domingo, 10 de março de 2024

Vesperata de Diamantina

 Diamantina está localizada a 290 Km de Belo Horizonte. Cidade história, terra do ex-presidente Juscelino Kubistchek e de Chica da Silva, do barroco e muitas histórias. A Vesperata tem sua origem nas práticas musicais tradicionais de Diamantina do século XIX.


Quando no período das vésperas, músicos se apresentavam nas sacadas dos casarões para tocar para as pessoas que passeavam nas ruas.

As vésperas são a parte da Liturgia das Horas, que é celebrada à tarde, entre 15 e 18 horas.

Reconhecida como um importante evento do turismo e da cultura do Brasil, a Vesperata foi premiada em 2010 pelo Ministério do Turismo com o Troféu Roteiros do Brasil, por promover a Sustentabilidade Cultural no Município.


Com um repertório repleto de música boa e diferentes estilos, a Vesperata é reconhecida como Patrimônio Cultural de Minas Gerais.

                Em Diamantina, terá a oportunidade de assistir a um dos mais belos espetáculos musicais da cultura local:

A Vesperata que parece, à primeira vista, uma serenata ao contrário. Considerada como uma “serenata ao contrário” pelo fato que os músicos se posicionam nas janelas e tocam para o público na Rua da Quitanda, que fica lotada de mesas ao redor dos maestros regentes. Cada apresentação reúne mais de mil pessoas.

A famosa Vesperata de Diamantina, além de um espetáculo para os olhos e ouvidos, é motivo de orgulho para o cidadão diamantinense.

É um evento singular pois nada se compara à sensação de assistir à apresentação degustando um bom vinho, ou, se preferir, a famosa cachaça do Norte de Minas., além da deliciosa culinária mineira. Programação completa: abril: 13 e 20; maio: 04 e 18; junho: 08 e 22; julho: 06, 13 e 27; agosto: 03, 17 e 31; setembro: 14 e 28 e outubro: 12 e 19.


Casa onde nasceu Juscelino Kubitscheck, hoje é museu com seus pertences de médico e muitos objetos de sua vida política

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Unesco avaliará candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal a Patrimônio Cultural da Humanidade

No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será formalmente avaliada durante a 19ª Sessão do Co...