domingo, 3 de dezembro de 2023

Inhotim com programação entre a arte e natureza

 


Localizado a apenas 60 Km da capital mineira .o Instituto Inhotim, em Brumadinho, divulgou a sua programação para o mês de Dezembro. O museu a céu aberto não terá atendimento nos dias 24, 25 e 31 deste mês.

Aproveite o seu dia para conhecer Quarto Ato – O Quilombismo: Documentos de uma Militância Pan-Africanista , exposição que percorre a trajetória de Abdias Nascimento e conclui o ciclo do Programa Abdias Nascimento e o Museu de Arte Negra na Galeria Mata. 

Na Galeria Marcenaria, conheça o trabalho comissionado de Luana Vitra, a instalação Giro (2023), que marca o início da nova vocação do espaço, que passa a receber exposições temporárias.

Visite também a Galeria Yayoi Kusama, que apresenta duas instalações imersivas da artista. Confira as regras de visitação. 


Na Galeria Praça, Mônica Ventura ocupa o vão com A noite suspensa ou o que posso aprender com o silêncio (2023) e Mestre Didi segue em exibição com a exposição Mestre Didi – os iniciados no mistério não morrem.

Na Galeria Lago, Fazer o moderno, construir o contemporâneo: Rubem Valentim  traz pinturas, relevos, objetos e emblemas de um período de mais de 30 anos de produção de Rubem Valentim. Na Galeria Fonte, Direito à forma apresenta a relação entre forma e narrativa na produção de trinta artistas negros e negras do Brasil, retratando as possibilidades de autoria na relação entre forma e narrativa.

Passeie também pelos Jardins Temáticos, coleções botânicas, galerias e obras externas que fazem parte do acervo permanente do Inhotim. Todas as informações necessárias para sua visita estão disponíveis aqui.


Programação Educativa e Musical

Conheça os espaços e acervos do Inhotim na Visita Panorâmica, realizada diariamente às 10h30. No dia 06 de dezembro, o Educativo te convida a refletir sobre saúde, bem-estar, natureza e arte na Visita Temática Bem-Estar.

Partindo do pensamento de Beatriz Nascimento e a exposição Direito à forma, a Visita Temática A forma e as possibilidades na Arte Contemporânea e as Relações atlânticas entre Brasil e África convida o público, nos dias 02, 03, 09 e 10 de dezembro a refletir sobre as possibilidades de expressão artística para além da pintura figurativa. 

Na Visita Pelos caminhos da escultura, que ocorre nos dias 16, 17, 23 e 30 de dezembro, conheça noções de escultura e a relação de materiais historicamente utilizados com o acervo no Inhotim.

Ao longo do mês, a progr


amação do Ateliê Rubem Valentim, na Galeria Lago, traz oficinas, laboratório de mediação, rodas de conversa e dispositivos pedagógicos.

No dia 03 de dezembro, o Quarteto de Cordas Inhotim se apresenta na Fundação de Educação Artística, com obras de Missy Mazzoli, Tan Dun, Philip Glass e Marcos Balter. Mais informações aqui. A banda Santa Efigênia, de Brumadinho, estará presente no Anfiteatro do Inhotim, no dia 13 de dezembro. Acompanhe a programação.

Nas duas primeiras semanas do mês, de 01 a 17 de dezembro, o Inhotim funcionará de quarta-feira a domingo. De 20 a 31 de dezembro, o Inhotim estará aberto de quarta-feira a sábado, sem atendimento nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 01º de janeiro de 2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...