quarta-feira, 13 de novembro de 2024

Santa Casa BH promove ações para celebrar o Dia Mundial da Diabetes

O Dia Mundial da Diabetes, celebrado hoje, dia 14 de novembro, é uma data de grande importância para a conscientização e prevenção da doença, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Estabelecida pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1991, a data busca alertar para os cuidados necessários no controle da glicemia, especialmente devido às complicações associadas ao diabetes, que incluem problemas cardíacos, renais, neurológicos, entre outros. 

Em Minas Gerais, a Santa Casa BH tem desempenhado um papel fundamental nesse cenário, oferecendo atendimento 100% SUS, por meio do seu Ambulatório Especializado. Como parte das comemorações, a instituição promove nesta semana dois eventos para reforçar a educação em saúde e a importância de um estilo de vida equilibrado no manejo da doença.

                              foto:Wander Veroni


No dia 13 de novembro, das 8h às 12h, foi promovido no Espaço do Conhecimento da Santa Casa BH o simpósio “Pequenos Passos, Grandes Mudanças – Mantendo o Equilíbrio na Diabetes”. Voltado para profissionais de saúde da instituição, o evento trouxe palestras e rodas de conversa com especialistas renomados.

                     foto:Natalia Mansur

  

A programação incluiu uma introdução ao perfil de internação de pacientes com diabetes, ministrada pelo chefe do serviço de Endocrinologia da Santa Casa BH, Dr. Pedro Wesley, além de uma palestra da endocrinologista e coordenadora do Ambulatório, Dra. Janice Sepúlveda, sobre a importância da educação em diabetes e o acompanhamento ambulatorial. Outros temas abordados foram nutrição para pacientes com diabetes, cuidados com o pé diabético e manejo de crises como a cetoacidose diabética.

O encerramento foi marcado por uma roda de conversa com relatos de pacientes e especialistas, que compartilharam experiências pessoais, desafios e a importância do apoio contínuo.

Educação prática no Dia Mundial da Diabetes

No dia 14 de novembro, a celebração prossegue com um evento na Ala Amarela dos Ambulatórios Especializados Santa Casa BH, com o mesmo tema, “Pequenos Passos, Grandes Mudanças – Mantendo o Equilíbrio na Diabetes”. Com foco na prática e no bem-estar dos pacientes, as atividades incluem orientações sobre contagem de carboidratos, flexibilidade alimentar, administração de medicamentos e monitoramento de insulina. Além disso, haverá um momento dedicado a exercícios físicos, com alongamentos e atividades dinâmicas para reforçar a importância do movimento na gestão da condição.

A expectativa é de que o evento reúna entre 70 e 100 pacientes, proporcionando um ambiente de aprendizado e troca de experiências. “Nosso objetivo é oferecer conhecimento e apoio para que os pacientes possam controlar a doença de forma mais eficaz e viver com mais saúde e qualidade de vida”, afirmou a Dra. Janice Sepúlveda.

“O apoio da Santa Casa BH ao Novembro Diabetes Azul, com esses dois eventos, é um grande diferencial ao movimento em Minas Gerais. Como instituição com ambulatórios de referência em diabetes, nos orgulhamos de fazer parte dessa campanha”, destacou a Dra. Janice, reforçando o compromisso com a conscientização e o cuidado integral.

As ações promovidas pela gigante da saúde no estado reafirmam o compromisso da instituição com a saúde pública e a educação em diabetes, destacando a relevância de práticas de prevenção, cuidado e acolhimento em cada etapa do tratamento. Com essas iniciativas, a Santa Casa BH reafirma o seu compromisso em oferecer saúde de ponta para todos, garantindo acesso a cuidados de excelência e promovendo uma vida mais saudável e equilibrada para os pacientes.

Corrida noturna no BH Airport


Alegria, superação e encantamento. Esse foi o clima da Santander Track&Field Run Series, a 5ª edição da corrida que aconteceu no dia 9 de novembro, no BH Airport. Nem a chuva impediu que quase 4 mil atletas corressem numa das maiores pistas de pouso e decolagem do Brasil. Enquanto superavam seus próprios limites em percursos de 5 km e 10 km, os participantes se encantaram com o universo da aviação.

Os atletas começaram a chegar por volta das 22h30, aproveitando diversas ativações como massagem, foto 360º, degustação de café, tatuagem temporária, show musical, além de um aquecimento animado. A largada aconteceu às 2h15, período em que o terminal mineiro não tem operações de voo. Ao longo do percurso, os corredores tiveram acesso a pontos de hidratação e uma infraestrutura completa para garantir a segurança de todos.
 
