” (em parceria com Aline Ruas), ocupa a cadeira 25 da Academia de Letras do Vale do Jequitinhonha.

Aline Gomez Ruas é bordadeira, aquarelista e benzedeira, mulher quilombola do Arraial dos Crioulos. Herdeira das práticas de sua mãe e avó, desenvolve bordados e projetos que entrelaçam arte, memória e ancestralidade. Em 2021, criou, junto a Lori Figueiró, o projeto “Guardiãs das palavras benditas”, que vem registrando e celebrando a presença das benzedeiras do Vale.

 Centro de Arte Popular - O Centro de Arte Popular apresenta um amplo panorama de obras que privilegiam a riqueza e a diversidade das manifestações culturais populares, valorizando o trabalho de criadores que traduzem no barro, na madeira e em outros materiais o universo em que vivem. Sua edificação principal foi construída para uso residencial na década de 1920, e foi também a sede do antigo Hospital São Tarcísio.

 No ano de 2012, a edificação foi adaptada para abrigar o CAP, onde o público pode conhecer obras de artistas de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Cachoeira do Brumado,

 Divinópolis, Prados, Ouro Preto, Sabará e outras, entrando em contato com elementos representativos da pluralidade da cultura mineira. O edifício possui quatro salas de exposição permanente, uma para exposições temporárias, uma sala para oficinas de arte e ainda um pátio interno.

Exposição “Guardiãs das palavras benditas - benzedeiras do Jequitinhonha”, de Aline Gomez Ruas e Lori Figueiró

Período de visitação: até 23/11, de 3ª a 6ª: das 12h às 18h30; sáb., dom., e feriado: das 11h às 17h


Local: Centro de Arte Popular (Rua Gonçalves Dias, 1.608 – B. Lourdes 2)

2ª edição do CTCs – Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável em BH

 


 


Nos dias 1 e 2 de outubro de 2025, Belo Horizonte será palco da segunda edição do CTCs – Congresso Nacional de Turismo e Cultura Sustentável, no Centro de Convenções da CDL/BH,  na Avenida João Pinheiro 495. O evento reúne profissionais do setor, gestores públicos, produtores locais e estudantes em um espaço de aprendizado, trocas e experiências sensoriais que fortalecem a pauta do turismo sustentável em Minas Gerais e no Brasil.

A programação está repleta de palestras exclusivas com especialistas de renome, além de um painel feminino inédito sobre governança e investimentos estratégicos no turismo sustentável, que será moderado por uma das organizadoras e idealizadora do congresso, a turismóloga Mônica Maria da Silva, diretora da Efkaz Turismo, Eventos e Cerimonial.

Entre as grandes novidades desta edição está a Feirinha dos Produtores, que reúne talentos e saberes de diferentes territórios mineiros – Taquaraçu de Minas, Jaboticatubas, Santana do Riacho e Itabirito. Cada produtor levará consigo identidades únicas traduzidas em sabores, aromas e histórias.

Uma das presenças mais aguardadas é a de Dona Heloísa, de Santo Antônio do Salto, figura já destacada pelo programa Terra de Minas e autora com publicação na França. Sua trajetória é um exemplo de como a valorização da cultura local pode transformar comunidades e inspirar novas formas de desenvolvimento.

Outro destaque da programação será a exposição “Velhas”, trazendo reflexões profundas sobre preservação ambiental, e o encerramento no icônico Palácio da Liberdade, com uma mostra do Festival Gastronômico de Santana do Riacho, assinada por três chefs  da cidade.

 Como experiência exclusiva para convidados, no dia 3 de outubro haverá ainda um passeio especial em Barão de Cocais a bordo do Trem da Vale, proporcionando uma imersão cultural e turística única.

                                                Trem da Vale

O congresso espera a participação de prefeituras, secretarias de turismo, Instâncias de Governança Regionais (IGRs), guias, turismólogos, estudantes e profissionais do trade turístico.

                          Barão de Cocais



O CTCs nasceu para ser um evento qualificado, sensorial e transformador, que enxerga o turismo como protagonista da identidade cultural brasileira. Nossa missão é conectar saberes e práticas que contribuam para um futuro mais sustentável para o setor”, afirmam os organizadores Mônica Silva (Efkaz Turismo, Eventos e Cerimonial) e Rodrigo Cezário (Cezário Esg).

Abrasel aciona CADE contra iFood por abuso de poder econômico e criação de “ecossistema fechado”, que prejudica a livre concorrência, restaurantes e consumidores


No dia 25 de setembro, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) protocolou junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), uma representação formal contra o iFood, acusando a plataforma de uma série de práticas anticompetitivas que visam consolidar sua posição dominante e expandi-la para mercados adjacentes, em detrimento de restaurantes e consumidores.

 A ação argumenta que o iFood deixou de ser apenas uma plataforma de delivery para se tornar um “ecossistema digital fechado”, utilizando sua força no mercado de pedidos online, onde detém mais de 80% de participação, para impor seus próprios serviços de pagamentos, logística, crédito e, mais recentemente, soluções para o atendimento presencial nos salões dos restaurantes.

 Entre as principais práticas denunciadas estão:

 ● Venda Casada no Sistema de Pagamentos: o iFood obriga os restaurantes a utilizarem sua própria solução de subcredenciamento para processar pagamentos com cartão na plataforma. Esta prática impede a concorrência e permite ao iFood cobrar taxas de até 3,5%, valor muito superior à média de mercado, que segundo o Banco Central é de 2,28% para transações de crédito.

 ● Barreiras Tecnológicas e Domínio da Logística: a plataforma utiliza sua Inteligência Artificial, chamada “Optimizer”, para direcionar entregas a parceiros exclusivos, consolidando seu domínio sobre a oferta de entregadores e criando barreiras para a entrada de novos concorrentes. Além disso, impõe APIs proprietárias que dificultam a integração com outros sistemas, reforçando a dependência dos estabelecimentos.

 ● Expansão para o Atendimento Físico: com o recente lançamento do “iFood Salão”, a empresa expande seu ecossistema para dentro dos restaurantes, coletando dados do atendimento presencial e aumentando o controle sobre a operação dos parceiros, o que antes se restringia ao delivery.

 “O que estamos denunciando não é apenas uma disputa comercial sobre taxas; é uma luta pela sobrevivência e pela liberdade de escolha dos restaurantes brasileiros”, afirmou Paulo Solmucci Jr., presidente da Abrasel. “O iFood construiu um verdadeiro império digital e agora usa seu poder para ditar todas as regras, desde como o restaurante recebe seu pagamento até qual entregador fará o serviço. Se nada for feito, veremos o setor de alimentação fora do lar, que é plural e criativo, ser sufocado por um monopólio que drena a rentabilidade dos negócios e limita as opções do consumidor final”, completou Solmucci.

 A Abrasel solicita ao CADE a instauração de um Processo Administrativo para investigar e cessar as condutas, aplicando as sanções cabíveis. O objetivo é restaurar um ambiente de concorrência justo, onde os restaurantes possam escolher livremente seus fornecedores de serviços financeiros e logísticos e os consumidores se beneficiem de um mercado mais dinâmico e inovador.

 De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV, André Yuki, a iniciativa da Abrasel junto ao CADE é um passo essencial na defesa da liberdade empreendedora e da sustentabilidade dos negócios locais. "No Sul de Minas, sentimos na prática os impactos de um mercado cada vez mais concentrado, onde restaurantes enfrentam dificuldades para manter sua autonomia e rentabilidade. Não se trata apenas de taxas abusivas, mas de um modelo que compromete a diversidade, a inovação e a capacidade de escolha dos empreendedores e consumidores", ressaltou.

 Ainda segundo André Yuki, os empresários do setor precisam de um ambiente competitivo, transparente e justo, onde o pequeno restaurante tenha voz e espaço para crescer. "Apoio integralmente essa ação e reforço que a Abrasel no Sul de Minas está ao lado dos empresários da região na construção de um setor mais equilibrado e plural", concluiu.

Gramado resgata sua essência com movimento cultural e educativo inspirado na hortênsia

 

 




Gramado está prestes a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias - uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. No dia 29 de setembro, o Hotel Bavária em Gramado recebeu imprensa e autoridades locais para a apresentação dos padrinhos e madrinhas do projeto.

Os 14 nomes que formam o grupo de madrinhas e padrinhos foram apresentados para a sociedade 

São 14 personalidades gramadenses que irão apadrinhar o projeto, contribuindo para o trabalho de uma educação voltada ao turismo e à hospitalidade. Entre as madrinhas está o nome de Iraci Casagrande Koppe, de 93 anos, ela foi a primeira rainha das Hortênsias, eleita em 1958, ano da primeira Festa das Hortênsias. Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo, o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, e a major Cláudia Maldaner também fazem parte do grupo.


 Iraci Casagrande Koppe foi eleita rainha das hortênsias em 1958, na primeira festa que aconteceu em Gramado

O atual secretário de Agricultura, Eliezer Lima, a secretária de Educação, Simone Tomazelli, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a proprietária do Hard Rock Café, Gabriela Michaelsen, juntos com Maria Helena Acorsi Willrich, o professor Daniel, o professor Romeu Riegel, a artista Rita Gil, e os jovens Matheus Tomazelli e Gabriela Thoen Krause formam o grupo de 14 nomes.

Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris

Beatriz Gehlen é a idealizadora do Projeto Hortênsia

O lançamento oficial do projeto Hortênsia está programado para ocorrer durante o 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo, em novembro, dentro do tradicional Espaço Luxury, o projeto propõe um movimento de resgate da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a hortênsia.

PROJETO HORTÊNSIA - Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando o passado, o presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e sociais e, naturalmente, aliando tudo à economia do turismo que tornou o destino em referência mundial.

Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância, conectando gerações por meio da flor que moldou a identidade da cidade.

Além disso, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a educação e a valorização do conhecimento local.

 

“A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de Gramado”

A frase é de Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello e do Festuris. Com ações programadas ao longo de todo o ano, o Projeto Hortênsias se propõe a ser muito mais que uma celebração estética. “É uma ação de resgate profundo, emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar um legado duradouro para as próximas gerações”, enfatiza Marta.

“Conheci Gramado com quinze anos. Minha impressão de encanto foi imensa, as hortênsias estavam em flor. Para mim, a cidade dos sonhos. Meu desejo é que Gramado e comunidades vizinhas que fazem parte da região, se unam num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e mais repleta de hortênsia. A união faz a força, vamos ensinar os pequenos e os mais adultos a importância do bem receber e da nossa flor símbolo”, comenta a idealizadora do projeto, Beatriz Gehlen, de 87 anos.

“O que queremos é criar um movimento de resgate e valorização da identidade do turismo e da hospitalidade gramadense, inspirados na hortênsia. Essa é uma iniciativa que une tradição, inovação e educação, com o olhar voltado para um futuro sustentável e culturalmente enraizado”, enaltece a curadora Luciana Thomé.

 


segunda-feira, 29 de setembro de 2025

"Esconderijo" a arte na exposição de Fernando Pacheco

 

 


Até o dia  30 de novembro de 2025, está aberta a visitação do artista plástico mineiro de São João del Rei, FERNANDO PACHECO , horários de visitação: terça, quarta, sexta e sábado 10h às 18h30, quinta-feira 12h às 20h30, domingos e feriados 10h às 16h30O .

Fernando Pacheco tem longa trajetória nacional e internacional em seus trabalhos, agora está com sua arte  no Museu Inimá de Paula, a exposição "ESCONDERIJO".



Trata-se de trabalhos reveladores da condição humana, que trazem à luz questões que habitam os esconderijos da alma. A grande mostra é composta de pinturas da série " O Papel do Artista" (260 pinturas em papelão e cartão de embalagens comerciais).

Pinturas em madeiras encontradas na praia de Saquarema. Pinturas s/papel em pequenos formatos, além de 30 pinturas s/telas, em grandes formatos, sendo a maioria inéditas, realizadas em 2025.

Haverá também homenagem à Inimá de Paula, através de 3 retratos que Pacheco pintou em 1984, do amigo Inimá, patrono do Museu. 

