sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Carnaval impulsiona o comércio

 Uma sondagem da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com comerciantes da capital mineira revelou que para 72,9% dos entrevistados, as vendas às vésperas do Carnaval estão atendendo parcial, plenamente e até superando as expectativas para a temporada. De acordo com os entrevistados, o movimento de consumidores nas lojas cresceu 23,8% entre os dias 29 de janeiro e 7 de fevereiro, em comparação às semanas anteriores.


“São números muito positivos. Toda a cadeia produtiva e de prestação de serviços está sendo impactada com a festa. E com a autorização da Prefeitura para que o comércio venda bebidas e explore os sanitários, a tendência é que o faturamento seja ainda melhor”, analisa o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Consumidor está pagando via PIX- A sondagem mostrou que o PIX tem sido a forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores nas lojas (34%), seguido por parcelamento no cartão de crédito (26%), à vista no crédito (20%) e débito (18%). Nas compras parceladas, a média tem sido de três parcelas.

Até o momento, os itens com maior saída nas lojas são vestuário (36,2%), bebidas não alcoólicas (34,6%), bebidas alcoólicas (32,3%), adereços (13,8%) e fantasias (13,1%).


Na perspectiva dos comerciantes, os consumidores devem investir R$ 72,77 por produto e adquirir dois itens. Assim o investimento final nas compras deverá ser de R$ 145,54.

Para os empresários de hotelaria, a expectativa é que o tíquete médio por diária seja de R$ 355,20. Como a previsão é que os turistas utilizem quatro diárias, o gasto total com hospedagem será de R$ 1.420,80.

 

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