Momentos em Budapeste e Praga
por Leonardo Perez
Passamos alguns dias na fria (10 graus) Budapeste, capital da Hungria, neste período em que as árvores ficam sem cores e folhas. O Rio Danúbio divide Buda (mais elitizada) e Peste (mais turistico). O transporte público funciona bem com o metrô, bonde elétrico e ônibus. A escada rolante do metrô é extensa e rápida. O serviço de táxi e Uber também tem grande aceitação e credibilidade .
O lado Peste é mais plano e podemos presenciar muitos moradores com bicicletas e os jovens aproveitando os patinetes elétricos motorizados. A segurança pública está funcionando bem e sem incidentes maiores .
Presenciamos uma passeata com centenas de manifestantes na região central e constatei que muitos dos policiais que estavam acompanhando portavam câmeras digitais ao invés de arma.
A hospedagem possui um bom custo benefício . Existe uma verdadeira cidade subterrânea com lojinhas comerciais , principalmente com massagem. Vida noturna agitada e cara onde recomendo o bar Simpla "com ruínas do período pós guerra", muitas luzes e animação no bairro gótico. A culinária é diversificada com lãngos (pizza frita) e goulash (carne com legumes). A sobremesa Chiminey cake que é uma casquinha com sabor de rosca e sorvete é deliciosa. O chopp Borsodi é muito saboroso e vale experimentar a Palinca que é uma cachaça regional . Existem vários passeios turísticos : Parlamento , Palácio de Buda, Praça dos Heróis, Basílica Santo Estavan, etc. A comunicação não é fácil já que o inglês e espanhol são pouco utilizados nesta região . Vou dar uma "ajudinha" já que o obrigado é "simples" : Kõszõnõm .
A cidade de Praga, capital da República Checa, encanta até os visitantes mais exigentes pelo ambiente medieval acompanhado de um frio (6 graus) que deixa as pessoas mais românticas e apaixonadas. Existem várias lojas de venda de produtos cannabis.
No transporte público o bonde elétrico combina muito com a "Cidade Dourada". Um ótimo local que também atende os apreciadores de cerveja que me incluo.
O estilo Pilsen é o mais apreciado no mundo e surgiu neste local. Visitar cervejaria Urquell é conhecer o primórdio da cerveja pilsen de cor dourada, límpida e brilhante. Para a turma das compras a grande atração é a rede Primark que possui três andares com valores bem interessantes . Um das cozinhas regionais que deve ser visitada é o Lakal.
Dicas de prato são o frango com maionese e batata com queijo assado acompanhados de chopp 500ml. Os atendentes são super simpáticos e sorridentes . Uma cidade que parece um labirinto com muitas avenidas largas mas também com muitas vielas, ruas estreitas que dão muita emoção nos passeios .
Como mineiro "não gosta de perder o trem' ou horário uma das atrações turísticas imperdíveis é o relógio astronômico porque em horas exatas temos agradável surpresa de ver os doze apóstolos. Os mais detalhistas vão prestigiar um imponente Galo de ouro no topo do relógio
Nenhum comentário:
Postar um comentário