Cada participante também recebeu um kit exclusivo, que inclui camiseta do evento, número de peito, chip para cronometragem e brindes especiais oferecidos pelos patrocinadores.

Ao final da corrida, os atletas com o melhor tempo subiram ao pódio e foram reconhecidos.

 

“A corrida foi um sucesso. Foi possível sentir a alegria e determinação dos atletas, que também ficaram encantados com a nossa pista, com os aviões que estavam estacionados e todo o universo da aviação. Eventos como esse aproxima mais o aeroporto das pessoas e lembra que esse é um ambiente de conexão, um lugar para encurtar distâncias, conectar destinos e construir memórias e vivências únicas”, afirma o CEO do BH Airport, Daniel Miranda.

 
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.  

Aberta a inscrição do Congresul

 


Estiveram reunidos em Belo Horizonte, no dia 12 de novembro, no escritório Campos e Campos Advogado, representantes de vários setores que estão na organização do IX Congresul que será  realizado nos dias 28 e 29 de novembro, no Clube Campestre Escarpas do Lago , em Capitólio.


O evento terá participação do secretário  de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira , que será o presidente da Comissão Científica  Congresul, reunindo cerca de 1.000 pessoas.

Durante os  dias do evento. Serão debatidos diversos assuntos relativos a região sul mi eira na geração de empregos e renda, envolvendo gestores municipais, estaduais, federais, entidades e iniciativa privada, com a participação de autoridades responsáveis pelo desenvolvimento de políticas públicas para  a região sul de Minas Gerais., que terá  a participação de  gestores municipais, estaduais e federais, entidades públicas e privadas, empresas de agronegócio, industriais, comerciais e tecnologia. entidades ambientais. universidades e fornecedores de tecnologia, entre outros setores da economia da região sul do estado, que tem o destaque na economia mineira com  155 municípios com cerca de 3 milhões de habitantes e um PIB de R$ 50 bilhões.

 A economia tem forte contribuição do agronegócio, com destaque para o café, cana de açúcar, piscicultura, café, azeites e vinhos de qualidade, laticínios e cervejas artesanais. Uma região pujante , se tornando  importante polo nacional de desenvolvimento industrial de alta tecnologia, sendo uma referência nacional nas áreas de eletrônica, telecomunicações, computação e biomedicina, além das atrações turísticas com o lago de Furnas , um dos destaques dos destinos turísticos mineiro, nos segmentos de negócios, lazer, ecoturismo, religioso, cultural, gastronomia e náutica. O evento tem o apoio da SECULT ,governo estadual e patrocínio da CODEMGE.

Estão abertas as inscrições para o IX CONGRESUL - Congresso Sul Mineiro de Municípios! 

Participe desse encontro estratégico para o desenvolvimento regional! Com foco em sustentabilidade, inovação e cooperação entre os municípios, o IX CONGRESUL reunirá líderes, autoridades e profissionais para discutir temas essenciais para o Sul de Minas Gerais.

1º Lote: R$159,99 (até 22/11)

2º Lote: R$199,99 (até 28/11)

Garanta já sua inscrição, vagas limitadas!  Inscreva-se aqui no sympla abaixo :

https://www.sympla.com.br/ix-congresul---congresso-sul-mineiro-de-municipios__2719122

Local: Clube Escarpas do Lago, Capitólio.



 Participe das palestras, painéis e aproveite essa oportunidade de networking com grandes nomes de diversos setores.

terça-feira, 12 de novembro de 2024

Natal em Minas com 800 eventos em 450 municípios

 
Com uma programação diversa e descentralizada, o Natal da Mineiridade 2024 foi lançado dia 12 de novembro, no Palácio da Liberdade. O projeto, em sua terceira edição, integra as regiões do estado e conecta a capital ao interior, reforçando a identidade e estimulando o intercâmbio cultural por meio de uma grande celebração que une tradição, fé e arte. Neste ano, a estimativa é de que 800 eventos sejam realizados em 450 municípios, o que representa aumento de 33% em relação ao total de ações culturais oferecidas em 2023.
O Natal da Mineiridade é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e da Fundação Clóvis Salgado, com patrocínio da Cemig e apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, da Associação Mineira de Municípios (AMM) e da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
                                                        fotos:Leo Bicalho

Cantatas, exposições, shows, presépios, apresentações teatrais e de dança vão movimentar Belo Horizonte e as cidades do interior, entre os dias 29/11 e 6 de janeiro. Em 2023, o Natal da Mineiridade foi responsável por gerar uma circulação de cerca de 3,2 milhões de pessoas. Para este ano é esperado um aumento do fluxo turístico em 20%, com uma média de ocupação hoteleira em 80%. 

“Esses resultados se devem a essa política pública continuada.
O Governo de Minas vem intensificando os seus investimentos, e, este ano, especialmente, haverá uma campanha publicitária que vai divulgar os diversos destinos mineiros, o que contribui para continuarmos esse crescimento forte e consolidarmos cada vez mais Minas Gerais como um dos principais destinos turísticos do país também no Natal”, reforçou a secretária de Estado Adjunta de Cultura e Turismo, Josiane de Souza.

Somente em Belo Horizonte, no ano passado, foram injetados R$ 2,5 bilhões, o que demonstra o potencial do Natal da Mineiridade para aquecer o comércio e impulsionar a economia da criatividade, gerando emprego e renda. O vice-presidente Administrativo e Financeiro da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) afirmou que a previsão para este ano é de aumento desse efeito na economia da cidade. “Essa ação do Natal de Mineiridade só vem aumentando o fluxo de pessoas, o que amplia também a expectativa de venda para nós comerciantes”.  


Destaques regionais - Em Belo Horizonte, o epicentro das celebrações será o Circuito Liberdade, com destaque para a iluminação da Praça da Liberdade e dos equipamentos culturais, como o Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal para as crianças. Outro eixo é o das cidades barrocas que integram o destino Cordilheira do Espinhaço, como Ouro Preto, Diamantina e Serro, e se destacam pelas celebrações religiosas, combinando história, fé e turismo cultural.

Destinos como Monte Verde e Guaxupé (Sul de Minas), Itapecerica (Centro-Oeste), Paracatu (Noroeste), Barbacena (Serra da Mantiqueira), Poços de Caldas (Sudoeste), Igarapé (Campo das Vertentes) são outros exemplos da diversidade de atrativos encontrada no estado, que se consolida como um dos principais destinos de fim de ano do país.
 
Para promover os 800 eventos e ressaltar a hospitalidade do mineiro, o portal Minas Gerais divulgará um portfólio dedicado às festividades natalinas, o qual é realizado com o apoio das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) e da Rede de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. A atualização do portfólio é diária, a partir das informações cadastradas pelos próprios municípios no portal Minas Gerais. No site, o visitante poderá conferir o local, o horário dos eventos e atrações, bem como obter dicas para viajar e aproveitar o Natal nos destinos mineiros.
 
Neste ano, o Cadastro do Circuito de Presépios e Lapinhas, iniciativa organizada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, também será feito no portal Minas Gerais. A ação contribui para a salvaguarda das Folias de Minas, reconhecidas como patrimônio cultural do estado desde 2017.
 
Campanha Nacional Natal da Mineiridade  - Além da promoção dos eventos natalinos dos destinos mineiros, o Governo de Minas fará uma forte divulgação dos atrativos culturais, naturais e históricos do estado nas plataformas digitais voltadas ao público interno e externo, alcançando todos os estados e principalmente São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O objetivo é fortalecer Minas Gerais como um destino turístico completo e atrativo durante o período natalino, promovendo a cultura mineira, seu patrimônio histórico, as belezas naturais e o caráter acolhedor da mineiridade.
 
Praça da Liberdade  -  Prevista para ser inaugurada no dia 29/11, a iluminação cênica da Praça da Liberdade será assinada pelos organizadores da Festa da Luz. A abertura terá o acendimento das luzes, apresentações do Coral Black to Black com 200 crianças, além de um cortejo do Circo Meia Noite e a chegada do Papai Noel. Ele receberá o público no Palácio da Liberdade, que se transformará no Palácio do Natal.
 
Entre os destaques da decoração estão o Pórtico Alameda Travessia, inspirado nas igrejas barrocas mineiras, e o Túnel de Luz, com animações criadas pelo MIR Estúdio, que guiam o público até o Palácio do Natal, onde uma grandiosa árvore de Natal e um presépio artesanal, da artista Anísia Lima, homenageiam o Vale do Jequitinhonha. A disposição dos elementos é inspirada na grandiosidade da Praça de São Pedro, no Vaticano. O presépio traz figuras com traços e vestimentas típicas de Minas Gerais, celebrando a identidade local junto com a universidade do espírito natalino.
 
Os jardins, a fonte e os canteiros da Praça da Liberdade receberão decoração que refletirá a diversidade cultural e as tradições natalinas de diferentes cidades, criando uma mostra vibrante e rica em detalhes que homenageiam a pluralidade do estado.
 
A programação oferecerá também concertos e cantatas, de quinta-feira a domingo, nas escadarias do edifício do Iepha (Prédio Verde) e do Palácio da Liberdade. Um show de drones no aniversário de Belo Horizonte, em 12 de dezembro, e o Coreto Musical, que será palco de apresentação de grupos e bandas também estão previstos. 

“O Natal da Mineiridade é sobretudo um momento de trazer alegria para os lares, para as famílias e para as pessoas que circulam na cidade. É um convite para viver a cidade na sua plenitude e nós da Fundação Clóvis Salgado estamos produzindo um evento que vai ser um marco na cidade, um evento que vai trazer muito mais luz, muito mais encantamento e alegria para Belo Horizonte”, acrescentou o presidente da FCS, Sérgio Rodrigo Reis.
 
Vila da Mineiridade
 
Outro ponto alto será a Vila da Mineiridade, na Alameda dos Despachos, que reunirá expositores com pratos mineiros e artesanato, além de um Papai Noel inflável de oito metros, criado pelo artista DMS, e iluminações especiais feitas pela ilustradora Marilda Castanha, capturando a magia do Natal. No Palácio do Natal também será possível visitar uma mostra com mais de 5 mil figuras de Papai Noel da colecionadora Maria Elvira.

Investimentos

O edital Natal da Mineiridade Cemig 2024 aprovou 26 atrações que serão realizadas em 25 cidades de diferentes regiões do estado. A divulgação da relação dos projetos selecionados foi feita na última quinta-feira (07/11). Os projetos incluem exposição de presépios, apresentações musicais e de dança, além da montagem de decorações e projeções luminosas de Natal. Além desses projetos, a Cemig está patrocinando o projeto de decoração e ocupação da Praça da Liberdade, do Palácio da Liberdade e arredores, na capital mineira, tanto no Natal quanto no Ano Novo. Para a execução de todas essas ações, a Cemig está direcionando cerca de R$10 milhões.

“A descentralização desses recursos com os projetos patrocinados chegando nas várias regiões do Estado contribuirá para divulgação dos roteiros turísticos de Minas, fomentando ainda mais o segmento que cresce a cada ano. Queremos que Minas se consolide também como um dos principais destinos de fim de ano do país”, sublinhou a Analista de Cultura da Cemig, Juliana Peixoto. 
 
Festa de encerramento  - A programação se encerrará no dia 6 de janeiro com o tradicional Encontro de Folias de Reis, com um cortejo até o Palácio da Liberdade, simbolizando a conexão do Natal com as manifestações culturais de Minas. Este evento reforça o estado como um destino turístico e cultural de destaque no Brasil, convidando mineiros e turistas a celebrarem juntos a mineiridade e o espírito natalino.



Parceria Fecomércio MG e Casa do Turismo de BH – Convention & Visitors Bureau




A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem da Fecomércio MG (Cetur)
 formalizam a parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte – Convention & Visitors Bureau. A Associação, que agora integra as duas entidades, desempenha um papel importante no desenvolvimento do turismo em nossa cidade. 

Com o ato de associação, a Fecomércio MG passa a ser uma parceira da instituição sem fins lucrativos que retoma as atividades com uma nova diretoria eleita. A Casa do Turismo funcionará no prédio da Fecomércio MG na capital. O objetivo da parceria é fortalecer o trabalho conjunto com a instituição de turismo que fará a captação de eventos diversos atuando para a promoção de Belo Horizonte.

Em fevereiro de 2023, o Convention & Visitors Bureau foi recriado na capital como Casa do Turismo de Belo Horizonte incorporando a antiga marca ao nome, agora como associação. Durante mais de 25 anos ininterruptos, o Convention Bureau & Visitors atuou como fundação que reunia empresários do setor de turismo e equipamentos para fazer a captação de eventos. Para a Fecomércio MG, a parceria é promissora.


"Como representante do setor do comércio de bens, serviços e turismo em Minas Gerais, a Fecomércio MG considera que é de vital interesse que a capital do nosso estado explore seu potencial turístico com a devida expertise.



Nossa localização estratégica no Sudeste e o melhor custo-benefício em relação aos serviços, em comparação com São Paulo e Rio, faz de Belo Horizonte um destino para o turismo de eventos muito competitivo”, avalia o presidente da Fecomércio MG, Nadim Donato.

O executivo da Casa do Turismo, Leonardo Nunes, especialista em turismo e gestão pública detalha: “a associação e parceria da Fecomércio-MG com a Casa do Turismo acontece em um momento importante de resgate da credibilidade e do reposicionamento da entidade junto ao mercado, com o objetivo claro de arregimentar as parcerias necessárias para ampliar a atração de eventos e incremento das receitas pelo consumo de serviços e movimentação do comércio.”

 Segundo dados da Casa do Turismo, Belo Horizonte é o segundo hub de malha doméstica no país, e terceiro em destinos totais, com 71 destinos operados pela Azul, atrás somente de São Paulo. A cidade conta com ampla estrutura hoteleira: 133 hotéis e mais de 14 mil leitos/quartos sendo a oferta qualificada e o tarifário competitivo.


 Fecomércio MG  - A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.

Há 85 anos fortalecendo e defendendo o setor, beneficiando e transformando a vida dos cidadãos.

Cordilheira do Espinhaço impulsiona turismo no Norte de Minas


Com 1,5 bilhão de anos, o Espinhaço é a única cordilheira do Brasil. Mas o entendimento de que a cadeia de montanhas forma uma paisagem natural e cultural integrada é recente. Foi somente em maio de 2021 que cinco municípios do Norte de Minas (Grão Mogol, Botumirim, Cristália, Itacambira e Turmalina), com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) Lago de Irapé e Sertão Gerais, se uniram para criar o Programa de Desenvolvimento Turístico Integrado Sustentável da Cordilheira do Espinhaço.


O programa foi criado para melhorar a infraestrutura e a qualificação turística das cidades cortadas pela cordilheira, reconhecida como Reserva da Biosfera pela Unesco.

Nascido com o apoio do Governo de Minas, por meio da SECULT MG e do IEF, além do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Serra do Espinhaço, Sebrae e Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), o projeto lançado em março de 2023 é, hoje, uma das iniciativas mais grandiosas do turismo nacional.
                            fotos: Gleisy Faria
Ao longo 1,2 mil quilômetros, 172 municípios mineiros, 21 IGRs e mais de cem unidades de conservação nacionais e estaduais são beneficiadas pelas ações de estruturação, capacitação e promoção, que já mostram resultados concretos.

Quem atesta é o secretário de Turismo de Grão Mogol, Ítalo Oliveira Mendes, que viu a participação econômica do turismo no PIB da cidade quase dobrar.

“A participação econômica foi de 3% para 5%. Os hotéis têm tido 100% de taxa de ocupação, principalmente nos finais de semana de visitação à experiência de enoturismo. O emprego formal no setor cresceu 50%, de janeiro de 2021 até 31/12/2023”, conta Ítalo.

 Cenário natural e cultural rico e diverso


Funcionando como um divisor natural entre a Mata Atlântica e o Cerrado, o Espinhaço detém 15% da biodiversidade brasileira. Cerca de 23% das espécies da fauna e flora são endêmicas, ou seja, só existem na região.

Um exemplo é Botumirim, habitat natural da rolinha-do-planalto, considerada uma das dez aves mais raras do mundo, razão pela qual a cidade se tornou um dos principais lugares de observação de aves do planeta.

Mas a riqueza também se estende pela paisagem cultural, conforme sublinha o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira.

“A América do Sul possui duas cordilheiras: a dos Andes e a do Espinhaço. Ela tem um poder muito grande na formação cultural e, claro, na natureza do nosso estado, devido ao reviramento de terra que originou, por exemplo, o ouro, as pedras preciosas e o minério. A Cordilheira do Espinhaço também possui elementos arqueológicos e uma ancestralidade pré-colombiana imensa”, explica.

É nesse cenário que estão o artesanato em barro do Vale do Jequitinhonha e o Sistema Agrícola Tradicional de Apanhadoras e Apanhadores de Flores Sempre-Vivas, por exemplo, ambos registrados como patrimônio imaterial pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

“Essa cordilheira agora se mostra como um novo destino turístico, com picos muito altos, cachoeiras, patrimônio histórico rico e, claro, com turismo verde”, complementa Leônidas.

Capacitação em alta

O aumento do fluxo de turistas tem aumentado o interesse da população por capacitação na área. É o que afirma a gestora da IGR Lago de Irapé e presidente da Associação da Cordilheira do Espinhaço, Poliana das Dores Soares Caldeira.

“A partir do momento que a comunidade viu que o turismo está sendo desenvolvido, as pessoas estão se interessando pelos cursos”, relata a gestora da IGR, formada por 18 municípios, dos quais 15 estão no território do Espinhaço. 

Para impulsionar essa qualificação, a Secult-MG, em parceria com a Sedese, promove formações como “Qualidade no atendimento ao cliente”, “Boas práticas para serviços de alimentação” e “Aperfeiçoamento em serviços de cozinha”, entre outras.

