O mercado da moda movimenta quase 2 milhões de pequenos negócios no país, de acordo com dados da Receita Federal. Minas Gerais é o segundo estado com o maior número de estabelecimentos atuando no segmento, são 224 mil empreendimentos, que geram mais de 160 mil empregos em todo o estado. Diante da importância desse mercado para a economia, o Sebrae Minas criou o ‘Caminhos da Moda’, uma ferramenta on-line que conecta varejistas com pequenas confecções e fabricantes de roupas, calçados, moda íntima e acessórios de várias cidades mineiras. A apresentação da nova plataforma para o mercado será durante o Minas Trend, realizado de 24 a 26 de outubro, no Minascentro, em Belo Horizonte.
Durante os três dias, os visitantes do maior evento de moda do estado, poderão conhecer mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma ‘Caminhos da Moda’, no estande do Sebrae Minas. Fabricantes e confecções mineiras ainda poderão se cadastrar gratuitamente, e criar um perfil com informações sobre: produtos oferecidos, contatos, critérios para vendas como valor mínimo, segmentação e localização da empresa.
Já os lojistas e revendedores do varejo de moda de Minas Gerais e estados vizinhos poderão acessar o sistema, e por meio de uma busca simples pelo tipo de produto poderão encontrar fornecedores mineiros próximos a sua região.
“A plataforma é uma verdadeira vitrine virtual para divulgar a moda mineira. O sistema serve como um canal direto para que varejistas encontrem fornecedores e confecções em Minas Gerais, gerando oportunidades de negócios e parcerias comerciais. Além disso, promove a economia local ao incentivar a colaboração entre empresas de uma mesma região, tornando mais ampla a comercialização das micro e pequenas empresas mineiras dentro e fora do estado”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
Vale lembrar que a plataforma tem a função de facilitadora na conexão entre empresas vendedoras e compradoras do setor. Desta forma, o sistema não permite a realização de operações de pedidos, vendas e pagamentos. Todas as negociações e transações financeiras são feitas diretamente entre as empresas envolvidas.
“Inicialmente, o ‘Caminhos da Moda’ fará a aproximação do varejista com a indústria da moda, mas, nossa expectativa é que futuramente toda a cadeia produtiva do setor seja interligada, incluindo, artesãos, fornecedores de matérias-primas e designers, para estimular o crescimento do setor e o desenvolvimento econômico regional”, afirma Marcelo Silva.
A criação da plataforma faz parte das ações do programa ‘Integra Moda’, uma estratégia do Sebrae Minas para destacar e valorizar a diversidade e as expertises dos diferentes polos do estado para impulsionar os negócios e o setor em Minas Gerais.
Outras funcionalidades
Além de gerar negócios e novas oportunidades para a moda mineira, a plataforma ‘Caminhos da Moda’, disponibiliza informações sobre os principais polos de confecção do estado apoiados pelo Sebrae Minas. Entre eles: Divinópolis (vestuário), Juiz de Fora (meias e moda íntima masculina), Nova Serrana (calçados), e Juruaia, Monte Belo, São João do Manteninha e Taiobeiras (moda íntima feminina).
Os empreendedores também terão acesso às principais notícias e informações sobre tendências da moda, e ainda, saber como participar de projetos, eventos e iniciativas de promoção e capacitação do Sebrae Minas direcionados para pequenos negócios do setor. Conheça alguns deles:
1) Minas Moda Autoral: identifica e alavanca novas marcas no estado que reúnam originalidade e potencial para expandir o mercado.
2) Trend Connection: oferece informações sobre as principais tendências do mercado.
3) Mãos à Moda: programa de geração de competências e resgate do saber local, por meio de técnicas, vocações e matéria-prima de origem, para o desenvolvimento de produtos com identidade e valor agregado, conectados à produção de moda.
4) Moda Brechó: atende empreendedores do mercado de usados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, interessados em melhorar a gestão, processos e a divulgação dos negócios de usados no ambiente digital.
Minas Trend
Na 30ª edição do Minas Trend, o Sebrae Minas vai apoiar 50 micro e pequenos negócios mineiros dos segmentos de confecção, calçados, bolsas, joias e bijuterias. Estes terão um estande 100% subsidiado pelo Sebrae Minas, assim como aconteceu na última edição do evento, em abril deste ano.
O objetivo da iniciativa é tornar mais conhecidas as micro e pequenas empresas de Belo Horizonte e cidades do interior ligadas à moda, ampliando sua carteira de clientes e tornando esses negócios mais competitivos no mercado.
O Minas Trend, promovido pela Fiemg e o Sebrae Minas, reúne lojistas, compradores, influenciadores e formadores de opinião. O encontro ocupa lugar de destaque no calendário da moda brasileira, ditando tendências e propiciando a geração de novos negócios. Mais informações no site www.minastrend.com.br
30ª Minas Trend
De 24 a 26 de outubro (terça e quarta-feira: das 10h às 20h, e quinta-feira, das 10h às 17h
Coletiva de Imprensa – 24 de outubro, às 11h
Minascentro – Av. Augusto de Lima, 785 – Centro
Belo Horizonte/MG
Inscrições: www.minastrend.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário