O Censo do Turismo Mineiro 2023 foi divulgado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Realizada durante o processo de certificação dos municípios e Instâncias de Governança Regionais no final do ano passado, a pesquisa traz números atualizados sobre os processos de implementação de políticas públicas voltadas para o setor turístico em Minas Gerais.
Promovido a cada dois anos, o levantamento mais recente contou com a participação de 679 municípios mineiros e mostra que houve uma ampliação em 29,72% de projetos realizados pelas prefeituras em conjunto com a parceria privada, levando-se em conta o comparativo com o Censo de 2021.
O desenvolvimento de planos de marketing também tem sido cada vez mais mais uma prioridade local. De acordo com a pesquisa, houve aumento de 28,26% do número de cidades que planejam suas ações de marketing, um trabalho que é importante para a promoção dos destinos turísticos.
Outro dado relevante é o aumento em 13% no número de municípios que têm um Plano Municipal de Turismo. Essas estratégias articuladas contribuem para o fortalecimento da atividade turística no estado, que, em 2023, manteve-se em destaque no contexto nacional.
Minas Gerais, de acordo com as informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apresentou um crescimento da atividade turística acima de 100% da média nacional, ao longo de mais de 12 meses consecutivos.
Para conferir a pesquisa completa basta acessar o site do Observatório do Turismo de Minas Gerais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário