Milhares de pessoas viajaram para aproveitar o feriado prolongado do dia 15 de agosto. Terça-feira próxima, 15 de agosto, é feriado de Assunção de Nossa Senhora. A maioria das pessoas não sabe o que significa “Assunção de Nossa Senhora”, quer mais – os que podem, claro! – é emendar o domingo com a segunda-feira e curtir a terça como convém.
Assunção segundo a Igreja Católica, significa que Nossa Senhora foi levada aos céus, de corpo e alma pelos anjos Gabriel e Miguel até Deus quando completou sua vida terrestre, enquanto o filho dela, Jesus Cristo, que veio à Terra com a missão de salvar a humanidade, subiu por si mesmo, quando foi chegada a hora, após a ressurreição.
Há até um decreto municipal, o de número 18.237, que institui o dia 15 de agosto como feriado. Desde o século V, esta é a solenidade mais celebrada pelos cristãos no mundo inteiro.
É mais um dogma da igreja do que uma celebração. Tempos atrás, esse momento vivido por Maria era chamado “Dormição”, porque ela “adormeceu e foi levada aos céus”.
No ano de 1950, Pio XII papa, ele decretou “o dogma infalível da Assunção de Nossa Senhora. Para afirmar o ocorrido e incluir o milagre na tradição católica”.
Significa que só Jesus e Maria estão no céu de corpo e alma. Os outros lá estão, conforme a igreja, “em alma aguardando o retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo para ressuscitarem”.
E para os cristãos, a Assunção de Maria significa a esperança de “uma ressurreição já realizada, concreta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário