Na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, a Santa Casa BH, pioneira em Minas Gerais na implantação do Escritório de Gestão de Altas (EGA), realizará o workshop "Eficiência na Saúde: do acesso ao pós-alta". A coordenadora do EGA, Ana Paula Mota, conta que o evento tem como objetivo fomentar discussões sobre a otimização dos processos assistenciais, desde a internação até o cuidado pós-alta, visando fortalecer o processo de desospitalização e o planejamento da alta, além de, melhorar a transição do paciente do ambiente hospitalar com a rede de saúde e promover um atendimento mais integrado e eficiente.
A programação reunirá líderes e profissionais de saúde da Santa Casa BH e de outras instituições de Belo Horizonte, além de palestrantes renomados, como o CEO da Eficiência Hospitalista e fundador do primeiro Escritório de Gestão de Altas do país, Dr. André Wajner, a diretora de Regulação de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSA-BH), Juliana Rodrigues, o diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas, e o médico do Núcleo Interno de Regulação da Santa Casa BH, Dr. Gerson Marques.
Além desses palestrantes, o evento contará com a presença de convidados ilustres, como o Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Dr. Danilo Borges Matias, o superintendente do Hospital São Francisco, Dr. Helder Yankus, o diretor Técnico Assistencial do Hospital Mário Penna, Dr. José Mourão Neto, e a médica da Central de Internação de Belo Horizonte (CINT), Dra. Renata Lack e demais convidados. Representantes de instituições de destaque, como os Hospitais das Clínicas, Baleia, Orizonti e a Faculdade de Ciências Médicas, também estarão presentes.
A abertura do evento ficará a cargo do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto, que estará acompanhado do Dr. Cláudio Dornas, e da superintendente Assistencial, Raquel Brant. A programação incluirá mesas-redondas que abordarão temas como "Do Hospital para Casa: Inovação e Eficiência em um Cuidado Contínuo e Integrado" e "Alta Complexidade no SUS: Um Quebra-Cabeça com Solução?", além de debates sobre regulação inteligente para uma saúde mais eficaz e acessível, e estratégias para assistência eficiente a pacientes do SUS.
Durante o workshop, serão apresentados os resultados obtidos com o Escritório de Gestão de Altas da Santa Casa BH, reconhecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais como uma estratégia inovadora recomendada para todos os hospitais que atendem pelo SUS.
A superintendente Assistencial da instituição, Raquel Brant, enfatiza a importância do evento, destacando o EGA na gestão hospitalar: "Essa metodologia contribui diretamente para mitigar o problema da disponibilidade limitada de leitos, especialmente no SUS, além de trazer benefícios operacionais e financeiros. Para se ter uma ideia, nos primeiros cinco meses após a implementação do EGA, a Santa Casa BH apresentou maior eficiência nos serviços prestados e uma economia de mais de R$ 891 mil."
Data: 12 de agosto de 2024
Horário: 13h30 às 17h
Local: Santa Casa BH - Espaço do Conhecimento
Endereço: Rua Álvares Maciel, 611
Nenhum comentário:
Postar um comentário