quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Decoração de natal de Ouro Preto terá árvore de 22 metros

   


Ouro Preto é Patrimônio Mundial Cultural estará ainda mais linda. Dia 23 de novembro, Papai Noel estará em Ouro Preto para o acendimento da árvore de Natal de 22 metros de altura em frente ao Museu da Inconfidência, ícone da Praça Tiradentes. Quem busca viajar para a cidade histórica nesta época do ano encontrará um lugar todo decorado para o Natal, com atrações artísticas com mais de um milhão de pontos de luz.

 A expectativa da Secretaria de Turismo do município é receber 90 mil turistas ao longo do evento até 6 de janeiro de 2025, com iluminação pensada para incorporar aos casarões históricos e o legado do ciclo do ouro, proporcionando um cenário singular para as festividades natalinas, sem prejudicar a beleza da cidade Patrimônio Mundial Cultural. Declarada Monumento Nacional em 1933 e tombada pelo Iphan em 1938 por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, foi declarada pela Unesco como patrimônio mundial em 5 de setembro de 1980, sendo o primeiro bem cultural brasileiro inscrito na Lista do Patrimônio Mundial.

 O Natal de Ouro Preto não se limita apenas a celebrar o Natal, mas também integra o Natal da Mineiridade. As tradições ancestrais das Folias de Reis, Pastorinhas, corais, bandas civis com mais de 90 anos em atividade e cortejos com artistas circenses foram cuidadosamente incorporadas à programação cultural do Natal de Ouro Preto. Outro ponto de destaque é a projeção mapeada na fachada da Igreja São Francisco de Assis, transformando as festividades em um autêntico espetáculo de Luz e História. Diferente de outros eventos natalinos, o Natal de Ouro Preto tem como peculiaridade a riqueza de história com o belíssimo cenário.


 O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Cemig, produção da Holofote Cultural e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (ACEOP), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ouro Preto, Associação Turística Circuito do Ouro, Saneouro, InterOuro, Op Expert, Restaurante Sebastião e Pouso History.

Com uma programação diversa e descentralizada, o ‘Natal da Mineiridade 2024’ estima que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa alta de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023. Ouro Preto é uma das cidades contempladas pela Cemig, com apoio do governo estadual.

 Em 2023, o ‘Natal da Mineiridade’ foi responsável por gerar uma circulação de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano, é esperado aumento do fluxo turístico em 20%, com média de ocupação hoteleira em 80%, estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma celebração que une tradição, fé e arte.

A Cemig é a maior incentivadora de cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país. Ao longo de sua história, a empresa reforça o seu compromisso em apoiar as expressões artísticas existentes no estado, de maneira a abraçar a cultura do estado em toda a sua diversidade. Além de fortalecer e potencializar as diferentes formas de produção artística, a Cemig se apresenta, também, como uma das grandes responsáveis por atuar na preservação do patrimônio material e imaterial, da memória e da identidade do povo minero.

Os projetos patrocinados pela companhia, por meio de Lei Estadual e/ou Federal de Incentivo à Cultura, têm por objetivo beneficiar o maior número de pessoas, nas diferentes regiões do estado, promovendo a democratização do acesso às práticas artísticas. Assim, investir, incentivar e impulsionar o crescimento do setor cultural em Minas Gerais reflete o posicionamento da Cemig em transformar vidas com a sua energia.

 

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Retrato de Aleijadinho ganha lugar de honra no Palácio da Liberdade na sala dos Grandes de Minas

   

O feriado nacional dedicado ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 de novembro, marcou uma fato histórico em Minas Gerais com o importante  momento  de reconhecimento e valorização. Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho – patrono das Artes no Brasil e maior expoente da arte barroca nas Américas , foi instalada um quadro  a óleo  na Sala dos Grandes de Minas, no Palácio da Liberdade, ao lado de ícones como Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, Tancredo Neves e Tiradentes. É a primeira vez que um negro é homenageado com tal distinção, reafirmando a importância de Aleijadinho na construção da identidade cultural e artística do Brasil e das Américas. Neste 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, ao lado de heróis e visionários que moldaram Minas Gerais, o retrato do Aleijadinho será um lembrete perene da riqueza cultural e do poder transformador da arte .A iniciativa é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. 

A obra, reconhecida como efígie oficial de Aleijadinho pela Lei nº 5.984, de 1972, é um óleo sobre tela de Euclásio Penna Ventura, produzida no século XIX. A entronização do retrato de Aleijadinho na Sala dos Grandes de Minas é muito mais do que uma homenagem.

É um ato de reparação histórica e celebração de sua genialidade, colocando-o ao lado de grandes nomes que moldaram a trajetória do estado e do país. Sua inclusão simboliza o reconhecimento de que a história de Minas Gerais é inseparável da contribuição dos povos negros e de sua arte, cultura e resiliência.
                                                                                   Fotos: Leo Bicalho
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira, ressaltou a importância do legado de Antônio Francisco Lisboa.  “Está faltando o povo negro aqui nessa sala, no Palácio da Liberdade. E nós, por muitos anos, esquecemos que Aleijadinho representa a própria cultura e identidade brasileira, na medida em que é mestiço, filho de um português e de uma negra escravizada. E é o negro Aleijadinho quem instaura, no século XVIII, nas Américas todas,uma grande escola de arte, trazendo o povo negro as feições negras para sua obra. As obras de Aleijadinho são o primeiro monumento nacional declarado pelo então Serviço Nacional do Patrimônio Histórico, que depois se transformaria no IPHAN. Congonhas, Ouro Preto, Minas Gerais inteira tem marcado seu legado”, destacou Oliveira.

O evento também foi um marco cultural no Palácio da Liberdade. Além das falas que enaltecem o papel do Aleijadinho na formação da identidade brasileira, a solenidade contou com apresentação do Coral Vozes de Campanhã, do Quilombo de Justinópolis, em Ribeirão das Neves.

O Dia da Consciência Negra ganha, assim, uma nova dimensão em Minas Gerais, como uma data de reflexão e exaltação dos talentos que, apesar de apagados por muitos anos, deixaram marcas eternas na história.

Aleijadinho no panteão - Antônio Francisco Lisboa, conhecido como Aleijadinho, nasceu em Ouro Preto, em 1738, filho de uma escravizada e de um mestre de obras português. Apesar das adversidades de sua época e de uma grave doença que lhe deformou o corpo, Aleijadinho transformou a dor em arte, criando um legado que transcende séculos. Ele fundou a primeira escola de arte barroca das Américas no século XVIII, desafiando preconceitos e abrindo caminhos para artistas e artesãos negros.

Sua obra-prima, os Doze Profetas de Congonhas, integra o Santuário de Bom Jesus de Matosinhos, declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985. Aleijadinho não é apenas o maior artista barroco das Américas. Ele é um símbolo de resistência, superação e da profunda conexão entre arte e espiritualidade. Sua obra transcende o tempo, reafirmando a força de um povo e sua capacidade de transformar adversidades em beleza eterna. 
                                                        Sala do Grandes de Minas



terça-feira, 19 de novembro de 2024

IX CONGRESUL: Transformando o Futuro do Sul de Minas com Sustentabilidade, Turismo e Desenvolvimento Econômico

 


O IX Congresul  será realizado no Clube Campestre Escarpas do Lago, nos dias 28 e 29 de novembro, que será um evento marcante para a região Sul de Minas, onde estarão reunidos  cerca de 1.000 participantes, entre prefeitos, secretários municipais, empresários, autoridades políticas , empresários e pessoas de outras regiões de Minas Gerais. 

 A proposta do Congresul é  fomentar debates e soluções que impactem diretamente os 155 municípios da região, com cerca de  3 milhões de habitantes e gerando um PIB de R$ 50 bilhões.

Um Fórum de Ideias e Soluções : O IX CONGRESUL não é apenas um congresso, mas um espaço de transformação. Com palestras, painéis e debates de alto nível, o evento será presidido pelo Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, que também assume a liderança da Comissão Científica.

