quinta-feira, 16 de outubro de 2025

Punta Cana que tanto nos encanta, por Leonardo Perez

 



 



Punta Cana encanta os seus visitantes com as águas límpidas de temperatura agradável do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico. Os valores das passagens aéreas, entre o sudeste do Brasil e a região do extremo leste da República Dominicana, são similares ou até inferiores comparados com as viagens nacionais do sudeste para o Nordeste brasileiro. A dica econômica é utilizar a companhia de baixo custo, Arajet, o símbolo é uma arara, que possui voo direto, 7hs de duração, partindo de São Paulo. A Arajet possui aeronaves novas já que começou a operar em 2022, portanto, bastante recente. A companhia atende 28 destinos, em 16 países. De cortesia no voo tivemos apenas água e café. No cardápio de produtos na aeronave tinha opção de combo, com uma bebida e uma comida (bolinho ou croissant) por nove dólares . Combo com refrigerante e Chips por oito dólares . Poltronas confortáveis, porém, não inclinam. A poltrona não reclinável é o pior inconveniente neste voo low cost. No embarque solicitaram o comprovante da vacina contra a febre amarela. Temos que preencher um formulário,  e visto, disponível na internet, para apresentar na chegada de Punta Cana. Inúmeros resorts luxuosos "all-inclusive", com valores justos, ficam nos extensos e agradáveis trinta e dois quilômetros de praias. 





Os quartos dos resorts são espaçosos, arejados e confortáveis. Neste momento de incertezas das bebidas contaminadas, com metanol, no Brasil, este escriba aproveitou para desfrutar, tranquilamente, as inúmeras bebidas que são oferecidas nas hospedagens: cerveja, mamajuana, run, drinks, whisky, licor 43 e até espumante.




A alimentação é farta e diversificada: camarão, carne, frango e até ostras frescas. As sobremesas e cafés completam o farto cardápio. Na beira da praia geralmente possui um quiosque com bebidas, sempre geladas, para tornar a estadia mais especial. Toalhas são emprestadas para utilizarmos após o banho no mar.




O número de guarda sol não é suficiente para todos os hóspedes, portanto, deve se chegar cedo para conseguir a sombra com a melhor vista e mais próxima aos drinks e chopps. 



Um costume interessante desta região é a doação de protetores, boias e brinquedos de praia. Nos halls dos apartamentos, os hóspedes que estão retornando para casa deixam, como doação para quem ainda continua hospedado, estes itens que não utilizarão mais.



O mar não tem ondas e geralmente é tranquilo, porém, em determinados momentos surgem "correntezas" no mar que podem ocasionar afogamentos. No noticiário local verifiquei óbitos por afogamentos em janeiro e março deste 2025. Com mar não se brinca, como sempre falou a minha sábia, direta e zelosa mãe Regina.



Neste outubro de 2025 vivenciamos um afogamento que felizmente teve um final feliz com a ajuda de caiaques de uma família de brasileiros. 



A nossa vinda nesta época foi para comemoramos o aniversário da minha querida e bela esposa, Lu Bueno, e pudemos desfrutar de um delicioso e intimista jantar na praia caribenha. 






Uma noite inesquecível brindando a chegada dos 38 anos. Existem alguns vendedores que ficam expondo micos e araras para fotos turísticas que são ignorados pela maioria dos visitantes que preferem os animais silvestres soltos.



Os vendedores de charutos estão também sempre presentes pelas areias. Além da praia, o turista pode desfrutar das várias piscinas nos resorts que incluem espaço infantil para criançada e bar "molhado" para os adultos. Sala de musculação, sala de massagem, pista de boliche e vários espaços recreativos deixam o lugar mais atrativo e animados. Em alguns jardins podemos encontrar os lindos Flamingos que são comuns na região e raros no Brasil. À noite, os resorts organizam festas temáticas com muita diversão. Até o Michael Jackson cover apareceu em uma das noites. O karaokê também deixa as pessoas animadas e interagidas. Um dos poucos passeios que fizemos fora do resort foi para conhecer a casa noturna, Coco Bongo, que oferece shows de música, dança ao vivo, além de DJ's que tocam as músicas mais badaladas do momento. Lá tivemos a oportunidade de conhecer o famoso personagem Máskara.



No resort geralmente tem uma loja com roupas , lembranças e artigos de uso pessoal. O valor dos artigos de uso pessoal é muito alto (fio dental a oito dólares, por exemplo) então faça sua lista de itens da mala e revise para não ter prejuízo. Uma sugestão de quem gosta de levar lembranças é dar uma ida a um dos  supermercados locais: Jumbo ou Nacional. Lá encontramos  chocolates, pimentas, charutos, mel e cafés, de origem local. O serviço de Uber é funcional com direito ao animado repertório das músicas regionais. 



Nas hospedagens, existe também a opção de ficar pelo Airnb em casas muito boas em condomínios fechados. No último dia de praia avisamos para um dos sorridentes atendentes do resort que estávamos retornando para o Brasil e ele disse: "brasileño, tomemos outra copa sem metanol". 

                                                          



Nesta minha segunda temporada, na atraente Punta Cana, fiquei ainda mais encantado e tranquilo para tomar drink, sem preocupação,  saboreando camarão, vivenciando muita alegria e belas imagens desta encantadora região .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Feira Nacional de Artesanato

  Considerada a maior feira de artesanato da América Latina, a Feira Nacional de Artesanato (FNA) é uma realização do Instituto Centro de Ca...