Com raízes nas manifestações populares espontâneas, o
Carnaval de Belo Horizonte é reconhecido por sua essência democrática e plural,
que atrai milhões de foliões e se espalha por todas as regiões da cidade.
Consolidado como uma das melhores festas de rua do país, o evento destaca-se
por sua diversidade e inclusão, representando um dos principais produtos
turísticos da capital mineira. Em 2026, o Carnaval de Belo Horizonte ocorrerá
entre os dias 31 de janeiro e 22 de fevereiro.
A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur,
publicou dia 23 de setembro, o Edital de Cotas de Patrocínio para o Carnaval de
2026. As empresas interessadas em participar do chamamento deverão entregar um
envelope único, contendo a documentação exigida e o projeto comercial, na sede
da Belotur (Rua Espírito Santo, 527, Centro), a partir de hoje até às 14h do
dia 7 de outubro, quando será realizada a sessão de abertura das propostas.
foto: Bruno Figueiredo / Acervo Belotur
A entrega dos documentos poderá ser feita nos dias úteis, de
segunda a sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 17h. Todas as regras e
critérios de participação estão disponíveis no regulamento publicado no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
Poderão participar do edital pessoas jurídicas de
direito público ou privado, de forma direta ou como “agência de captação”. Para
o agente captador, será repassado uma taxa de remuneração equivalente a 10% sob
o montante total obtido.
O Edital de Patrocínio do Carnaval de Belo Horizonte 2025
conta com cotas de investimento financeiro. Serão quatro chancelas de
patrocínio, totalizando oito cotas, conforme a seguir:
APRESENTA: 1 cota disponível, no valor mínimo de
R$10 milhões, sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela “Apresenta” e
mais 5 marcas sob a chancela “Patrocínio”.
PATROCÍNIO MASTER: 1 cota disponível, no valor
mínimo de R$5 milhões de reais, sendo possível a ativação de 1 marca sob a
chancela “Patrocínio Master” e 1 marca sob a chancela “Patrocínio”.
APOIO: 2 cotas disponíveis, no valor mínimo de
R$2 milhões cada; sendo possível a ativação de 1 marca sob a chancela
“Apoio”.
COLABORAÇÃO: 4 cotas disponíveis, no valor
mínimo de R$500 mil reais cada; sendo possível a ativação de 1 marca sob a
chancela “Colaboração”.
A marca que for ativada na chancela ‘Apresenta’, terá
exclusividade de visibilidade, frente a outras empresas concorrentes do mesmo
segmento. Entre as outras contrapartidas também está a possibilidade de os
patrocinadores realizarem ações fixas e volantes de exploração de publicidade
em espaços públicos da cidade em determinados dias, disponibilizadas de acordo
com cada cota de patrocínio. Todas as contrapartidas referentes a cada chancela
apresentada estão no edital, que pode ser conferido no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte.
“O Carnaval de Belo Horizonte é uma celebração popular,
acessível e sustentável, que a cada edição reforça sua importância cultural e
econômica para a cidade. Na última edição, alcançamos recordes em diversos
indicadores: tivemos mais foliões nas ruas, mais negócios gerados para a
economia e garantimos um ambiente mais seguro e divertido para todos,
especialmente para as mulheres”, afirma Bárbara Menucci.
Para ela, o Carnaval de Belo Horizonte é um movimento que se
fortalece quando diferentes setores se unem para cocriar a folia, garantindo
que a cidade siga crescendo como referência cultural e turística. “Para
alcançar resultados ainda melhores, precisamos de parceiros que queiram
desenhar a festa conosco — de forma planejada, antecipada e estruturada —
garantindo conforto, segurança e incentivando a presença tanto de turistas
quanto de moradores da cidade”, completa Bárbara.
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