No dia 28, a abertura oficial será do governador  Romeu Zema , em seguida terão várias atividades:



PALESTRA 1: A infraestrutura dos municípios dos lagos de Furnas e Peixoto na consolidação do turismo náutico, de negócios, cultural e lazer

  • Palestrante: Leônidas Oliveira – Secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais
  • Debatedores: Bianca Colepicolo – Coordenadora do Fórum Náutico Paulista, ex-secretária de Turismo de São Paulo; Rodrigo Paiva – CEO & Founder na Paiva Piovesan

  O presidente da EDERSUl, Braz Pagani e o secretário de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira

PALESTRA 2: Do campo à mesa: Uma agricultura familiar impulsionando o turismo rural e o turismo gastronômico

  • Palestrante: Otávio Maia – Presidente da EMATER
  • Debatedor: Ivan Carlos Gonçalves Fialho – Secretário Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Governador Valadares


PALESTRA 3: A comunicação para o desenvolvimento dos lagos de Furnas e Peixoto com o mercado e a comunidade

  • Palestrante: Jornalista Cláudio Oliva
  • Participantes: Jornalistas: Bárbara Botega, João Carlos Amaral, Sérgio Moreira, Eujácio Antônio Silva, Gabriela Nasser

PALESTRA 4: A importância do debate jurídico na modernização das outorgas e legislação dos lagos de Furnas e Peixoto

  • Palestrante: Jarbas Soares Jr – Procurador Geral de Justiça de Minas Gerais
  • Debatedores: Marília Carvalho de Melo – Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG; Bruno Freitas Campos – Diretor da Campos e Campos Advogados Associados
         Procurador Geral do Estado, Jarbas Soares Jr

PALESTRA 5: A importância do associativismo para o desenvolvimento dos lagos de Furnas e Peixoto

  • Participantes: Tereza Lemos (FECITUR), Flávia Araújo Badaró (ABIH/MG), Peter Mangabeira (ABAV/MG), José Eugênio Aguiar (SINDETUR), Roberto Luciano Fagundes (Conventions and Visitors Bureau)


PALESTRA 6: Política ambiental e de saneamento do estado de Minas Gerais voltada para a região sul mineira

  • Palestrante: Marília Carvalho de Melo – Secretária do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de MG
  • Convidado Especial: Jarbas Soares Jr – Procurador Geral de Justiça de MG
  • Debatedor: José Nelson de Almeida Machado – Engenheiro Consultor da EDERSUL e INTERÁGUAS

         Prefeito de Capitólio e vice-presidente da ALAGO, Cristiano Silva

Inscrições Abertas:
Os interessados podem garantir suas vagas no Sympla. Vagas limitadas!


Link: https://www.sympla.com.br/ix-congresul---congresso-sul-mineiro-de-municipios__2719122

 1º Lote: R$159,99 (até 22/11)

2º Lote: R$199,99 (até 28/11)

O IX CONGRESUL será uma oportunidade única de networking, aprendizado e alinhamento estratégico para o futuro do Sul de Minas. 

Clube Escarpas do Lago, Capitólio

Participe e faça parte dessa transformação!

domingo, 17 de novembro de 2024

Parceria entre Fecomércio e Casa do Turismo BH


A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur) oficializaram uma parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau, no dia 13 de novembro. O acordo, realizado na sede da Fecomércio, na capital mineira, visa impulsionar a atração de grandes eventos e aumentar a visibilidade turística de Belo Horizonte, colaborando para o desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Fundada em fevereiro de 2023 como uma associação sem fins lucrativos, a Casa do Turismo será apoiada pela estrutura da Fecomércio para intensificar suas atividades de promoção turística.


Para o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato, a parceria estratégica permitirá que a cidade se posicione como um importante destino de grandes shows, congressos e eventos internacionais. “Belo Horizonte precisa expandir sua capacidade de captar eventos de grande porte. Esse trabalho em conjunto com a Casa do Turismo será essencial para revigorar a visibilidade da nossa capital”, afirma Donato. A Casa do Turismo, com experiência na realização de eventos e iniciativas que impactam toda a cadeia do turismo local, agora contará com suporte direto da Fecomércio MG para ampliar suas ações.


                                   Reunião dos associados da Casa do Turismo



Segundo a presidente da Casa do Turismo ,Erica Drumond,  a união entre as instituições representa uma conquista esperada há 20 anos, com a qual a Fecomércio passa a reconhecer a relevância do turismo para o progresso de Belo Horizonte e de Minas Gerais. “Essa parceria é marcada por profissionalismo, ética e visão de longo prazo. Juntas, Fecomércio, Cetur e Casa do Turismo podem alçar Belo Horizonte a novos patamares, levando nossa capital para o cenário internacional”, destacou Erica Drumond.

O plano das entidades inclui também a promoção de estabelecimentos locais, como shoppings, restaurantes, museus e outros atrativos turísticos de Belo Horizonte, ampliando a oferta para o público que visita a cidade. “Com esse planejamento estruturado, vamos mobilizar empresas de todos os portes, fortalecendo o turismo local e atraindo novos consumidores”, completou Drumond, que reconhece Nadim Donato como peça-chave para a consolidação dessa união.

O turismo é um motor essencial para a economia de Belo Horizonte, gerando oportunidades e movimentando setores como bares, restaurantes, hotéis e o comércio em geral. Donato ressalta que o aumento na circulação de turistas não só incrementa a economia local, mas também traz novos investimentos para a cidade, beneficiando diretamente pequenas e médias empresas. “O turismo gera uma movimentação econômica intensa, atraindo recursos de fora e beneficiando mais de 92% dos pequenos e médios empresários da capital”, afirma.

Há 85 anos, a Fecomércio MG, que reúne o Sesc, Senac e sindicatos empresariais em Minas Gerais, atua em defesa do setor terciário do estado. Sob a liderança de Nadim Donato, a entidade representa mais de 740 mil empresas mineiras, contribuindo para a melhoria das condições de trabalho, promoção de benefícios e fortalecimento do comércio estadual em parceria com a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

sábado, 16 de novembro de 2024

Projeção para 2025 é de R$ 158 bilhões no turismo brasileiro

O turismo brasileiro vem sendo muito importante para o setor da economia nacional, na geração de emprego e renda. As empresas do setor turístico estão organizando, profissionalizando e planejando melhor os setores do trade do turismo, com isso o resultado está sendo positivo, com a movimentação do turismo interno intenso, além da previsão da chegada recorde de 7 milhões de turistas estrangeiros.
 Pelos estudos da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a  projeção é o turismo brasileiro  faturar R$ 157,74 bilhões entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, representando um crescimento de 1,7% em relação à temporada anterior. Esse período concentra a maior movimentação do setor e representa cerca de 44% da receita anual, crucial para a saúde financeira de empresas, principalmente micros e pequenas.

Conforme o Índice de Atividades Turísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o faturamento real já supera em 6,9% os níveis pré-pandemia. São Paulo (R$ 51,4 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 19,0 bilhões) e Minas Gerais (R$ 17,2 bilhões) concentram 55,5% das receitas projetadas.


A alta temporada beneficia múltiplos setores, gera empregos e impulsiona o consumo, elementos essenciais para o equilíbrio macroeconômico do País”, observa Tadros.

Com o crescimento do número de passageiros, tanto em voos nacionais quanto internacionais, a CNC prevê que os turistas destinem boa parte de seus gastos a bares e restaurantes (R$ 70,67 bilhões) e transporte rodoviário (R$ 37,55 bilhões). O transporte aéreo e a hospedagem também prometem bom desempenho, impulsionados pela queda recente de 21,1% nos preços das passagens, contrastando com o aumento superior a 50% nos anos anteriores.

A presença recorde de turistas estrangeiros é outro fator de impulso. Dados do Ministério do Turismo e da Embratur indicam que 5,9 milhões de estrangeiros visitaram o Brasil entre janeiro e setembro, com destaque para argentinos (1,4 milhão), norte-americanos (464 mil) e chilenos (420 mil), que juntos representam 51% dos visitantes internacionais. Até setembro, os gastos de estrangeiros somaram US$ 3,7 bilhões, um aumento de 14,8% em relação ao ano anterior.


 Diante da expectativa de aumento da receita, o setor turístico deverá demandar mais mão de obra formal entre outubro de 2024 e janeiro de 2025. A CNC projeta a criação de 76,5 mil vagas temporárias, o maior número desde 2015, quando foram criadas 85,2 mil vagas. Atualmente, o setor emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, um crescimento de 7,9% em comparação ao período pré-pandemia.

Segundo o economista da CNC responsável pelo estudo, Fabio Bentes, o setor mantém trajetória ascendente. “As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na economia.

As contratações nos setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que elevam as condições de trabalho”, afirma Bentes.

Espera-se que o segmento de alimentação lidere as contratações, com 54,2 mil vagas, seguido pelo setor de transportes (10,6 mil) e hospedagem (8,4 mil). O salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1.842, representando um aumento real de 1,9% frente ao mesmo período do ano passado.

 

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

BH Airport recebe selo de Aeroporto Verde

O BH Airport foi reconhecido, pelo quarto ano consecutivo, como um “Aeroporto Verde” pelo Conselho Internacional de Aeroportos (Airports Council International - ACI). A premiação foi concedida durante a conferência anual da ACI-LAC, ocorrida em Guadalajara (México), na última segunda-feira, dia 11 de novembro.


O ACI concede o selo aos aeroportos que se destacam com projetos que minimizam o impacto da operação no meio ambiente e promovem a sustentabilidade. Eles são avaliados em quatro critérios: envolvimento da alta administração do aeroporto; rentabilidade (custo-efetividade); benefício de sustentabilidade e inovação. 


O BH Airport foi reconhecido por seu projeto de Estação de Tratamento de Águas Cinzas, que permite a coleta e o reaproveitamento da água da chuva e de água cinza, proveniente das pias e chuveiros do terminal.

Daniel Miranda, ressalta que o selo reafirma o compromisso do terminal com a sustentabilidade. “No BH Airport, ESG é um tema estratégico. Mais do que uma sigla em nosso planejamento, ele está presente em nossa cultura e na prática das nossas operações. A Estação de Tratamento de Águas Cinzas é um exemplo do nosso esforço em integrar a sustentabilidade ao dia a dia, promovendo eficiência operacional e contribuindo para um mundo melhor. Estamos muito felizes em receber esse selo mais uma vez e vamos continuar trabalhando para elevar nossos padrões de sustentabilidade”, afirma.

Além do selo do ACI, o BH Airport foi reconhecido pela Anac, por dois anos consecutivos, como o aeroporto mais sustentável do Brasil. 

quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Santa Casa BH promove ações para celebrar o Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado hoje, dia 14 de novembro, é uma data de grande importância para a conscientização e prevenção da doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Estabelecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, a data busca alertar para os cuidados necessários no controle da glicemia, especialmente devido às complicações associadas ao diabetes, que incluem problemas cardíacos, renais, neurológicos, entre outros. 

Em Minas Gerais, a Santa Casa BH tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, oferecendo atendimento 100% SUS, por meio do seu Ambulatório Especializado. Como parte das comemorações, a instituição promove nesta semana dois eventos para reforçar a educação em saúde e a importância de um estilo de vida equilibrado no manejo da doença.

                              foto:Wander Veroni


No dia 13 de novembro, das 8h às 12h, foi promovido no Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH o simpósio “Pequenos Passos, Grandes Mudanças – Mantendo o Equilíbrio na Diabetes”. Voltado para profissionais de saúde da instituição, o evento trouxe palestras e rodas de conversa com especialistas renomados.

                     foto:Natalia Mansur

  

A programação incluiu uma introdução ao perfil de internação de pacientes com diabetes, ministrada pelo chefe do serviço de Endocrinologia da Santa Casa BH, Dr. Pedro Wesley, além de uma palestra da endocrinologista e coordenadora do Ambulatório, Dra. Janice Sepúlveda, sobre a importância da educação em diabetes e o acompanhamento ambulatorial. Outros temas abordados foram nutrição para pacientes com diabetes, cuidados com o pé diabético e manejo de crises como a cetoacidose diabética.

