Certificar empresas, estabelecimentos comerciais e destinos turísticos, como cidades e vilas é a proposta do selo Turismo Verde Minas, instrumento lançado pelo Governo de Minas, no dia 24 de outubro, no primeiro dia da feira de turismo BTM - Brazil Travel Market, sediada em Fortaleza, no Ceará. A iniciativa foi concebida pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e integra o Plano Diretor do Turismo Verde, o qual alinha as políticas públicas estaduais para o setor turístico às diretrizes globais voltadas ao desenvolvimento sustentável e à preservação do meio ambiente.
Ao certificar espaços que atendam aos critérios rigorosos de sustentabilidade, o selo também contribuirá para a estruturação da Rota Verde, a partir do mapeamento e da promoção do ecoturismo no estado.
“O selo vai proporcionar uma valorização do meio ambiente com geração de emprego e renda qualificada para a população de Minas Gerais. Essa é uma nova etapa e um novo desafio que o Governo de Minas enfrenta nos próximos anos: mostrar que nós vamos continuar crescendo e apresentando uma Minas cada vez mais bonita, ecologicamente mais correta e mais gostosa de se conhecer pelo povo encantador e pela cozinha maravilhosa”, ressaltou o vice-governador Professor Mateus Simões, durante o evento.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira também ressaltou que a iniciativa vai ao encontro das expectativas dos visitantes. “Uma pesquisa recente divulgada pela Embratur mostra que 95% das pessoas quando decidem viajar preferem ir para um destino que cuida da natureza. Então, o selo vai contribuir para criar uma verdadeira corrente, incentivando o trade turístico, as redes hoteleiras, os hóspedes a terem esse cuidado com a preservação do meio ambiente”, pontuou.
O selo Turismo Verde Minas foi apresentado ao público no estande de Minas Gerais pelo diretor de Administração e Finanças da Codemge, Lincoln de Farias. “Esse selo terá um processo de certificação que está em validação e esse processo acontecerá por meio de um edital. A ideia é que nós criemos, de fato, elementos que incentivem os estabelecimentos comerciais e demais instrumentos de turismo e gastronomia que se preocupam um pouco mais com a sustentabilidade. Eles vão receber essa certificação, que deverá obedecer a critérios rigorosos, com o objetivo de promover um turismo sustentável”, explicou Farias.
Estande de Minas Gerais - O estande organizado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apresenta, até esta sexta-feira (25), uma programação especial com destaque para a promoção do turismo verde, o qual concilia o desenvolvimento do setor com a sustentabilidade, estimulando a preservação do meio ambiente e dos patrimônios históricos em sintonia com as comunidades locais.
O próprio espaço, a partir da escolha das cores e dos elementos gráficos que fazem alusão a formas orgânicas, transmite essa mensagem, sendo o estande inspirado, especialmente, na Cordilheira do Espinhaço, a única existente no Brasil, e na Serra da Mantiqueira.
Produtos e Rotas Turísticas - Nos dois dias da BTM, coexpositores participam do estande promovendo roteiros que se relacionam com esses destinos, por exemplo, atividades ligadas ao ecoturismo como Tour de Bike pela Estrada Real (Cordilheira do Espinhaço) e passeios e trilhas em cachoeiras de Baependi (Serra da Mantiqueira). Há destaque também para a cozinha mineira com a apresentação da Rota do Queijo Terroir Vertentes, que abrange 14 cidades, dentre elas Lagoa Dourada, São João del-Rei e Tiradentes, e a Rota dos Cafés do Sul de Minas, sendo esta desenvolvida em parceria com o Sebrae. Ela contempla seis municípios da maior região produtora de café do mundo: Três Pontas, Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Varginha, Carmo de Minas, Caxambu e Cruzília.
Outro destaque é a Rota das Artes, concebida também em parceria com Sebrae e voltada para impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar emprego e renda em oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas, Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades estão divididas em três destinos, que oferecem, ao todo, 16 experiências. No novo roteiro, os turistas têm acesso à arte barroca, modernista e contemporânea, em atrações que proporcionam o envolvimento do visitante. É possível até mesmo confeccionar, com a ajuda de artesãos, uma peça única e exclusiva de cerâmica.
Cozinha Viva - Um dos destaques do eixo Cozinha Viva foi a participação do vice-governador Professor Mateus Simões, que apresentou a receita "Frango com creme de milho e queijo do Serro" ao lado da chef Carolina Fadel, no dia 24, a partir das 13h30.
fotos: Leo Bicalho
Além disso, a Secult e o Sebrae Minas promovem duas rodadas de Cozinha Viva comandadas pela chef Carolina Fadel e pelo bartender Leonardo Gomes, que utilizarão ingredientes típicos da cozinha mineira. A ação faz parte do programa Prepara Gastronomia.
