A expectativa do Brasil receber mais de 8 milhões de turistas estrangeiros esse ano está animando o setor do trade turístico em todo o país. O turismo internacional no Brasil vive um momento histórico. Entre janeiro e junho de 2025, o país recebeu 5.332.111 turistas estrangeiros – um crescimento de 48,2% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado da série histórica para o primeiro semestre.
O número representa 77,3% da meta prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027 para este ano, que projeta a entrada de 6,9 milhões de visitantes internacionais. Se o ritmo for mantido, o Brasil poderá ultrapassar, já em 2025, a meta de 8,1 milhões de turistas originalmente estabelecida para 2027.
Apenas no mês de junho, 444.882 estrangeiros desembarcaram
no país, um aumento de 33,8% (112.408 chegadas) na comparação com junho de
2024.
Esses recordes são fruto de investimentos em infraestrutura,
ampliação da malha aérea, capacitação de profissionais e ações estratégicas de
promoção internacional. O Brasil tem atrativos únicos: natureza exuberante,
cultura diversa e uma gastronomia rica. E, com a presença cada vez maior do
país no cenário global, mais estrangeiros continuarão escolhendo o Brasil como
destino.
Os dados da Polícia Federal mostram que entre o principais países emissores, a Argentina lidera com 2.323.891 visitantes no semestre, seguida por Chile (442.993) e Estados Unidos (410.189).
Os dados evidenciam a força da integração regional no cenário do turismo brasileiro, desempenho que reforça a estratégia do "Plano Brasis" - Plano Internacional de Marketing do Turismo do Brasil, iniciativa da Embratur em parceria com o Ministério do Turismo, que tem como objetivo consolidar destinos brasileiros nesses mercados-chave e reposicionar a imagem do Brasil no exterior. A ação, que mira resultados até 2028, busca valorizar a diversidade cultural, natural e regional do país, promovendo uma imagem plural e sustentável do turismo nacional.
Coluna Minas Turismo Gerais Jornalista Sérgio Moreira
@sergiomoreira63 informações para a coluna enviar para
sergio51moreira@bol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário