Gramado está prestes a viver um novo capítulo de valorização de sua história e identidade cultural com o Projeto Hortênsias - uma iniciativa que vai muito além de ampliar o embelezamento da cidade. No dia 29 de setembro, o Hotel Bavária em Gramado recebeu imprensa e autoridades locais para a apresentação dos padrinhos e madrinhas do projeto.
Os 14 nomes que formam o grupo de madrinhas e padrinhos foram apresentados para a sociedadeSão 14 personalidades gramadenses que irão apadrinhar o projeto, contribuindo para o trabalho de uma educação voltada ao turismo e à hospitalidade. Entre as madrinhas está o nome de Iraci Casagrande Koppe, de 93 anos, ela foi a primeira rainha das Hortênsias, eleita em 1958, ano da primeira Festa das Hortênsias. Jussara Hoppner, proprietária do Mini Mundo, o ex-prefeito de Gramado Pedro Bertolucci, e a major Cláudia Maldaner também fazem parte do grupo.
O atual secretário de Agricultura, Eliezer Lima, a secretária de Educação, Simone Tomazelli, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e a proprietária do Hard Rock Café, Gabriela Michaelsen, juntos com Maria Helena Acorsi Willrich, o professor Daniel, o professor Romeu Riegel, a artista Rita Gil, e os jovens Matheus Tomazelli e Gabriela Thoen Krause formam o grupo de 14 nomes.
Fotos: Gustavo Mirolli/Festuris
O lançamento oficial do projeto Hortênsia está programado para
ocorrer durante o 37º Festuris - Feira Internacional de Turismo, em novembro,
dentro do tradicional Espaço Luxury, o projeto propõe um movimento de resgate
da essência gramadense, tendo como inspiração a flor que transformou a cidade
em um dos destinos turísticos mais encantadores da América do Sul: a hortênsia.
PROJETO HORTÊNSIA - Idealizado pela empresária Beatriz Gehlen, com curadoria
de Luciana Thomé e realização da Rossi & Zorzanello, o projeto visa
fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade, conectando o passado, o
presente e o futuro de Gramado por meio de ações educativas, culturais e
sociais e, naturalmente, aliando tudo à economia do turismo que tornou o
destino em referência mundial.
Um dos pilares do Projeto Hortênsias é a integração com a rede de
ensino da cidade. Alunos das escolas gramadenses participarão de atividades que
incluem a distribuição de materiais didáticos, oficinas e conteúdos sobre a
importância da hortênsia como símbolo local e do bem receber os visitantes. A
iniciativa visa construir um legado cultural desde a infância, conectando
gerações por meio da flor que moldou a identidade da cidade.
Além disso, estão previstas ações de plantio de hortênsia, criação
de um livro infantil e um jogo pedagógico, reforçando o compromisso com a
educação e a valorização do conhecimento local.
“A hortênsia foi o arranque para o desenvolvimento econômico de
Gramado”
A frase é de Marta Rossi, CEO da Rossi e Zorzanello e do Festuris.
Com ações programadas ao longo de todo o ano, o Projeto Hortênsias se propõe a
ser muito mais que uma celebração estética. “É uma ação de resgate profundo,
emocional e social, que pretende reacender o orgulho de ser gramadense e deixar
um legado duradouro para as próximas gerações”, enfatiza Marta.
“Conheci Gramado com quinze anos. Minha impressão de encanto foi
imensa, as hortênsias estavam em flor. Para mim, a cidade dos sonhos. Meu
desejo é que Gramado e comunidades vizinhas que fazem parte da região, se unam
num mesmo objetivo: tornar a região cada vez mais linda e mais repleta de
hortênsia. A união faz a força, vamos ensinar os pequenos e os mais adultos a
importância do bem receber e da nossa flor símbolo”, comenta a idealizadora do
projeto, Beatriz Gehlen, de 87 anos.
“O que queremos é criar um movimento de resgate e valorização da
identidade do turismo e da hospitalidade gramadense, inspirados na hortênsia.
Essa é uma iniciativa que une tradição, inovação e educação, com o olhar
voltado para um futuro sustentável e culturalmente enraizado”, enaltece a
curadora Luciana Thomé.
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