segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Desde a concessão há 9 anos, houve movimenta de 90 milhões de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte


  O Aeroporto Internacional Tancredo Neves foi fundado em 1984, mas foi a partir de 2014, ano de sua concessão, quando se tornou BH Airport, que começaram as mudanças que viriam a transformar no ativo que é hoje. O potencial desse equipamento, que tem capacidade para operar 32 milhões de passageiros por ano, passou a ser aproveitado, assim como a sua localização estratégica dentro do Brasil. Ao longo desses nove anos, foram registrados mais de 875 mil pousos e decolagens e cerca de 90 milhões de passageiros passaram pelo aeroporto. O total de investimentos foi superior a R$ 1 bilhão na ampliação e modernização das instalações. 

 

“Temos muitos motivos para celebrar. Já são nove anos de dedicação a esse ativo potencial que é o BH Airport. Ao olhar para trás percebemos o quanto evoluímos e já contamos com um aeroporto mais bonito, moderno e funcional, pronto para receber as pessoas. Estamos sempre atentos às oportunidades de melhoria e o nosso trabalho segue firme, a fim de garantir a melhor experiência aeroportuária aos nossos clientes”, ressalta Daniel Miranda, diretor-presidente do BH Airport. 

 

Ele destaca o trabalho realizado para ampliar a conectividade de Minas com o Brasil e o mundo. “Hoje, o nosso passageiro voa para os quatro cantos do país, além das operações internacionais. Somos o terceiro aeroporto com maior número de destinos do Brasil e seguimos em negociações para trazer novas rotas”, afirma. 


 

Destinos em expansão -O BH Airport segue atento em ampliar sua malha aérea. De 2014 até agora, o terminal saiu de 43 destinos atendidos para 63, o que contribui diretamente para o fluxo de passageiros que o aeroporto tem hoje. “Esse número de rotas é fruto de um trabalho intenso de negociação e parceria com as companhias aéreas, sobretudo após a pandemia da Covid-19”, explica Daniel Miranda. 

 

Para se ter uma ideia, o número de destinos internacionais quase quadriplicou de um ano para o outro. Até o final de 2022, o aeroporto contava com as rotas para Lisboa, em Portugal, pela TAP, e Panamá, pela Copa. Em março deste ano, foi lançado o voo para Bogotá, na Colômbia, pela Avianca. Em junho, foi a vez, de inaugurar as rotas para Curaçao, na ilha no Caribe, e para Fort Lauderdale, nos Estados Unidos, pela Azul. Em setembro, haverá o lançamento do voo para Orlando, também pela Azul. Já em novembro, será a vez de Santiago, no Chile, pela Latam.  


 

“Ou seja, saltamos de dois destinos internacionais ao final de 2022 para sete em 2023, com conexões potenciais para os viajantes. De Bogotá, por exemplo, o passageiro pode seguir para Boston, nos Estados Unidos. Ao chegar a Santiago, pode se conectar a Nova Zelândia e Austrália, o que demonstra a nossa capilaridade”, explica o diretor-presidente do BH Airport. 

 

Infraestrutura e mix de lojas -Todos os investimentos realizados até agora contribuíram para que o aeroporto se tornasse referência nacional e internacional na qualidade da prestação de serviços aos passageiros e visitantes, bem como aos cerca de 7 mil profissionais que fazem parte da comunidade aeroportuária. Nesses nove anos, foram realizadas obras para construção do Terminal de Passageiros 2, que se integrou ao terminal principal que também passou por reforma no ano passado. A primeira fase dessas intervenções foi concluída em dezembro, o que contribuiu para que a infraestrutura alcançasse um novo patamar de excelência e para ampliação da área comercial.  

 

O mix do aeroporto, inclusive, é um aspecto a ser ressaltado. Durante esses nove anos, o número de operações comerciais se expandiu e hoje o aeroporto é quase um shopping, onde passageiros e visitantes encontram tudo o que precisam em um só lugar, com marcas de renome nacional e internacional. 

 

“Temos hoje mais de 90 operações comerciais distribuídas por todo o terminal. Trabalhamos para proporcionar cada vez mais conforto e comodidade a passageiros e visitantes, e isso inclui atrair marcas de destaque no Brasil e no mundo. Para se ter uma ideia, nos primeiros seis meses de 2023, inauguramos 20 lojas, além dos últimos lançamentos que foram do MCDonald’s e da Milklândia, no último dia 2 de agosto”, avalia o diretor-presidente. 

 

O aeroporto também passou a contar, ao longo desse período, com uma unidade UAI Aeroporto, que está em pleno funcionamento no primeiro pavimento (acima do Check-in 1), o que promove a sinergia entre o conceito de atendimento integrado ao cidadão com o acesso ágil e facilitado a diversos serviços públicos. São realizados, em média, 500 atendimentos por mês no BH Airport, de segunda-feira a sábado, das 7h às 19h, por meio do Portal mg.gov.br, pelo Aplicativo MgApp ou através do Terminal de Autoatendimento localizado na unidade. 

 

Além das realizações em termos de destinos e conectividade, Daniel Miranda destaca o impacto econômico positivo que o BH Airport traz para a região. "Ao gerar empregos diretos e indiretos, contribuímos para a sustentabilidade econômica da comunidade local. Essa colaboração se evidencia na cadeia do turismo, em que o nosso aeroporto desempenha um papel essencial, atraindo visitantes e impulsionando o crescimento de setores interligados, como hospedagem, alimentação e entretenimento. Estamos orgulhosos por contribuir para a capacitação da mão de obra regional, proporcionando oportunidades de desenvolvimento profissional que beneficiam diretamente a qualidade de vida dos residentes locais", ressalta. 

 

Reconhecimento -Em junho, o BH Airport foi o primeiro aeroporto do Brasil a ser reconhecido pelo seu compromisso com a satisfação do cliente, por meio do programa Airport Customer Experience Accreditation. A iniciativa faz parte do Airport Service Quality (ASQ) de Airports Council International (ACI) Word e contribui para que os aeroportos possam melhorar suas práticas para proporcionar ao público viajante uma experiência singular.   

 

Além disso, no início de 2023, o BH Airport foi considerado o sexto mais pontual do mundo entre os aeroportos médios. No ranking mundial, o terminal internacional mineiro representa o Brasil com o OTP (On-Time Performance) de 87,93%, seguindo o Guararapes-Gilberto Freyre International Airport, quarto colocado, com o OTP de 88,95%.    

 

  

A BH Airport, concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) formada pelo Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 40 anos na gestão de aeroportos no Brasil.   


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