segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Aena vai administrar mais 11 aeroportos


A espanhola Aena assinou contrato de concessão de bloco composto por 11 aeroportos, incluindo o de Congonhas (SP), no dia 15 de setembro Com isso, a empresa se torna a maior operadora de terminais aéreos do Brasil. Em agosto do ano passado, a companhia havia arrematado por R$ 2,4 bilhões os equipamentos de infraestrutura, em leilão da B3.

Além de Congonhas, a Aena passará a administrar Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã (MS); Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira (PA); e Uberlândia, Uberaba e Montes Claros (MG).

Em um primeiro momento, a concessionária de origem espanhola passa administrar os aeroportos com circulação inferior a um milhão de passageiros por ano. Na sequência, inicia a gestão dos terminais com mais de um milhão de embarques e desembarques, como é o caso de Congonhas. 

Maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, a Aena já administra, desde 2020, a concessão de seis aeroportos da região Nordeste: Recife (PE), Juazeiro do Norte (CE), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Aracaju (SE) e Maceió (AL). Em 2019, os seis aeroportos somaram 13,7 milhões de passageiros. A empresa é ainda responsável pela gestão de 46 aeroportos e dois heliportos na Espanha, além de controlar 51% do terminal de Londres-Luton, na Inglaterra. A Aena também opera terminais no México, na Colômbia e na Jamaica.

Aena é líder mundial em gestão aeroportuária com presença na Espanha (46 aeroportos e 2 heliportos), Reino Unido (aeroporto de Londres-Luton), México (12 aeroportos), Colômbia (2 aeroportos) e Jamaica (2 aeroportos), o que contribui para consolidar as sinergias de sua rede, com especial projeção na Ibero-América. Sua experiência, capacidade e profissionalismo garantem um serviço integral de máxima qualidade na gestão de serviços aeroportuários, em que se promove, além disso, o início de tecnologias que permitam a prestação de serviços inovadores e sustentáveis. Tudo isso com o objetivo de garantir aos seus clientes, passageiros e companhias aéreas, eixo da estratégia da companhia, os mais altos standards de qualidade, segurança e serviço.




Aena desempenha na área de influência dos seus aeroportos um papel de motor econômico, com um compromisso permanente de desenvolvimento e sustentabilidade econômica, social e ambiental. Seu modelo de negócio está alinhado com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas para contribuir com ações locais para alcançar objetivos globais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...