segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Feira Nacional de Artesanato.


 Quase 2 mil artesãos mineiros e ligados a associações e cooperativas do estado, apoiados pelo Sebrae Minas, irão expor e comercializar os seus produtos em dois estandes da 34ª edição da Feira Nacional de Artesanato. O evento, organizado pelo Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor (Centro CAPE), com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Artesanato, é realizado de 6 a 10 de dezembro, no Expominas, em Belo Horizonte. Informações: www.feiranacionaldeartesanato.com.br.


Um dos espaços do Sebrae Minas será a “Vitrine Conceito Origem Minas Artesanato”. O ambiente de 375 m2, projetado pela arquiteta Cynthia Silva, será uma proposta inovadora para que o consumidor possa levar, através de produtos e experiências, o jeito mineiro de ser. O estande apresenta os trabalhos de 42 artesãos e unidades produtivas de 34 municípios mineiros. Entre os produtos expostos estão: divinos, carrancas e santos em madeira, quadros bordados, moringas Zoomorfas confeccionadas manualmente por meio de técnicas ancestrais indígenas, cestarias em taboa, além de várias outras peças decorativas e utilitárias.

 

“O artesanato mineiro retrata a história, a tradição, crenças e a cultura da nossa gente. Feiras como esta se torna uma grande oportunidade para aumentar as vendas e a valorização da origem e identidade das peças artesanais produzidas no estado, contribuindo para a melhora da qualidade de vida dos artesãos e gerando um círculo virtuoso no desenvolvimento e na economia dos territórios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.



Os visitantes da FNA também poderão conhecer toda a beleza e diversidade dos produtos artesanais, que tornaram Minas Gerais o estado com maior número de artesãos reconhecidos na 5ª edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato. O espaço, que leva o mesmo nome da premiação, será composto por peças produzidas nas cidades de: Arinos, Belo Horizonte, Berilo, Betim, Carangola, Divinópolis, Itaobim, Governador Valadares, Jenipapo de Minas, Mariana, Muzambinho, Piranguçu, Pirapora, Recreio, Santana do Araçuaí, Soledade de Minas, Taiobeiras, Tiradentes, Três Corações e Turmalina.

 

 “O público terá a oportunidade de ver e comprar os produtos premiados no estado que chamam a atenção pela identidade, origem e tradição, que destacam a mineiridade presente em cada detalhe. Além disso, os artesãos poderão divulgar seus produtos, trocar experiências, estabelecer novas parcerias, formar redes de contatos e ampliar suas vendas no fim de ano, tanto no atacado como no varejo”, afirma Marcelo Silva.


 

Entre as peças expostas no espaço “Sebrae TOP 100 de Artesanato” estão mandalas e rodas vivas em madeira, que retratam cenas do cotidiano, além de carros de boi, cavalos, relógios rústicos, jogos educativos e presépios com madeira reaproveitada. Haverá ainda produtos de fibras vegetais, como terços e caixas decorativas feitos com a palma do buriti - palmeira típica do Cerrado Mineiro -, e luminárias produzidas com rami - cordão vegetal de alta resistência – trançado com a técnica de crochê e com detalhes de filtros de café usado.

 

Também serão comercializadas mantas e colchas, tingidas com corantes naturais e produzidos com algodão orgânico certificado, e ainda almofadas, caminhos de mesa, tapetes e jogos americanos tecidos em teares manuais. Já os bordados dão um toque delicado e personalizado aos desenhos que estampam estandartes, roupas e enxovais de bebês.


Outro destaque do estande “Top 100 de Artesanato” são as tradicionais bonecas de barro inspiradas em características que mostram o trabalho, a força e a determinação de mulheres do Vale do Jequitinhonha. Os visitantes também poderão conferir outros objetos decorativos típicos da região, como filtros de barro e moringas tingidos com corantes naturais.


Artesãos de outras regiões do estado também estarão mostrando a diversidade da arte em cerâmica produzida em réplicas de casas históricas e igrejas tombadas pelo patrimônio histórico, bem como imagens de santos, sereias, mães d'água e bustos femininos.


 

Origem Minas-Outra novidade desta edição da FNA, será o espaço “Origem Minas – Agroindústrias”. Neste ambiente, 14 pequenos produtores da agroindústria do estado, que participam do projeto Origem Minas - uma iniciativa do Sebrae Minas em parceria com o Sistema FAEMG –, terão a oportunidade para apresentar a gastronomia mineira de produtos típicos - cafés, cachaças, doce de leite, biscoitos, licores, mel, própolis, geleias, doces de frutas, antepastos, molhos, pães e até farofa de soja – para  potenciais compradores, valorizando ainda mais a qualidade dos produtos artesanais feitos no estado.


 

34ª edição-Este ano, a Feira Nacional de Artesanato terá cerca de 700 estandes com apresentação de produtos nacionais e de representantes de outros países. Haverá oficinas artesanais gratuitas, apresentações culturais, cortejos e shows musicais.



Informações: www.feiranacionaldeartesanato.com.br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...