Para 2025, estão previstos cursos nas cidades de Salinas, Diamantina, Turmalina, Paracatu, Itambacuri, Janaúba, Montes Claros e Teófilo Otoni.

segunda-feira, 11 de novembro de 2024

BH Airport inaugura voo Belo Horizonte a Divinópolis

 capital mineira está ainda mais conectada ao interior do estado com a nova rota inaugurada no BH Airport no dia 11 de novembro. A partir de agora, os passageiros poderão viajar de Belo Horizonte a Divinópolis com dois voos diários operados pela Azul Linhas Aéreas, em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para 9 Clientes. O voo inaugural contou com cerimônia de corte de fita e brindes para os primeiros passageiros.

COO do BH Airport, Rodrigo Côrtes, destaca a importância do novo destino. “Divinópolis tem uma localização estratégica, por conta da ligação com várias partes do estado e outras regiões do Brasil, além de ser um polo econômico importante para o estado. Com essa nova rota, ampliamos ainda mais as possibilidades de conexão para os mineiros, que podem acessar rapidamente outros estados e países a partir do BH Airport”, afirma.

A nova rota chega para completar a oferta de destinos em Minas Gerais, alcançando 14 ao todo. “Minas Gerais é, hoje, o estado com mais conexões aéreas no país.

O fortalecimento dessas rotas locais reforça nosso compromisso em valorizar nosso estado e contribuir para o seu desenvolvimento”, afirma.
Além de Divinópolis, os destinos atendidos em Minas Gerais são: Araxá; Belo Horizonte; Governador Valadares; Ipatinga; Manhuaçu; Montes Claros; Paracatu; Patos de Minas; Salinas; Teófilo Otoni; Uberaba; Uberlândia e Varginha.
Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende a mais de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil. 

sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Empresa Mineira completa 15 Anos vendendo Queijo pela Internet

Nascia um pequeno negócio em novembro de 2009 – quando o acesso à internet ainda era discado, isso mesmo: dial up – e a internet a rádio estava começando a chegar nas montanhas altas e frias da pequena Alagoa, no Sul de Minas Gerais.


Foi para ajudar a escoar a produção de um pequeno produtor de queijos chamado Sô Batistinha que Osvaldo Filho fundou a Queijo D’Alagoa-MG com o apoio do SEBRAE.

Pioneirismo Premiado: Pioneira na venda de queijo pela internet no Brasil, a empresa mineira pautou o negócio em valorizar o produtor rural; agregar valor ao produto; movimentar a economia local; fomentar o turismo e preservar a cultura, história e tradição. E hoje é um case de sucesso da Locaweb e Tray Commerce.

Com mais de 50 Prêmios, nacionais e internacionais, a Queijo D’Alagoa-MG completa 15 anos neste mês de Novembro, que foi transformado em Mês do Queijo para celebrar o aniversário com condições especiais em todo o site*.

A parede da loja física em Alagoa está ficando pequena para comportar a quantidade de quadros com os certificados dos prêmios. Uma segunda unidade foi inaugurada ano passado em Passa Quatro-MG, às margens da Rodovia MG-158.


Vaga Aberta para Degustador de Queijo: Imagine receber em casa um kit com 4 cunhas de queijos do Clube do Queijo D’Alagoa-MG, em diferentes estágios de maturação, para degustar com a família.

Através do instagram da @queijodalagoamg será realizado um sorteio para escolher uma pessoa que será Degustador(a) de Queijo, independente da idade, cidade ou país. Para participar só é necessário que o internauta siga a empresa no instagram, que já está com quase 100K, e marque os amigos nos comentários do post oficial da vaga.

Queijos pro Futuro: Osvaldo acabou de se formar como Queijista, na Escola Brasileira de Queijistas, e acalenta o sonho de futuramente construir uma nova loja de queijos com cave de maturação subterrânea, uma queijaria-escola e um mini museu nas margens da Rodovia LMG-881, que liga Alagoa x Itamonte.

Atualmente a empresa é responsável por escoar a produção de 07 famílias de pequenos produtores de queijo e pretende ampliar o número de parceiros conforme a demanda dos clientes for crescendo.

“A vida é igual queijo. Quanto mais maturada: melhor!” comemora Osvaldo Filho. “Faltam palavras pra agradecer a Deus por chegarmos até aqui, olhar pra trás e ver tudo que construímos junto com os produtores, a equipe de colaboradores e nossos parceiros e clientes” finaliza.

SITE: www.queijodalagoa.com.br | SAC: 35 9988 5 6638

INSTAGRAM: www.instagram.com/queijodalagoamg/

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Festuris reúne o turismo do Brasil e 53 destinos internacionais

Começou no dia 7 de novembro, o 36º Festuris – Feira Internacional de Turismo. E os números desta edição que se inicia, sugerem uma boa comemoração, no comparativo com o ano passado, o crescimento é de 9%, confirmado no discurso oficial dos CEOs Eduardo Zorzanello e Marta Rossi. Houve ampliação no número de marcas novas que aderem ao Festuris para prospectar seus negócios, e de destinos internacionais que subiu de 40 no ano passado para 53 neste ano.

 Eduardo Zorzanello e Marta Rossi abriram oficialmente o Festuris 2024

“Quando nos perguntaram se a 36ª edição do Festuris iria acontecer, absolutamente seguros, respondemos que sim, porque muito mais do que esperança, nós nos sentíamos com o dever e o compromisso de ajudar o estado a recomeçar. E aqui estamos cumprindo o nosso propósito e mais, batemos a meta e crescemos, superando em 9% a edição de 2023”, pronunciou Marta.

“Batemos metas, ganhamos credibilidade do mercado, conquistamos e fidelizamos parcerias, atraímos novos expositores, mas, acima de tudo, conquistamos amigos, porque temos valores fortes, que começam em nossa base familiar e se estendem em nossos negócios”, reiterou Eduardo.

A solenidade de abertura foi realizada no Palácio dos Festivais e teve casa cheia, com representantes de todos os segmentos da engrenagem econômica do turismo. No palco, personalidades de expressão compuseram a mesa de honra com destaque para a presença feminina.

“Quando se fala em inclusivo, é preciso registrar, agradecer e aplaudir, as lideranças femininas que integram nosso palco na noite de hoje. É uma honra compartilhar este momento marcante de retomada do turismo gaúcho”, enfatizou. 

“O turismo não tem idade, não tem cor, não tem gênero, não tem ideologia, o turismo tem pessoas e é feito por pessoas. Sempre afirmamos que é a mais inclusiva das atividades econômicas”, sublinhou Eduardo. Ele também fez referência ao Espaço do Rio Grande do Sul que está concentrando na mesma área os destinos do estado. “Conseguimos algo que buscamos há tanto tempo, que é unir os destinos do nosso estado, colocamos Gramado e Canela lado a lado, serra, campanha e fronteira unidos”, disse.

Marta recordou os momentos de resiliência pós tragédias climáticas. “Para quem, como nós, viveu momentos de angústia há seis meses, este é um momento de celebração. O Rio Grande do Sul está de pé e o mundo turístico está reunido em Gramado, aqui no nosso Rio Grande do Sul”, falou Marta sob fortes aplausos.

Após o discurso dos CEOs do Festuris, também se manifestaram o vice-ministro da República Dominicana, país convidado de honra deste ano, Roberto Henriquez, a chefe de assistência técnica do Ministério do Turismo, Bárbara Sá, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o secretário estadual de Turismo, Ronaldo Santini, e o prefeito de Gramado Nestor Tissot.

 REIMAGINANDO O AMANHÃ - Durante a solenidade, Eduardo e Marta também apresentaram a nova identidade visual do Festuris e o tema da 37ª edição: Reimaginando o Amanhã.


No ano que vem, o Festuris acontece de 6 a 9 de novembro.

A identidade visual do Festuris 2025 foi criada para destacar o papel do evento como um espaço de inovação e futuro no turismo. O azul representa o horizonte de novas possibilidades, trazendo confiança e estabilidade para o setor. Já o laranja, vibrante e energético, simboliza a paixão e a criatividade que impulsionam o turismo. O branco completa a paleta, criando um espaço de equilíbrio e clareza para novas ideias e soluções.

O logo do Festuris foi trazido para o universo tridimensional. A dimensão 3D adiciona profundidade, refletindo a multiplicidade de perspectivas, como permite variações visuais que enriquecem a comunicação e se adaptam a diferentes contextos.

“Somos muito mais que uma feira de conexões e negócios, somos uma plataforma de experiências com foco nos negócios e nas pessoas. Buscamos ouvir o trade turístico e suas dores, para entregar um grande evento. Com certeza esta é uma das razões pelas quais o Festuris é tratado pelo trade como o evento de turismo mais querido do Brasil”, finalizou Marta.


Na abertura, espaço para culturas gaúcha e dominicana

O 36º Festuris vai ter ações culturais em diversos espaços do evento. Uma prévia foi presenciada na solenidade de abertura. Na cerimônia teve uma demonstração da cultura gaúcha e um espetáculo internacional.

O Balé Folclórico do Ministério de Turismo da República Dominicana deu um show de graça e beleza, recepcionando os convidados no Palácio dos Festivais. O grupo apresentou o merengue tradicional e outros ritmos como bachata e mangulina. A República é o País Convidado desta edição do Festuris.


Dança, música e percussão - A Darte Entretenimento, de Canela, também deu um show de expressividade com o espetáculo “Os Gaúchos: do Festuris, da História, Cultura e Tradição” que teve dança, música e percussão.


O show foi uma demonstração do “Festival Gaúchos”, evento que nasceu este ano em Gramado com o objetivo de apresentar a força e a cultura do povo gaúcho a todo Brasil. A apresentação destaca a garra e resiliência do povo gaúcho.

O Hinos Nacional Brasileiro, cantado por Pedro Coppeti, Daniela Gottschalk, Taine Dufau e Juliano Bolfe. E o Hino Riograndense foi entoado com emoção por Manuela Laranjeira, de 11 anos.


Festuris teve noite de homenagens

A concorrida cerimônia de abertura do 36º Festuris - Feira Internacional de Turismo, teve momentos de muitas emoções e reconhecimentos a pessoas que tem contribuído para o crescimento do Festuris e tem desenvolvido ações que engrandecem o setor de turismo no país.


Prêmio internacional para Festuris e Marta Rossi

Durante a cerimônia foi entregue o Prêmio da FIASET - Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas para Marta Rossi e ao Festuris. A premiação denominada “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade” foi divulgada pelo Comitê de Turismo Sustentável durante o Congresso anual da entidade, realizado de 14 a 18 de outubro na República Dominicana. O troféu foi entregue por Jussara Yanes Leite , da mesa diretora da FIASEET, e por Rosane Ávila, presidente da AFEET RS (entidade que fez a indicação para a premiação) e foi recebida pelos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello.


Troféu Cores para Maria do Céu

A empreendedora, produtora cultural, psicóloga e sexóloga Maria do Céu, de Recife (PE) foi homenageada com o Troféu Cores do Turismo.

                         Fotos: Festuris Gramado/Divulgação


A distinção é concedida a personalidades com expressiva atuação no fomento e desenvolvimento do turismo, especialmente o inclusivo. 

Maria do Céu conhece o potencial turístico e cultural de Recife e região e sempre vislumbrou o seu desenvolvimento. No seu currículo destacam-se atuações como produtora cultural e empreendedora da noite LGBTQIA +. Há 22 anos ela atua no Grupo Metrópole, um dos templos da diversidade e da luta pelos direitos humanos no Nordeste. É considerada a Fada Madrinha LGBTQIA + e incentivadora da Parada da Diversidade de Recife, desde a sua primeira edição em 2003.

Ela foi representada na solenidade de entrega por Diogo Beltrão, diretor de Comunicação e Marketing da Empetur. Nesta edição do Festuris, o Espaço LGBT completou 15 anos, sendo a feira de negócios turísticas pioneira na apresentação e debate desta causa no Brasil.

Foto: Cores do Turismo


Abraço nos Amigos do Festuris

Os Amigos do Festuris receberam troféus em reconhecimento ao apoio que sempre ofereceram ao evento. A gratidão do Festuris é um dos momentos mais tradicionais da solenidade de abertura.


Os homenageados foram:

CARLOS PRADO - Grupo Tour House

DENISE HOLLEBEN - Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves

FERNANDA STURMER - Turistur Turismo

GENINHO GOES - BNT Mercosul 

LIZANDRA PAJACK - AVIAREPS

LUIS CARLOS SILVEIRA - Kurotel Clínica Spa Médico

NALDO GOES - Conecta

ROSANI AGUIAR - New Age Tour

TONI SANDO - Unedestinos

VINICIUS LUMMERTZ - LG17 e Grupo Wish

Foto: AMigos do Festuris


Prêmio aos Embaixadores

Um dos projetos mais expressivos do Festuris é o Embaixadores, que reúne agentes do trade turístico que motivam a participação dos profissionais do setor no evento. Este ano, os Embaixadores destacados foram Luciano Teixeira (Lucky), pelo segundo ano consecutivo, e João Medeiros.

Homenagem à Revista Panrotas

O Festuris e a ABAV-RS entregaram ao jornalista José Guillermo Condomí Alcorta (fundador) e ao CEO da Revista Panrotas, José Guilherme Alcorta, um troféu em reconhecimento pelos 50 anos da publicação, fundada em 1974. A honraria foi entregue por Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris, e pelo presidente da ABAV-RS, João Machado, e pela vice-presidente da entidade, Rita Vasconcellos.