Pela primeira vez, o Brasil conquistou o Prêmio Super Ouro
da ExpoQueijo Brasil – Araxá International Cheese Awards, principal competição
de queijos artesanais das Américas. O vencedor da edição 2025 foi o queijo
Pedra do Segredo, produzido pela Queijaria Pedra do Segredo, de Alagoa,
município localizado no Sul de Minas Gerais.
O produto concorreu na categoria queijo de leite cru, casca
lisa e/ou lavada, com ou sem aquecimento, acima de 180 dias de maturação e
obteve a maior pontuação entre as mil amostras inscritas por 16 países.
O produtor Jaime Porfírio de Barros foi representado na
cerimônia por sua prima, Tatiany de Barros Siqueira, que descreveu o processo
de produção. “Ele é um queijo de massa semicozida. A gente tem um processo de
maturação natural. O queijo fica exposto na prateleira e a gente vai tombando.
Não temos controle de umidade, de temperatura, não temos uma cave. É o nosso
clima o grande diferencial. Não há interferência externa nenhuma”, afirmou.
Com massa consistente, pele amarelada e centro cremoso, o
queijo Pedra do Segredo apresenta cristais de tirosina — sinal de maturação
avançada — formados naturalmente durante a decomposição das proteínas em
aminoácidos.
Essa foi apenas a segunda participação da queijaria na
ExpoQueijo, reforçando o feito inédito de superar concorrentes da Europa e da
América Latina. “É grandioso demais trazer para o Brasil e para Minas, pela
primeira vez, esse prêmio. Alagoa é uma cidade pequena, de dois mil habitantes,
e que hoje se tornou grandiosa”, disse Tatiany durante a premiação.
Premiações - Produtores de cinco países foram
premiados com troféus na edição 2025 da ExpoQueijo Brasil – Araxá International
Cheese Awards. O Brasil obteve o maior número de premiações máximas, com 39
ouros. Minas Gerais foi o estado com maior destaque, reafirmando sua posição
como referência nacional na produção de queijos artesanais.
O produtor Renato Queirós de Castro, da cidade de Madre de
Deus, no centro-sul do estado, foi bicampeão na categoria em que participou.
“No ano passado ganhamos ouro com nosso queijo de 15 meses de maturação e,
neste ano, conseguimos ouro com um queijo de 12 meses de maturação. Ficamos
muito felizes, porque sabemos o quanto aqui é concorrido, e ter esse
reconhecimento sempre é muito bom”, afirma.
Também receberam troféus produtores de estados como
Amazonas, São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. A Queijaria Tradição
D’Lourdes, do Amazonas, foi uma das mais premiadas da edição, com quatro ouros.
“Os queijos premiados foram a ricota de búfala, o coalho de búfala, a mistura
dos dois leites e o bovino. É uma grande felicidade levar para o Amazonas esses
troféus”, diz a produtora Arleane Costa Figueiredo.
Apesar da liderança brasileira, outros cinco países
conquistaram troféus em suas categorias. A italiana Latteria di Branzi venceu
na categoria queijo de leite cru com casca tratada, com o Stracchino alla
Antica delle Valli Orobiche. “Esse queijo já ganhou ouro em 2021. Nós somos uma
cooperativa e, quando representamos a Itália, estamos representando os
produtores que, assim como nós, acreditam em um queijo de identidade”, afirma
Pedro Domenguini Albano, ponto de consolidação da Itália no concurso.
A Argentina repetiu o bom desempenho de edições anteriores
com o queijo Cuatro Esquinas, ouro na categoria queijo pasteurizado
com casca tratada. O Peru também teve uma amostra premiada com troféu “Ouro”,
reforçando a presença sul-americana entre os vencedores. O Uruguai conquistou
prata em uma das categorias de queijos aromatizados maturados. A França recebeu
bronze na categoria queijo de leite de ovelha.
A cerimônia de premiação foi realizada no dia 28 de junho,
no Cine Teatro Tiradentes, como parte da programação oficial da ExpoQueijo
Brasil 2025, que terminou neste dia 29 de junho, em Araxá .
Principal evento do segmento nas Américas, a ExpoQueijo
Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards teve reconhecimento e
participação dos principais países produtores, atraindo a atenção da comunidade
internacional, de especialistas e da imprensa. O encontro contou com ampla
estrutura montada no pátio principal e nos salões do Grande Hotel e Termas de
Araxá, patrimônio cultural e histórico de Minas Gerais.
Neste ano, a ExpoQueijo foi realizada de 26 a 29 de junho,
com impacto positivo em diversas áreas, como turismo, varejo, agropecuária,
logística, indústria alimentícia, suprimentos e relações internacionais.
O evento foi realizado pela Bonare Eventos. Teve como
mantenedor a Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), vinculada
ao Governo de Minas Gerais. Contou com patrocínio da Cemig, Governo de Minas,
McCain, Sistema Ocemg, Sicoob Crediara e Sebrae. Teve o Rota Araxá como
aplicativo oficial de mobilidade. Recebeu apoio da AmiQueijo, Prefeitura de
Araxá, AQMARA, Faemg e Senar. Também teve apoio institucional do Ministério da
Agricultura e Pecuária, por meio da Superintendência Federal de Agricultura em
Minas Gerais, e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura e
Abastecimento e suas vinculadas: Emater-MG, Epamig-ILCT e IMA.
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