Ainda na Cozinha Viva, há As Quitandas do Vale do Lítio sendo apresentadas pela chef Alana Sena.
Lançamento nacional do Plano Diretor do Turismo Verde - Dia 24 de outubro, foi realizado também o lançamento nacional do Plano Diretor do Turismo Verde. Esta é uma iniciativa do Governo de Minas, a partir da articulação entre as secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Secult), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto com a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O objetivo é o desenvolvimento de políticas públicas alinhadas com as melhores práticas globais de sustentabilidade, incentivando um turismo responsável e ambientalmente consciente.
O Plano se baseia em diversas ações, dentre elas a campanha de conscientização “Minas Verde”, direcionada a turistas, empreendedores e gestores públicos, projetos de educação ambiental, incentivos fiscais para municípios e estabelecimentos turísticos que adotarem medidas ambientais. Há também a criação do Selo Verde Minas para cidades, vilas, estabelecimentos que sigam rigorosos critérios de sustentabilidade, implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota Verde, com o mapeamento e a promoção de rotas de ecoturismo em Minas Gerais.
Outro braço de atuação é uma ampla divulgação para mostrar o impacto das iniciativas verdes, capacitação e formação técnica, apoio logístico para gestores públicos interessados em aplicar soluções sustentáveis em suas cidades, e parcerias estratégicas com prefeituras, universidades, IGRs, empresas de energias limpa, startups e instituições ambientais, além de agências de turismo e operadores.
Ações de promoção também estarão articuladas com as campanhas de fim de ano do Governo de Minas, como Natal da Mineiridade e Virada da Liberdade, e se estenderá ao longo de 2025, incorporando a folia mineira em 2025 com o projeto Carnaval Verde, que visa integrar turismo e sustentabilidade.
Vale ressaltar que Minas Gerais está na terceira colocação dos estados brasileiros na execução das metas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), os quais foram criados para ser um guia para setores público e privado colocarem em prática as transformações necessárias até 2030 no âmbito do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
foto:leo Bicalho
Ao certificar espaços que atendam aos critérios
rigorosos de sustentabilidade, o selo também contribuirá para a estruturação da
Rota Verde, a partir do mapeamento e da promoção do ecoturismo no estado.
“O selo vai proporcionar uma valorização do meio ambiente com geração de emprego e renda qualificada para a população de Minas Gerais. Essa é uma nova etapa e um novo desafio que o Governo de Minas enfrenta nos próximos anos: mostrar que nós vamos continuar crescendo e apresentando uma Minas cada vez mais bonita, ecologicamente mais correta e mais gostosa de se conhecer pelo povo encantador e pela cozinha maravilhosa”, ressaltou o vice-governador Professor Mateus Simões, durante o evento.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira também ressaltou que a iniciativa vai ao encontro das expectativas dos visitantes. “Uma pesquisa recente divulgada pela Embratur mostra que 95% das pessoas quando decidem viajar preferem ir para um destino que cuida da natureza. Então, o selo vai contribuir para criar uma verdadeira corrente, incentivando o trade turístico, as redes hoteleiras, os hóspedes a terem esse cuidado com a preservação do meio ambiente”, pontuou.
O selo Turismo Verde Minas foi apresentado ao
público no estande de Minas Gerais pelo diretor de Administração e Finanças da
Codemge, Lincoln de Farias. “Esse selo terá um processo de certificação que
está em validação e esse processo acontecerá por meio de um edital. A ideia é
que nós criemos, de fato, elementos que incentivem os estabelecimentos
comerciais e demais instrumentos de turismo e gastronomia que se preocupam um
pouco mais com a sustentabilidade. Eles vão receber essa certificação, que
deverá obedecer a critérios rigorosos, com o objetivo de promover um turismo
sustentável”, explicou Farias.
Estande de Minas Gerais - O estande organizado pelo Governo de Minas, por
meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apresenta, até esta
sexta-feira (25), uma programação especial com destaque para a promoção do
turismo verde, o qual concilia o desenvolvimento do setor com a
sustentabilidade, estimulando a preservação do meio ambiente e dos patrimônios
históricos em sintonia com as comunidades locais.
