sexta-feira, 4 de outubro de 2024

2ª Edição do Samba Belô celebra o samba de raiz popular

O samba é uma das mais poderosas expressões culturais do Brasil, e em Belo Horizonte, essa tradição ressoa profundamente, moldando a história e a identidade da capital.


Com sua multiplicidade de formas, desde o samba de raiz até os blocos carnavalescos e caricatos, o ritmo carrega consigo a alma de gerações e comunidades. Para celebrar essa riqueza cultural, a capital mineira recebe a 2ª edição do Samba Belô nos dias 19 e 20 de outubro, na Praça da Assembleia, e reúne mais de 60 atrações artísticas, entre escolas de samba, blocos de rua e sambistas consagrados que vão formar uma roda de samba 360°, liderada por grandes nomes como Fabinho do Terreiro, Raimundo do Pandeiro e Luiz Carlos do Pandeiro e Lu Gomes, consolidando a capital como uma verdadeira vitrine do samba mineiro para o Brasil e o mundo.

De acordo com Christiano Rocco, idealizador do evento, o Samba Belô é muito mais do que um festival musical. "Nosso objetivo é celebrar a rica tradição do samba de raiz, proporcionando um espaço onde músicos talentosos e apaixonados possam compartilhar sua arte com o público.


Este evento não só promove a música, mas também fortalece nossa identidade cultural, destacando a importância histórica e contemporânea do samba na vida dos mineiros. Espero que o festival inspire novas gerações a continuarem preservando e inovando no universo do samba”, enfatiza Rocco sobre a honra em contribuir para a cena cultural de Belo Horizonte.

Artistas renomados agitam a programação -Com curadoria musical dos jornalistas Wanderley Gomes e Zu Moreira, dois grandes nomes da cena do samba, o festival promete ser uma verdadeira vitrine do samba de Minas Gerais. Wanderley, que há 28 anos cobre o Carnaval de BH e promove o Prêmio TV Vitrine, e Zu, fundador do Almanaque do Samba, estão comprometidos em trazer o melhor dessa cultura para o público. O Samba Belô contará ainda com a participação dos Mestres de Cerimônia Aline Caldeira, atual Rainha do Carnaval de BH, e Rafael Eduardo, Rei Momo de diversas edições do Carnaval da cidade.

 A programação gratuita, que terá início no sábado, 19 de outubro, às 10h, abre com a apresentação do Grupo de Chorinho DUO Urbano e convidados, evocando a nostalgia e a tradição do gênero. Às 14h, o Bloco Carnavalesco O Leão da Lagoinha toma conta do palco com sua vibrante bateria, passistas e o carismático Rei Jeferson Alexandre, uma das grandes figuras do samba local. Logo após, às 14h30, a Escola de Samba Unidos dos Guaranys celebra seus 60 anos de história com uma apresentação memorável, destacando sua imponente bateria e sua elegante porta-bandeira.

À tarde, a programação continua com o Bloco Caricato Aflitos do Anchieta às 15h30, seguido pelo Bloco Alalaor às 16h. O ponto alto do dia está marcado para as 17h, com a chegada da Monarquia do Samba de BH e da Corte Momesca Oficial do Carnaval de 2024, composta por Walace Guedes (Rei Momo), Aline Caldeira (Rainha) e Raíssa Medeiros (Princesa). Juntos, eles trarão ainda mais brilho à festa, prestando homenagens às grandes personalidades do samba mineiro. Às 17h30, os destaques e passistas do Carnaval de BH se apresentam, incluindo Jerlucia Angolana, rainha de bateria da Acadêmicos de Venda Nova, e Marcos Biaggi, destaque luxo da Escola de Samba Canto da Alvorada.

A noite termina em grande estilo com uma grande roda de samba 360°, comandada pelo Grupo Samba de Raíz Popular, liderado por Henrique Fubba, coordenador musical do projeto Quintal do Zeca Pagodinho e Embaixador do Samba Belô, que virá diretamente do Rio de Janeiro para o evento; Fabinho do Terreiro e outros mestres do samba, além de um encontro entre a velha guarda e a nova geração do samba, reafirmando a tradição e a renovação do ritmo.

No domingo, 20 de outubro, as festividades começam às 10h com a apresentação de Nivaldo da Viola e sambistas convidados, trazendo a serenidade das rodas de samba matinais. Às 13h, o Bloco Unidos da Vila assume o palco, seguido pela Escola de Samba Imperavi de Ouros às 14h, que promete um espetáculo visual com sua bateria e passistas. Às 15h, a tradicional Mocidade Verde Rosa traz sua energia, mostrando a força de sua comunidade e às 15h30, os holofotes se voltam para o grande show de pandeiros, com nomes lendários como Mestre Linguinha e Luiz Carlos do Pandeiro, celebrando a percussão como o coração do samba mineiro. A programação se encerra com uma roda de samba às 16h, unindo o grupo Samba de Raíz Popular e convidados.

Homenagem aos grandes nomes do samba mineiro - Um dos momentos mais emocionantes do Samba Belô será a homenagem a grandes personalidades que marcaram a história do samba em Minas Gerais.


Ao todo, serão 24 homenageados, incluindo figuras como Gleisson Fernandes, presidente da Escola de Samba Unidos dos Guaranys, que celebra neste ano 60 anos de fundação da agremiação tetracampeã do Carnaval de BH; Madalena Bavose, presidente da Estrela do Vale, campeã do Carnaval de BH em 2024; e Eduardo Bavose, presidente da LIESMG, que tem liderado a revitalização das escolas de samba do estado. “Essa celebração é uma oportunidade única de reconhecer o legado de tantos sambistas que ajudaram a moldar o cenário cultural de Minas Gerais, inspirando novas gerações e perpetuando a arte do samba”, afirma Rocco.

Boa música e diversidade gastronômica - Além das atrações musicais, o Samba Belô oferecerá uma experiência gastronômica diferenciada, com curadoria do Chef Christiano Rocco. Com o conceito de gastronomia afetiva e ancestral, o público poderá degustar pratos típicos das Feirinhas da Economia Solidária de BH, além de uma Vila Gastronômica com Cozinha Ao Vivo e hambúrgueres artesanais do BBQ Show World. Entre as opções, destaque para as tradicionais quitandas mineiras e steaks premium preparados na parrilla,  petiscos na chapa, sanduíches e pães de queijo recheados, pasteis com caldo de cana. “Teremos também opções para paladares mais exigentes, como crepes, empanadas argentinas e uma carta de vinhos e espumantes com sugestões de harmonização. Haverá também pratos veganos e vegetarianos, açaí e água de coco”. Para se refrescar, cervejas artesanais, chopes gelados e drinks que completam a experiência sensorial.


E não para por aí!  As crianças poderão se divertir na Vila Infantil, planejada especialmente para elas com brinquedos e atividades lúdicas. A 2ª Edição do Samba Belô 2024 será uma verdadeira celebração da música e da cultura, promovendo o samba como um dos grandes marcos da identidade de Belo Horizonte. Com uma programação diversificada, o evento convida o público a se conectar com a essência do samba e a vibrar ao som desse patrimônio cultural.

Para uma melhor organização e controle de público, os ingressos devem ser retirados online através do site Sympla.com/FestivalSambaBelo. “Embora os ingressos sejam gratuitos, será vendido um copo ecológico personalizado do evento para estimular a redução de descartáveis e contribuir para a preservação ambiental”, finaliza Rocco.

 

SERVIÇO:

SAMBA BELÔ

19 e 20 de outubro l Na Praça da Assembleia, BH


Evento Gratuito

Retirada de ingressos: Sympla.com/FestivalSambaBelo

 Programação de Sábado (19/10):

10h: Grupo de Chorinho DUO Urbano e convidados

14h: Apresentação do Bloco Carnavalesco O Leão da Lagoinha com sua Bateria, Passistas e o Rei Jeferson Alexandre

14h30: Apresentação da Escola de Samba Unidos dos Guaranys com sua Bateria, Passistas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira

15h30: Apresentação do Bloco Caricato Aflitos do Anchieta

16h: Apresentação do Bloco Alalaor

17h: Chegada da Monarquia do Samba (Sandra Veneno - Rainha, Paizinho do Cavaco - Rei, Fabinho do Terreiro e Marcão do Pandeiro - Príncipes) e da Corte Real Momesca do Carnaval de BH 2024 (Walace Guedes - Rei Momo, Aline Caldeira - Rainha, Raíssa Medeiros - Princesa)

17h15: Monarquia do Samba e Corte Real do Carnaval entregam homenagens para grandes personalidades do samba de Minas Gerais

17h30: Apresentação de destaques e passistas do Carnaval de BH, incluindo: Jerlucia Angolana (Rainha de Bateria da Acadêmicos de Venda Nova), Léo de Jesus (Rei de Bateria da Acadêmicos de Venda Nova), Marcos Biaggi (destaque luxo da Canto da Alvorada), e outros grandes nomes

18h: Roda de Samba com o Grupo Samba de Raíz Popular, comandado por Henrique Fubba (RJ), Fabinho do Terreiro, Lu Gomes e sambistas convidados

 Programação de Domingo (20/10):

10h: Apresentação de Nivaldo da Viola e Sambistas Convidados

13h: Apresentação do Bloco Unidos da Vila

14h: Apresentação da Escola de Samba Imperavi de Ouros com sua Bateria, Passistas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira

15h: Apresentação da Escola de Samba Mocidade Verde Rosa com sua Bateria, Passistas, Mestre-Sala e Porta-Bandeira

15h30: Show de Pandeiros com Mestre Linguinha, Rei Jeferson Alexandre, mulatas e passistas destaques do Carnaval de BH

16h: Roda de Samba com o Grupo Samba de Raíz Popular, comandado por Henrique Fubba (RJ), Raimundo do Pandeiro, Luiz Carlos do Pandeiro e sambistas convidados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parceria entre Fecomércio e Casa do Turismo BH

A Fecomércio MG e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospedagem (Cetur) oficializaram uma parceria com a Casa do Turismo de Belo Horizonte ...