terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Luz, cultura e religiosidades no Natal de Ouro Preto, patrimônio cultural mundial


Ouro Preto abre, nesta sexta-feira, 8 de dezembro, o seu Natal de Ouro Preto – Luz e História. O evento vai iluminar e movimentar a cidade histórica mineira. A agenda de atrações vai até o dia 25 e inclui cortejos, apresentações teatrais e culturais, manifestações religiosas tradicionais, Encontro de Folia de Reis e de Corais e até uma pitada do carnaval, com a apresentação do bloco Zé Pereira dos Lacaios, o mais antigo do Brasil.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, Flávio Malta, a cidade histórica é um cenário único para as festividades do Natal. “As igrejas barrocas da cidade e as tradicionais missas natalinas lembrarão a rica herança cultural e religiosa da região. Ouro Preto, com suas construções históricas e o legado da época do ciclo do ouro, proporciona um cenário único para as festividades natalinas, os festejos tradicionais das Folias de Reis, Pastorinhas e Corais são marcas da história, presentes na programação cultural do Natal de Ouro Preto, fazendo do nosso Natal Luz e História”, enfatiza.


O coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins, destaca que as atrações programadas vão trazer o clima de festividade do Natal para a cidade. “Ouro Preto é uma de dia e outra à noite, ainda mais quando ganha uma iluminação especial. O Natal de Ouro Preto – Luz e História é uma oportunidade para que a população e os visitantes possam aproveitar a temporada de Natal na cidade. Tradicionalmente, nossa cidade tinha uma baixa atração turística nessa temporada, o que está mudando desde a criação do evento. No ano passado, o trade turístico da cidade (hotéis, pousadas, restaurantes e comércio) movimentou mais de R$ 10 milhões”, destaca o coordenador geral do evento, Gilson Fernandes Antunes Martins.

 


A inauguração do Natal de Ouro Preto – Luz e História começa na Praça Tiradentes, no Centro Histórico da cidade, começa com a iluminação de uma árvore de Natal com altura superior a 8 andares, em frente ao Museu da Inconfidência, uma das paradas tradicionais dos turistas que visitam a cidade, a partir das 19h30.

Ao som da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Banda do Alto da Cruz), o animado cortejo natalino vai sair da Praça Tiradentes em direção à Praça Reinando Alves de Brito, onde será aberta a Feira de Natal, com a participação do Coral do IFMG. A criançada vai se divertir com Papai Noel, elfos, personagens da Patrulha Canina (Chase, Skye e Marshall) e do Walt Disney como Mickey e Minnie, Anna, Elsa e Olaf. Será possível acompanhar este momento, entre outros, na projeção que será feita na fachada da Igreja de São Francisco de Assis.

No dia 9, a partir das 20 horas, será aberta a Casa do Papai Noel, que vai ocupar o Antigo Fórum, na Praça Reinaldo Alves de Brito, 13. A atração especial será a apresentação das Pastorinhas de Ouro Preto. Um cortejo sairá da Praça Tiradentes até o local, ao som da Banda Civil. No mesmo dia, a Bauxita vai receber uma apresentação do Barroco Jazz, a partir das 20 horas.


No domingo, 10, será realizado o Auto de Natal, a partir das 10 horas, no Largo do Cinema. Já o Encontro de Folia de Reis começará às 14 horas na Casa dos Contos. Para fechar a programação do dia, o Bloco do Zé Pereira dos Lacaios vai tomar as ruas da cidade a partir das 18 horas.

Religiosidade

A Casa da Ópera vai receber o Encontro de Corais no dia 16, a partir das 20 horas. No domingo que antecede o Natal, 17, serão realizadas diversas missas pela cidade. Às 7 horas, na Igreja de Santa Efigênia, será apresentado o presépio. No encerramento, uma apresentação da Banda das Flores. À tarde, a partir das 16 horas, no mesmo local, a Missa Rosário vai receber a Banda Bom Jesus de Matozinhos ao final da celebração.

Na Basílica Menor de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais importantes do barroco nacional, a celebração será em homenagem Padre Simões (1931-2009), a partir das 20 horas, com a presença dos alunos da Escola de Música Padre Simões, que compõem a Orquestra Jovem de Ouro Preto e o Coral Francisco Gomes da Rocha.

Em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a missa dominical será às 19 horas, na Igreja de Nazaré. E para encerrar a programação do segundo domingo, o Bloco Zé Pereira vai se apresentar na Praça Tiradentes, a partir das 18 horas.

As atividades vão se intensificar na semana que antecede o Natal.  No dia 18, serão inaugurados os presépios das igrejas São Bartolomeu e Conceição (Antônio Dias). Na primeira, haverá a apresentação da Banda do Rosário, às 19 horas e na outra, a apresentação de Coral. No dia 22, a partir das 20 horas, os visitantes poderão conferir uma apresentação teatral. No dia 23, também às 20 horas, será realizado um cortejo natalino da Igreja de São Francisco de Assis até a Praça Tiradentes.

Cemig: a energia da cultura

O Natal de Ouro Preto é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Governo de Minas Gerais, com patrocínio da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (2018.13607.0617) e produção da Holofote Cultural. O projeto integra o Natal da Mineiridade, que vai celebrar Minas Gerais e suas tradições das mais variadas formas. Ao longo do período das festividades, os visitantes poderão conhecer mais dos costumes em diferentes regiões do estado. De acordo com o secretário de estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, o Natal da Mineiridade visa estabelecer uma verdadeira integração entre a capital e as cidades do interior, fortalecendo não apenas o sentimento de amor à Minas Gerais, mas o turismo em todo o estado.


Para a diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Cemig, Cristiana Kumaira, ao investir e apoiar as expressões artísticas no estado, a companhia contribui para a ampliação e democratização do acesso às práticas culturais, reforçando seu compromisso com a preservação do patrimônio material e imaterial, memória e identidade do povo mineiro. “O Natal da Mineiridade terá uma programação riquíssima, intensa, diversa e plural, espalhada por várias regiões do estado e que tem a mineiridade como a sua força motriz. Celebramos a identidade e a tradição do povo mineiro. Isso dialoga com o compromisso da Cemig de democratização e ampliação do acesso às práticas artísticas e culturais no estado, além de fortalecer e preservar os costumes locais, e gerar emprego e renda”.

 Data: 8 a 25 de dezembro de 2023

 Crédito das imagens - Ane Souz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...