Exposição: "ESCONDERIJO" de FERNANDO PACHECO -Pinturas em linguagens e suportes diversos. -Museu Inimá de Paula , na Rua da Bahia 1201, Centro, Belo Horizonte .


Período da Exposição de 8 de outubro a 30 de novembro de 2025. Visitação Gratuita, horários de visitação: terça, quarta, sexta e sábado 10h às 18h30, quinta-feira 12h às 20h30, domingos e feriados 10h às 16h30. Contato Museu Inimá de Paula: (31)32134320 andrea@museuinimadepaula.org.br


                              Museu Inimá de Paula

Informações com @fernandopachecoarte  créditos da fotos : Fundação Inimá de Paula

BH lança guia com roteiros autoguiados

 



Em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado dia 27 de setembro, a Prefeitura de Belo Horizonte lançou guia com roteiros turísticos especiais autoguiados da capital mineira. A iniciativa da Belotur amplia o acesso aos principais atrativos de BH, facilita a circulação de turistas e moradores e valoriza a cultura local, com foco na gastronomia e em diversos projetos da cidade. Os roteiros estão disponíveis no hotsite da ação, no Portal Belo Horizonte.


Os roteiros foram pensados a partir das dinâmicas urbanas e do perfil turístico de Belo Horizonte, com foco na mobilidade e na autonomia de quem vai utilizá-los. O material se conecta a importantes projetos da cidade, como o “Bares dom Alma" e o “Menuuh”, valorizando a identidade local e promovendo experiências autênticas.

 Nesta primeira etapa, o público poderá explorar três roteiros de um dia, cada um com olhar especial sobre Belo Horizonte. O “Navegando a Diversidade” destaca o brilho da comunidade LGBTQIAPN+ e sua presença acolhedora e inclusiva na cidade. O “Entre Rios e Ruas” revela a poesia urbana das águas que atravessam BH e ajudam a moldar a paisagem. Já o “Cultura e Gastronomia” convida turistas e moradores a se conectarem com os marcos culturais, os sabores autênticos e a vibrante identidade de uma capital reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

 Nas próximas fases do projeto serão lançados roteiros de durações variadas, com um dia de experiências mais completas, até uma semana de programação, ampliando as possibilidades de vivenciar a capital mineira de forma plural e acessível.


“Esse projeto nasce como uma ferramenta de valorização e fomento ao turismo de Belo Horizonte. Queremos que cada roteiro seja um convite para que turistas e moradores vivam a cidade de perto, nas ruas, nos bares, nos mercados e nas feiras. Mais do que indicar trajetos, ele mostra que a cidade está sempre pronta para receber encontros, experiências e memórias, reafirmando o espírito acolhedor que dá sentido ao nosso novo posicionamento: Te Encontro em BH”, destaca Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

 Cada roteiro foi elaborado para facilitar a circulação de turistas e moradores que queiram explorar essas experiências. Os trajetos são curtos, conectados e adaptáveis a diferentes meios de transportes, podendo ser executados a pé, de bicicleta, transporte público ou automóvel.

 Autoguiados, os roteiros indicam distâncias e tempo estimados dos percursos usando ferramentas de localização como Google Maps e o Waze para o cálculo de rotas. As informações são apresentadas de forma clara e organizada, com referências geográficas e culturais, além do mapeamento de atrações e estabelecimentos parceiros ao longo do caminho.

 

O desenvolvimento dos roteiros teve como referência boas práticas nacionais e internacionais de projetos autoguiados que também priorizam a valorização dos atrativos urbanos em cada destino. Foram analisados modelos de diversas capitais ao redor do mundo, reunindo as funcionalidades mais eficientes e inspiradoras para compor uma experiência completa e acessível.

Os roteiros completos, com o detalhamento de locais, horários sugeridos, resumos dos atrativos e outras dicas úteis, estão disponíveis no Portal Belo Horizonte.

                              foto:Qu4rto Studio / Acervo Belotur

                  Praça Raul Soares

A elaboração do guia com os roteiros autoguiados integra as ações da Belotur voltadas para a promoção da nova marca turística de Belo Horizonte. O posicionamento “Te Encontramos em BH”, lançado no último mês durante o Salão do Turismo, já vem sendo trabalhado para valorizar e fortalecer o turismo da cidade, orientando estratégias de marketing e consolidando a imagem da capital em âmbito nacional e internacional.

Intoxicação por bebidas adulteradas em São Paulo é alerta grave de saúde pública

  


A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) manifesta profunda preocupação com os casos de intoxicação por metanol registrados em São Paulo durante o mês de setembro. A Abrasel se solidariza com as famílias das duas vítimas fatais e espera que os demais afetados encontrem pronta recuperação.

A falsificação e adulteração de bebidas são crimes graves contra o consumidor, que colocam em risco a saúde da população e geram prejuízos diretos aos estabelecimentos sérios e comprometidos com a legalidade. Trata-se de um problema de saúde pública, que exige ação coordenada entre autoridades, setor produtivo e sociedade. A orientação da Abrasel é que os estabelecimentos sempre procurem comprar os produtos de distribuidores reconhecidos e confiáveis.

A Abrasel alerta ainda para o impacto negativo dos altos impostos sobre os produtos. Como afirma Percival Maricato, advogado e especialista do setor, "a carga tributária elevada tende a estimular o contrabando e a falsificação, ampliando os riscos à saúde e à segurança dos consumidores".


Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, "o combate ao abuso de álcool deve ser feito por meio de educação e campanhas de conscientização, e não por medidas que penalizam o consumidor, especialmente os de menor poder aquisitivo, e favorecem práticas criminosas". Segundo ele, "as novas gerações já mostram forte tendência à moderação no consumo de bebidas alcoólicas, uma conquista no campo da educação".

A Abrasel reforça a recomendação em nota do Ministério da Justiça, de que bares e restaurantes, diante de qualquer suspeita, suspendam a venda de bebida e comuniquem as autoridades. A nota destaca que preços baixos, lacres tortos, erros de impressão e odor semelhante a solventes devem ser tratados como suspeita de adulteração. A entidade segue à disposição das autoridades para colaborar na construção de soluções eficazes e responsáveis para proteger a população e fortalecer o setor de alimentação fora do lar.

De acordo com o presidente da Abrasel no Sul de Minas, SEHAV e ACIV, André Yuki, a prevenção começa com responsabilidade e atenção. "Estabelecimentos devem adquirir bebidas exclusivamente de distribuidores legalmente registrados e com reputação consolidada. É essencial verificar lacres, rótulos e notas fiscais, além de manter um controle rigoroso do estoque. Já os consumidores devem desconfiar de preços muito abaixo do mercado, embalagens com erros de impressão ou odor estranho. A informação é nossa maior aliada: quanto mais conscientes estivermos, menos espaço haverá para práticas criminosas. E, diante de qualquer suspeita, é fundamental que o consumidor denuncie imediatamente à Vigilância Sanitária local. Essa atitude pode salvar vidas e ajudar a combater a falsificação de forma eficaz", concluiu.

FIT em Buenos Aires com destaque sobre Minas

 


As atrações de Minas Gerais estão sendo mostradas na  FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, que começou dia 27 de setembro e vai até o dia 30 de setembro, e no  Encontro com Operadores Argentinos realizado no dia 29 de setembro,  por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), participando das duas importantes iniciativas em Buenos Aires . 

 

Ambas as ações fazem parte da estratégia de internacionalização do destino, ampliando a presença de Minas Gerais no mercado sul-americano e consolidando seu posicionamento como referência em turismo cultural, gastronômico, de bem-estar e experiências autênticas.
“A Argentina é um dos principais mercados emissores da América do Sul e estratégico para Minas Gerais. Estar presentes em eventos desse porte nos permite mostrar a riqueza cultural, gastronômica e natural do nosso estado, além de abrir caminhos para parcerias que fortalecem o turismo e a economia criativa mineira.


Queremos que cada vez mais visitantes argentinos vivam experiências autênticas e inesquecíveis em Minas Gerais”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Bárbara Botega.

FIT Argentina - Reconhecida como a maior feira de turismo da América Latina e uma das mais relevantes do mundo, a FIT, que acontecerá de 27 a 30, reúne anualmente mais de 100 mil visitantes, entre profissionais do setor e público final.

                          
                             



O estande de Minas Gerais será um espaço de vivência e encantamento com Cozinhas-vivas conduzidas por chefs mineiros, degustações de cafés especiais, cachaças, doces e iguarias regionais, distribuição de materiais promocionais bilíngues e atendimento técnico especializado ao trade.


A participação de Minas na FIT reforça a imagem do estado como um destino turístico sofisticado, autêntico e diverso, capaz de unir tradição, inovação e hospitalidade.

Promoção do Destino Minas - No dia 29, foi reakizado um encontro especial no restaurante Hierro Bodegón, em Buenos Aires, voltado para operadores turísticos, agências de viagens, companhias aéreas, imprensa especializada e influenciadores do setor.


O evento contou com a presença do renomado chef Felipe Rameh, que conduziu um café da manhã típico mineiro, destacando a autenticidade da culinária regional.


No cardápio: queijos artesanais, pão de queijo, doces tradicionais e quitandas regionais, proporcionando aos convidados uma imersão sensorial na cultura gastronômica de Minas.




Em seguida, a subsecretária de Turismo, Patrícia Moreira,   apresentou o destino Minas Gerais, destacando a riqueza e a diversidade do estado nos mais variados segmentos turísticos. Entre os principais temas estão o turismo cultural e de patrimônio; o turismo religioso (rotas de peregrinação e locais sagrados).




O turismo de luxo e experiências exclusivas; a gastronomia reconhecida internacionalmente; o turismo de bem-estar e natureza; opções para casamentos e luas de mel; e a crescente produção de vinhos mineiros, que vem se destacando por sua qualidade e inovação.

O objetivo é fortalecer os laços com o mercado argentino, ampliar parcerias estratégicas e promover novas oportunidades de negócios para o turismo mineiro.

Internacionalização e impacto - As duas ações estão totalmente alinhadas com as diretrizes estratégicas do Governo de Minas para fomentar a internacionalização do Destino Minas Gerais, posicionando-o como um vasto território vibrante, plural e preparado para encantar viajantes de todo o mundo. A promoção do turismo é valorizada como vetor de desenvolvimento econômico sustentável, de forma regionalizada, e com foco em produtos de alto valor agregado.

Festuris homenageia Costa Rica nos 10 anos da Árvore da Integração

 

Eduardo Zorzanello e Marta Rossi, Ceo do Festuris

Um dos projetos mais simbólicos do Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, a Árvore da Integração, celebra 10 anos de história em 2025, com uma homenagem especial à Costa Rica. O país da América Central é o grande convidado para plantar raízes na história do evento, que chega a sua 37ª edição neste ano e ocorre de 6 a 9 de novembro, no Serra Park, em Gramado (RS).

foto: Anselmo Cunha/Festuris


 No ano passado, o projeto celebrou o trabalho da Localiza & Co


Criado em 2015, o projeto tem como proposta destacar destinos e empresas comprometidos com o turismo sustentável. A iniciativa surgiu inspirada pelo Fórum Ibero-Americano de Jornalistas de Turismo, e desde então já promoveu o plantio de 15 mudas de araucária - árvore símbolo do sul do Brasil - no entorno do centro de feiras onde ocorre o evento.

 A Árvore da Integração, celebra 10 anos de história em 2025, com uma homenagem especial à Costa Rica

A araucária é uma espécie nativa, protegida por lei ambiental e considerada um símbolo de resistência e longevidade. Com expectativa de vida que pode chegar a 400 anos, o seu plantio durante o Festuris representa uma homenagem e um gesto de compromisso com a preservação ambiental, além do fortalecimento de um turismo mais responsável e sustentável.

Crédito  banco de Imagens da Costa Rica | pt.visitcostarica.com/

Em 2025, o destino homenageado será a Costa Rica, em reconhecimento à sua notável atuação em políticas sustentáveis. O país é referência global por iniciativas voltadas à proteção da biodiversidade, energia limpa, inclusão comunitária e boas práticas de ESG (ambiental, social e governança).

Durante a cerimônia, representantes do país participarão do plantio de uma nova muda de araucária, selando sua presença no projeto e perpetuando o nome da Costa Rica no cenário da sustentabilidade internacional.

"O Troféu Árvore da Integração celebra uma década de compromisso com o meio ambiente. Homenagear a Costa Rica neste marco é reconhecer um modelo de gestão sustentável que inspira o mundo", destaca Eduardo Zorzanello, CEO do Festuris. O ato de plantio está marcado para às 14h do dia 8/11.

 




 


Novas hospedagens e lazer em Serra Negra

 



Localizada no coração do Circuito das Águas Paulista, Serra Negra é um dos destinos mais charmosos do interior de São Paulo. Com clima ameno, fontes de águas minerais e belas paisagens da Serra da Mantiqueira, a cidade é perfeita para quem busca tranquilidade, boa gastronomia, compras e experiências rurais.

Com uma boa cobertura de hospedagem, o destino atende bem vários públicos: famílias com crianças, casais em busca de relaxamento e romance, turistas que buscam um lugar de descanso em meio à natureza ou com fácil acesso a compras e atrativos turísticos. Confira a seguir algumas opções:

Hotéis-fazenda: contato com a natureza e lazer completo

Hotel Fazenda Akropolis


Estrutura completa com piscinas aquecidas e com toboágua, playgrounds, quadras esportivas, bosque para caminhadas, além de pensão completa e monitores para crianças.

www.akropolis.com.br

Hotel Fazenda Santa Maria


Com suítes aconchegantes, sendo que algumas incluem lareira e hidromassagem, o hotel tem piscinas coberta e ao ar livre, lago para pesca, trilhas ecológicas, cachoeiras e restaurante com sabor caseiro.

www.hotelsantamaria.com.br

Hotel Fazenda São Matheus


Em uma antiga fazenda de café a 1.100 m de altitude, oferece trilhas, pescaria, fazendinha, piscinas, sauna e refeições caseiras, incluindo a tradicional feijoada aos sábados.

www.saomatheus.com.br

Hotéis no centro: praticidade e boa localização

Paladium Hotel


Localizado no centro, tem 85 apartamentos, piscina, salão de jogos e elevadores semi-panorâmicos, além de recepção calorosa.

www.paladium.com.br

Rovi Plaza Hotel


Com piscina, sauna, brinquedoteca, sala de cinema e restaurante de culinária brasileira, é uma opção prática e completa para famílias.

www.roviplazahotelserranegra.com.br

Serra Negra Palace Hotel


Em frente à Fontana di Trevi local, possui piscina, brinquedoteca, academia e restaurante com pratos típicos, ideal para quem deseja explorar a cidade a pé.

www.serranegrapalacehotel.com.br

Shelton Hotel Serra Negra


Próximo ao centro e à rodoviária, com 50 quartos, bar, restaurante com jardim de inverno e ambiente acolhedor para famílias e grupos.

www.hotelshelton.com.br

Refúgios de luxo e sofisticação

Hotel Vila Europeia


Em meio à natureza, oferece suítes elegantes, experiências personalizadas, gastronomia refinada e espaços para eventos exclusivos. Conta com diversas piscinas: externa, aquecida e infantil, quadras, spa e área kids.

www.vilaeuropeiahotel.com.br

Filimahalo Hotel


Na área rural, combina sofisticação e contato com a natureza. Conta com spa, piscinas, quadras de beach tennis, brinquedoteca, restaurante com sabores regionais e é pet friendly.

www.filimahalo.com.br

Pousada romântica com vista panorâmica

Villa dos Leais


A apenas 5 minutos do centro, a 1.100 m de altitude, oferece chalés com varanda suspensa, lareira e hidromassagem. Estrutura com piscinas coberta e ao ar livre, sauna, fitness e sala de jogos.

www.villadosleais.com.br

TREM VITÓRIA-MINAS TERÁ HORÁRIO NOTURNO

  A partir de janeiro de 2026, os mineiros que desejam aproveitar as praias do Espírito Santo e os capixabas conhecerem as belezas das cid...