O próprio espaço, a partir da escolha das cores e
dos elementos gráficos que fazem alusão a formas orgânicas, transmite essa
mensagem, sendo o estande inspirado, especialmente, na Cordilheira do
Espinhaço, a única existente no Brasil, e na Serra da Mantiqueira.
Produtos e Rotas Turísticas - Nos dois dias da BTM,
coexpositores participam do estande promovendo roteiros que se relacionam com
esses destinos, por exemplo, atividades ligadas ao ecoturismo como Tour de Bike
pela Estrada Real (Cordilheira do Espinhaço) e passeios e trilhas em cachoeiras
de Baependi (Serra da Mantiqueira). Há destaque também para a cozinha mineira
com a apresentação da Rota do Queijo Terroir Vertentes, que abrange 14 cidades,
dentre elas Lagoa Dourada, São João del-Rei e Tiradentes, e a Rota dos Cafés do
Sul de Minas, sendo esta desenvolvida em parceria com o Sebrae. Ela contempla
seis municípios da maior região produtora de café do mundo: Três Pontas,
Cambuquira, São Lourenço, Baependi, Varginha, Carmo de Minas, Caxambu e
Cruzília.
Outro destaque é a Rota das Artes, concebida também
em parceria com Sebrae e voltada para impulsionar o desenvolvimento econômico e
gerar emprego e renda em oito municípios: Belo Horizonte, São Joaquim de Bicas,
Igarapé, Brumadinho, Congonhas, Ouro Branco, Ouro Preto e Mariana. As cidades
estão divididas em três destinos, que oferecem, ao todo, 16 experiências. No
novo roteiro, os turistas têm acesso à arte barroca, modernista e contemporânea,
em atrações que proporcionam o envolvimento do visitante. É possível até mesmo
confeccionar, com a ajuda de artesãos, uma peça única e exclusiva de cerâmica.
Cozinha Viva - Um dos destaques do eixo Cozinha
Viva foi a participação do vice-governador Professor Mateus Simões, que
apresentou a receita "Frango com creme de milho e queijo do Serro" ao
lado da chef Carolina Fadel, no dia 24, a partir das 13h30.
Além disso, a Secult e o Sebrae Minas promovem duas
rodadas de Cozinha Viva comandadas pela chef Carolina Fadel e pelo bartender
Leonardo Gomes, que utilizarão ingredientes típicos da cozinha mineira. A ação
faz parte do programa Prepara Gastronomia.
Ainda na Cozinha Viva, há As Quitandas do Vale do
Lítio sendo apresentadas pela chef Alana Sena.
Lançamento nacional do Plano Diretor do Turismo
Verde - Dia 24 de outubro, foi realizado também o lançamento nacional do
Plano Diretor do Turismo Verde. Esta é uma iniciativa do Governo de Minas, a
partir da articulação entre as secretarias de Estado de Cultura e Turismo
(Secult), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de
Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), junto com a Companhia de
Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge). O objetivo é o desenvolvimento de
políticas públicas alinhadas com as melhores práticas globais de
sustentabilidade, incentivando um turismo responsável e ambientalmente
consciente.
O Plano se baseia em diversas ações, dentre elas a
campanha de conscientização “Minas Verde”, direcionada a turistas,
empreendedores e gestores públicos, projetos de educação ambiental, incentivos
fiscais para municípios e estabelecimentos turísticos que adotarem medidas
ambientais. Há também a criação do Selo Verde Minas para cidades, vilas,
estabelecimentos que sigam rigorosos critérios de sustentabilidade,
implementação de sinalização de turismo no estado e a estruturação da Rota
Verde, com o mapeamento e a promoção de rotas de ecoturismo em Minas Gerais.
Outro braço de atuação é uma ampla divulgação para
mostrar o impacto das iniciativas verdes, capacitação e formação técnica, apoio
logístico para gestores públicos interessados em aplicar soluções sustentáveis
em suas cidades, e parcerias estratégicas com prefeituras, universidades, IGRs,
empresas de energias limpa, startups e instituições ambientais, além de
agências de turismo e operadores.
Ações de promoção também estarão articuladas com as
campanhas de fim de ano do Governo de Minas, como Natal da Mineiridade e Virada
da Liberdade, e se estenderá ao longo de 2025, incorporando a folia mineira em
2025 com o projeto Carnaval Verde, que visa integrar turismo e
sustentabilidade.
Vale ressaltar que Minas Gerais está na terceira
colocação dos estados brasileiros na execução das metas relacionadas aos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações
Unidas (ONU), os quais foram criados para ser um guia para setores público e
privado colocarem em prática as transformações necessárias até 2030 no âmbito
do desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
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