O encerramento foi marcado por uma roda de conversa com relatos de pacientes e especialistas, que compartilharam experiências pessoais, desafios e a importância do apoio contínuo.

Educação prática no Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de novembro, a celebração prossegue com um evento na Ala Amarela dos Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, com o mesmo tema, “Pequenos Passos, Grandes Mudanças – Mantendo o Equilíbrio na Diabetes”. Com foco na prática e no bem-estar dos pacientes, as atividades incluem orientações sobre contagem de carboidratos, flexibilidade alimentar, administração de medicamentos e monitoramento de insulina. Além disso, haverá um momento dedicado a exercícios físicos, com alongamentos e atividades dinâmicas para reforçar a importância do movimento na gestão da condição.

A expectativa é de que o evento reúna entre 70 e 100 pacientes, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. “Nosso objetivo é oferecer conhecimento e apoio para que os pacientes possam controlar a doença de forma mais eficaz e viver com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou a Dra. Janice Sepúlveda.

“O apoio da Santa Casa BH ao Novembro Diabetes Azul, com esses dois eventos, é um grande diferencial ao movimento em Minas Gerais. Como instituição com ambulatórios de referência em diabetes, nos orgulhamos de fazer parte dessa campanha”, destacou a Dra. Janice, reforçando o compromisso com a conscientização e o cuidado integral.

As ações promovidas pela gigante da saúde no estado reafirmam o compromisso da instituição com a saúde pública e a educação em diabetes, destacando a relevância de práticas de prevenção, cuidado e acolhimento em cada etapa do tratamento. Com essas iniciativas, a Santa Casa BH reafirma o seu compromisso em oferecer saúde de ponta para todos, garantindo acesso a cuidados de excelência e promovendo uma vida mais saudável e equilibrada para os pacientes.

Corrida noturna no BH Airport


Alegria, superação e encantamento. Esse foi o clima da Santander Track&Field Run Series, a 5ª edição da corrida que aconteceu no dia 9 de novembro, no BH Airport. Nem a chuva impediu que quase 4 mil atletas corressem numa das maiores pistas de pouso e decolagem do Brasil. Enquanto superavam seus próprios limites em percursos de 5 km e 10 km, os participantes se encantaram com o universo da aviação.

Os atletas começaram a chegar por volta das 22h30, aproveitando diversas ativações como massagem, foto 360º, degustação de café, tatuagem temporária, show musical, além de um aquecimento animado. A largada aconteceu às 2h15, período em que o terminal mineiro não tem operações de voo. Ao longo do percurso, os corredores tiveram acesso a pontos de hidratação e uma infraestrutura completa para garantir a segurança de todos.
 
Cada participante também recebeu um kit exclusivo, que inclui camiseta do evento, número de peito, chip para cronometragem e brindes especiais oferecidos pelos patrocinadores.

Ao final da corrida, os atletas com o melhor tempo subiram ao pódio e foram reconhecidos.

 

“A corrida foi um sucesso. Foi possível sentir a alegria e determinação dos atletas, que também ficaram encantados com a nossa pista, com os aviões que estavam estacionados e todo o universo da aviação. Eventos como esse aproxima mais o aeroporto das pessoas e lembra que esse é um ambiente de conexão, um lugar para encurtar distâncias, conectar destinos e construir memórias e vivências únicas”, afirma o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.

 
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.  

Aberta a inscrição do Congresul

 


Estiveram reunidos em Belo Horizonte, no dia 12 de novembro, no escritório Campos e Campos Advogado, representantes de vários setores que estão na organização do IX Congresul que será  realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Clube Campestre Escarpas do Lago , em Capitólio.


O evento terá participação do secretário  de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira , que será o presidente da Comissão Científica  Congresul, reunindo cerca de 1.000 pessoas.

Durante os  dias do evento. Serão debatidos diversos assuntos relativos a região sul mi eira na geração de empregos e renda, envolvendo gestores municipais, estaduais, federais, entidades e iniciativa privada, com a participação de autoridades responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas para  a região sul de Minas Gerais., que terá  a participação de  gestores municipais, estaduais e federais, entidades públicas e privadas, empresas de agronegócio, industriais, comerciais e tecnologia. entidades ambientais. universidades e fornecedores de tecnologia, entre outros setores da economia da região sul do estado, que tem o destaque na economia mineira com  155 municípios com cerca de 3 milhões de habitantes e um PIB de R$ 50 bilhões.

 A economia tem forte contribuição do agronegócio, com destaque para o café, cana de açúcar, piscicultura, café, azeites e vinhos de qualidade, laticínios e cervejas artesanais. Uma região pujante , se tornando  importante polo nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia, sendo uma referência nacional nas áreas de eletrônica, telecomunicações, computação e biomedicina, além das atrações turísticas com o lago de Furnas , um dos destaques dos destinos turísticos mineiro, nos segmentos de negócios, lazer, ecoturismo, religioso, cultural, gastronomia e náutica. O evento tem o apoio da SECULT ,governo estadual e patrocínio da CODEMGE.

Estão abertas as inscrições para o IX CONGRESUL - Congresso Sul Mineiro de Municípios! 

Participe desse encontro estratégico para o desenvolvimento regional! Com foco em sustentabilidade, inovação e cooperação entre os municípios, o IX CONGRESUL reunirá líderes, autoridades e profissionais para discutir temas essenciais para o Sul de Minas Gerais.

1º Lote: R$159,99 (até 22/11)

2º Lote: R$199,99 (até 28/11)

Garanta já sua inscrição, vagas limitadas!  Inscreva-se aqui no sympla abaixo :

https://www.sympla.com.br/ix-congresul---congresso-sul-mineiro-de-municipios__2719122

Local: Clube Escarpas do Lago, Capitólio.



 Participe das palestras, painéis e aproveite essa oportunidade de networking com grandes nomes de diversos setores.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Natal em Minas com 800 eventos em 450 municípios

 
Com uma programação diversa e descentralizada, o Natal da Mineiridade 2024 foi lançado dia 12 de novembro, no Palácio da Liberdade. O projeto, em sua terceira edição, integra as regiões do estado e conecta a capital ao interior, reforçando a identidade e estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma grande celebração que une tradição, fé e arte. Neste ano, a estimativa é de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023.
O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
                                                        fotos:Leo Bicalho

Cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança vão movimentar Belo Horizonte e as cidades do interior, entre os dias 29/11 e 6 de janeiro. Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%. 

“Esses resultados se devem a essa política pública continuada.
O Governo de Minas vem intensificando os seus investimentos, e, este ano, especialmente, haverá uma campanha publicitária que vai divulgar os diversos destinos mineiros, o que contribui para continuarmos esse crescimento forte e consolidarmos cada vez mais Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país também no Natal”, reforçou a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza.

Somente em Belo Horizonte, no ano passado, foram injetados R$ 2,5 bilhões, o que demonstra o potencial do Natal da Mineiridade para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) afirmou que a previsão para este ano é de aumento desse efeito na economia da cidade. “Essa ação do Natal de Mineiridade só vem aumentando o fluxo de pessoas, o que amplia também a expectativa de venda para nós comerciantes”.  


Destaques regionais - Em Belo Horizonte, o epicentro das celebrações será o Circuito Liberdade, com destaque para a iluminação da Praça da Liberdade e dos equipamentos culturais, como o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças. Outro eixo é o das cidades barrocas que integram o destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro, e se destacam pelas celebrações religiosas, combinando história, fé e turismo cultural.

Destinos como Monte Verde e Guaxupé (Sul de Minas), Itapecerica (Centro-Oeste), Paracatu (Noroeste), Barbacena (Serra da Mantiqueira), Poços de Caldas (Sudoeste), Igarapé (Campo das Vertentes) são outros exemplos da diversidade de atrativos encontrada no estado, que se consolida como um dos principais destinos de fim de ano do país.
 
Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas, o qual é realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A atualização do portfólio é diária, a partir das informações cadastradas pelos próprios municípios no portal Minas Gerais. No site, o visitante poderá conferir o local, o horário dos eventos e atrações, bem como obter dicas para viajar e aproveitar o Natal nos destinos mineiros.
 
Neste ano, o Cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas, iniciativa organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, também será feito no portal Minas Gerais. A ação contribui para a salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural do estado desde 2017.
 
Campanha Nacional Natal da Mineiridade  - Além da promoção dos eventos natalinos dos destinos mineiros, o Governo de Minas fará uma forte divulgação dos atrativos culturais, naturais e históricos do estado nas plataformas digitais voltadas ao público interno e externo, alcançando todos os estados e principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O objetivo é fortalecer Minas Gerais como um destino turístico completo e atrativo durante o período natalino, promovendo a cultura mineira, seu patrimônio histórico, as belezas naturais e o caráter acolhedor da mineiridade.
 
Praça da Liberdade  -  Prevista para ser inaugurada no dia 29/11, a iluminação cênica da Praça da Liberdade será assinada pelos organizadores da Festa da Luz. A abertura terá o acendimento das luzes, apresentações do Coral Black to Black com 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel. Ele receberá o público no Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal.
 
Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.
 
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado.
 
A programação oferecerá também concertos e cantatas, de quinta-feira a domingo, nas escadarias do edifício do Iepha (Prédio Verde) e do Palácio da Liberdade. Um show de drones no aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro, e o Coreto Musical, que será palco de apresentação de grupos e bandas também estão previstos. 

“O Natal da Mineiridade é sobretudo um momento de trazer alegria para os lares, para as famílias e para as pessoas que circulam na cidade. É um convite para viver a cidade na sua plenitude e nós da Fundação Clóvis Salgado estamos produzindo um evento que vai ser um marco na cidade, um evento que vai trazer muito mais luz, muito mais encantamento e alegria para Belo Horizonte”, acrescentou o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis.
 
Vila da Mineiridade
 
Outro ponto alto será a Vila da Mineiridade, na Alameda dos Despachos, que reunirá expositores com pratos mineiros e artesanato, além de um Papai Noel inflável de oito metros, criado pelo artista DMS, e iluminações especiais feitas pela ilustradora Marilda Castanha, capturando a magia do Natal. No Palácio do Natal também será possível visitar uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira.

Investimentos

O edital Natal da Mineiridade Cemig 2024 aprovou 26 atrações que serão realizadas em 25 cidades de diferentes regiões do estado. A divulgação da relação dos projetos selecionados foi feita na última quinta-feira (07/11). Os projetos incluem exposição de presépios, apresentações musicais e de dança, além da montagem de decorações e projeções luminosas de Natal. Além desses projetos, a Cemig está patrocinando o projeto de decoração e ocupação da Praça da Liberdade, do Palácio da Liberdade e arredores, na capital mineira, tanto no Natal quanto no Ano Novo. Para a execução de todas essas ações, a Cemig está direcionando cerca de R$10 milhões.

“A descentralização desses recursos com os projetos patrocinados chegando nas várias regiões do Estado contribuirá para divulgação dos roteiros turísticos de Minas, fomentando ainda mais o segmento que cresce a cada ano. Queremos que Minas se consolide também como um dos principais destinos de fim de ano do país”, sublinhou a Analista de Cultura da Cemig, Juliana Peixoto. 
 
Festa de encerramento  - A programação se encerrará no dia 6 de janeiro com o tradicional Encontro de Folias de Reis, com um cortejo até o Palácio da Liberdade, simbolizando a conexão do Natal com as manifestações culturais de Minas. Este evento reforça o estado como um destino turístico e cultural de destaque no Brasil, convidando mineiros e turistas a celebrarem juntos a mineiridade e o espírito natalino.