Reconhecida por sua beleza natural intocada, trilhas
desafiadoras, cachoeiras cristalinas e rica gastronomia típica mineira, Grão
Mogol desponta agora como destino estratégico para o ecoturismo e o turismo de
aventura no país. Localizada ao norte da imponente Cordilheira do Espinhaço,
Grão Mogol se destaca com o lançamento de três produtos turísticos lançados na
WTM, em São Paulo.
Foto: Leo Bicalho
Turismo sobre duas rodas - Entre as principais
novidades estão duas expedições de bicicletas elétricas (E-bikes) organizadas
pelo Sertões, referência nacional e internacional no universo dos esportes de
aventura, já responsável por levar anualmente para Minas Gerais o Sertões MTB,
competição de Mountain Bike, em Nova Lima e Ibitipoca.
Os tours, que acontecerão de 5 a 8 de junho e 18 a 21 de
setembro de 2025, oferecerão experiências imersivas para pequenos grupos — com
apenas 10 vagas por edição — e terão vendas abertas já no dia do lançamento na
WTM. A expectativa é de crescimento rápido da iniciativa, com novas datas
planejadas para 2026, com expedições bimestrais.
De acordo com Fernanda Hummel, head de sustentabilidade e
turismo do Sertões, Grão Mogol foi escolhida como destino-piloto para esse novo
produto voltado ao cicloturismo com bicicletas elétricas graças ao seu conjunto
único de atrativos naturais, trilhas de nível intermediário e forte apelo
cultural.
"Grão Mogol surgiu como primeiro destino desse produto
pelo seu potencial entre os destinos de cicloturismo com foco em Ebikes.
Alinhado com a proposta da Plataforma Sertões, que é descobrir o Brasil
profundo e revelar esses destinos ao grande público, vimos na cidade uma
oportunidade de dar visibilidade a um lugar ainda pouco explorado, mas com
enorme potencial turístico", explica.
Já Leonora Guedes, CEO do Sertões, ressalta o alinhamento do
projeto com a missão da plataforma, além do apelo inclusivo das bicicletas
elétricas.
“Quando lançamos a primeira prova do Sertões MTB, em 2022,
logo identificamos o crescimento das bicicletas elétricas e seu potencial para
o turismo. É um meio de locomoção inclusivo, ideal para diferentes idades e
níveis de preparo físico. O contato com a natureza e a descoberta de paisagens
únicas fazem parte do DNA do Sertões. Grão Mogol é um lugar incrível, que
merece ser vivenciado sobre duas rodas.”, conta.
Roteiros guiados em meio às montanhas de Minas
O município, que já vem chamando a atenção para iniciativas
de turismo sustentável, passará a contar também com um roteiro de cicloturismo
guiado, organizado pela operadora Logística
Aventura, em parceria com a renomada agência Pisa Trekking,
que opera atualmente mais de 300 roteiros na América Latina, Europa, África,
Ásia e Oceania.
Em quatro noites, o passeio de bike oferece uma jornada
pelas principais paisagens e pontos históricos da cidade, como igrejas
centenárias, antigas construções de pedra, vinícolas, banhos de cachoeiras e
cenários de tirar o fôlego — uma verdadeira imersão no coração montanhoso de
Minas Gerais.
"Somos operadores especializados em turismo de aventura
e viagens de bicicleta, atuando há mais de 15 anos nesse setor. Grão Mogol tem
se voltado fortemente para o desenvolvimento turístico. O público sempre elogia
muito o destino, principalmente pela hospitalidade. Agora apresentamos um
produto novo, com a adesão de outros municípios da Cordilheira do Espinhaço.
Para quem não quer sair do Brasil, é uma excelente opção com atrativos
gastronômicos e bons vinhos.", destaca Nilo Sérgio Lanza, tour leader da
Logística Aventura.
Além disso, Grão Mogol será promovida como um destino para trilhas de trekking, voltado para os amantes da natureza e da cultura regional, um outro lançamento da parceria que também vai adentrar nos atrativos turísticos da cidade.
Para Ítalo Mendes, secretário de Turismo de Grão Mogol, os
novos roteiros representam uma conquista importante:
"O lançamento desses roteiros em parceria com grandes
operadoras de turismo de natureza é o coroamento de um trabalho intenso nos
últimos quatro anos para estruturar e divulgar Grão Mogol como destino. Os
visitantes vão se encantar com o centro histórico tombado, as trilhas,
cachoeiras, hospitalidade, gastronomia mineira e um belo vinho local. O turismo
em Minas tem crescido de forma acelerada, e Grão Mogol segue essa tendência,
tornando-se um dos destinos mais promissores do país.", destaca.
A presidente da IGR Lago de Irapé, Poliana das Dores Soares
Caldeira acredita que as novas atrações reforçam a atratividade da Cordilheira
do Espinhaço como um destino de ecoturismo e turismo de aventura. “A beleza
natural e a rica cultura da região são verdadeiros tesouros que merecem ser
explorados. Com as expedições de E-bikes e os roteiros guiados, estamos
oferecendo experiências únicas que conectam os visitantes à natureza e à
história local. É um passo importante para consolidar Grão Mogol como um dos
destinos mais promissores do Brasil" , define.
A participação de Minas na WTM é organizada pelo Governo de
Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG)
em parceria com a Codemge, e conta com o apoio do Sebrae-MG, Instâncias de
Governança e Prefeituras Municipais que buscam fortalecer o turismo mineiro e
posicionar o estado como um dos principais destinos do Brasil e da América
Latina.
São Thomé das Letras, um dos destinos mais enigmáticos da Mantiqueira de Minas, se reposiciona no cenário turístico nacional e internacional com o lançamento de sua nova marca: “São Thomé das Letras – Onde você é o mistério”. A apresentação oficial foi realizada na WTM Latin America 2025, em São Paulo, com a presença de autoridades e operadores do setor.
Foto: Reprodução/Vídeo EMC
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo de
Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo
(Secult-MG), e a Prefeitura Municipal de São Thomé das Letras, e marca uma nova
fase para o turismo local, que conta com mais de 19 mil leitos disponíveis,
além de uma oferta crescente de experiências ligadas à espiritualidade, à
ancestralidade e à natureza.
“A nova marca traduz com sensibilidade aquilo que São Thomé
representa para seus moradores e visitantes: um lugar de energia, introspecção
e beleza natural. Convidamos todos a se reencontrarem aqui, onde cada um é
parte do mistério que envolve a cidade”, afirma o secretário de Estado de
Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira.
A identidade visual renovada é inspirada nas texturas das
pedras locais, na arte rupestre e nas cores vibrantes do pôr do sol da região.
Ela reflete a conexão entre o passado ancestral e as vivências contemporâneas
que caracterizam o destino.
Durante a WTM, também foi apresentado o novo vídeo
institucional de São Thomé das Letras, produzido pela Empresa Mineira de
Comunicação (EMC).
“Este vídeo buscou traduzir a experiência sensorial que é
estar em São Thomé. Não é apenas um destino, é uma vivência. A luz, o som, o
silêncio, tudo ali comunica transcendência e liberdade. É um lugar onde a
câmera precisa mais sentir do que registrar”, destaca o reitor da EMC, Leonardo
Vitor.
A campanha digital #SouSãoTomé também foi lançada na
ocasião, com foco em depoimentos de moradores e visitantes, convidando
influenciadores das áreas de espiritualidade, arte e slow living a vivenciar e
compartilhar suas experiências no destino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário