A idealizadora do projeto, a Dra. Mônica Cordeiro, conselheira e agente de integridade da Santa Casa BH, explicou que a iniciativa surgiu a partir de uma visita ao São Lucas, em que ela percebeu a necessidade de um ambiente que oferecesse um respiro em meio à rotina hospitalar. “Quando cheguei ao terraço, vi uma área grande e com uma vista convidativa para a cidade e para o icônico prédio do Hospital de Alta Complexidade 100% SUS da Santa Casa BH. Imediatamente imaginei um jardim. Sabemos o quanto esses espaços são importantes para promover a saúde mental e emocional de todos que frequentam o hospital”, afirmou a Dra. Mônica.
Fotos: Marcus Coelho
De fato, a criação de áreas verdes é uma tendência crescente em instituições hospitalares no Brasil e no mundo. Isso porque pesquisas já apontam que o contato direto com a natureza, combinado a tratamentos médicos especializados e a motivação interna de recuperação constituem um tripé sustentável para a cura e a qualidade de vida.
Nesse sentido, a conselheira e agente de integridade da Santa Casa BH destaca que o foco do Jardim da Cura é evocar a simplicidade. “A proposta é que ele possa ser, também, um ambiente de refúgio, trazendo uma sensação de tranquilidade e familiaridade. Por isso, temos muito verde e os banquinhos, que evocam um clima de praça, de paz e descanso”, diz a Dra. Mônica.
O provedor da Santa Casa BH, por sua vez, reconheceu a importância da iniciativa, o cuidado do projeto em respeitar a arquitetura do prédio centenário do São Lucas - o primeiro hospital particular de Belo Horizonte - e os benefícios esperados. “Vale lembrar que, além dos pacientes e seus familiares, os colaboradores também serão incentivados a ocupar esse espaço, uma vez que ele contribuirá para a redução do estresse, melhorando o bem-estar psicológico e a renovação em seus momentos de fragilidade, afinal o cuidado começa por cuidar bem de todos, incluindo quem cuida. Por isso, parabenizo e agradeço à Dra. Mônica pela iniciativa, aos patrocinadores, às empresas parceiras e aos profissionais envolvidos nas concretização deste projeto”, comenta Roberto Otto.
O Jardim da Cura é uma doação da família da Dra. Mônica ao São Lucas Hospital Particular e Convênios. O espaço foi batizado de Dulce Neves Cordeiro em homenagem à sua mãe, uma mulher que deixou um legado de amor pelas plantas, o cuidado com as pessoas e que teve cinco filhos e duas netas nascidas nascidas no São Lucas Hospital e Convênios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário