Celebrando os 90 anos do Minas Tênis Clube foram realizadas dia 16 de agosto diversas atrações esportivas, culturais, de lazer e musicais, e a inauguração da Casa Rosada Gasmig Minas, que está cedido à administração do Minas Tênis Clube pelos próximos 20 anos, pela Prefeitura de Belo Horizonte em 2023, a entrega do casarão histórico conhecido como Casa Rosada, para a gestão do Minas Tênis Clube e implantação de um espaço cultural, onde terá exposições permanentes e temporárias que narram a história de Belo Horizonte, além de sediar eventos que fomentem a cultura da capital mineira.
A Casa Rosada fica na rua da Bahia 2.425 ,em frente a sede do Minas Tênis Clube, é um projeto de 1929, de autoria do arquiteto Luiz Signorelli, encomendado por Agenor Gomes Nogueira e ocupada inicialmente pela família Maurício da Rocha. Luiz Signorelli projetou uma edificação de partido clássico com ornamentos cautelosamente aplicados, que possuem uma característica marcante: a profusão de rosas, flor de predileção da proprietária da edificação à época. O imóvel é um rico registro da primeira fase de ocupação da Rua da Bahia, marcando, com seu estilo arquitetônico eclético e de influência neoclássica, a paisagem urbana da capital.
Para o presidente do Minas Tênis Clubes, Carlos Henrique
Martins Teixeira, “a gente vê que de
forma organizada e com o espírito de realização, é possível fazer, é possível
empreender e é possível gerar o bem para todos. Este é o ponto de encontro
entre a iniciativa privada, o poder público, Estado e Município, com apoio de
empresas como a Gerdau, a Gasmig e a Unimed. O objetivo é transformar o espaço
em benefício da população”.
Carlos Henrique Teixeira e Thereza Cristina de Castro Martins Teixeira
Solenidade da inauguração da Casa Rosada
Nos próximos dias será inaugurado um café aos fundos da Casa Rosada aberto ao público. A previsão de abertura da Casa para visitas, com exposições, é para outubro deste ano, contudo, algumas expedições guiadas acontecerão eventualmente no local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário