quinta-feira, 10 de abril de 2025

Carreta da Família Santa Casa BH comemora um ano com mais de 2 mil 200 atendimentos




A Carreta da Família Santa Casa BH, unidade móvel oncológica 100% SUS, completou um ano de atuação e celebrou a data com um evento especial na cidade de Santa Luzia, durante sua sexta expedição. A cerimônia foi realizada no dia 3 de abril, às 10h, em frente à Prefeitura do município, local onde a carreta ficou instalada e prestou atendimentos à população durante cinco dias.

Estiveram presentes o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima; a presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Kátia Rocha; a gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira; e o coordenador da Carreta da Família, João Bontempo, além de superintendentes e diretores da Santa Casa BH. 

O evento também contou com a participação de representantes da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), idealizadora do projeto; da gerente de Marketing dos Supermercados BH, Camila Pereira; do secretário municipal de Saúde, Rodrigo Gazeto; do prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho; e do vice-prefeito, Ilacir Bicalho.

O diretor de Assistência à Saúde da Santa Casa BH, Dr. Cláudio Dornas; o prefeito de Santa Luzia, Paulo Bigodinho; a presidente do Conselho Deliberativo da instituição, Kátia Rocha; o provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto; e o diretor de Educação e Relações Institucionais da Santa Casa BH, Carlos Renato de Melo Couto.

Durante o evento, o prefeito elogiou a iniciativa e reforçou a importância da unidade móvel de saúde oncológica para o município: “Mais de 330 exames foram oferecidos à população de Santa Luzia, contribuindo para o diagnóstico precoce e fortalecendo nossa rede de cuidado. Estamos muito felizes com essa parceria com a Santa Casa BH, que trouxe para a cidade uma estrutura moderna e eficiente. Sabemos que as filas para exames são um desafio em todo o país, e iniciativas como essa ajudam a agilizar os atendimentos, oferecendo mais acesso e reforçando a importância da prevenção”, disse.

Desde sua inauguração, a Carreta da Família já percorreu oito municípios mineiros, levando rastreamento oncológico, educação em saúde e diagnóstico precoce de câncer de mama, pele e pulmão. Em um ano de atuação, mais de 2,2 mil atendimentos foram realizados em regiões com acesso limitado a serviços especializados. Os municípios são selecionados com base em indicadores de vulnerabilidade social, como o baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e a dificuldade no acesso à saúde de qualidade.


A unidade é equipada com mamógrafo, aparelho de raio-x e dermatoscópio, e conta com uma equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, composta por médicos, enfermeiros e técnicos. Além da realização de exames, o projeto também promove a capacitação de profissionais da Atenção Primária à Saúde nas cidades visitadas, assegurando a continuidade do cuidado após a passagem da unidade móvel.

“Nossa abordagem vai além dos exames de rastreio. O projeto nos permite conhecer a realidade de cada família atendida e acompanharmos o paciente durante toda sua jornada no ecossistema de saúde, fortalecendo o elo entre os serviços de saúde local”, destaca o coordenador da Carreta, João Bontempo.

Durante o evento, o provedor da Santa Casa BH ressaltou que a Carreta da Família é muito mais do que uma unidade móvel, “ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado, que são a marca da nossa instituição. Essa iniciativa traduz a nossa bandeira: levar saúde de ponta para todos, de forma humanizada, com qualidade e equidade”, completou.

Um dia de festa para a população - Além da cerimônia oficial, o dia 3 de abril foi marcado por uma programação especial para toda a comunidade. Houve distribuição gratuita de pipoca, atividades recreativas para as crianças e ações de promoção da saúde, com aferição de pressão e glicemia.

Para a moradora de Santa Luzia, Leonora Silveira, a iniciativa é essencial para quem mais precisa. “Estava aguardando uma mamografia há cerca de seis meses. Hoje, graças a essa parceria entre a Santa Casa BH e a prefeitura, vou conseguir fazer o exame. Sou muito grata por essa oportunidade. Muitas pessoas podem estar doentes e não têm recursos para buscar um diagnóstico. Agora vou ter uma resposta e, se for necessário, já serei encaminhada para o tratamento”, comentou. 

Parcerias que fazem a diferença  - A Carreta da Família é uma iniciativa da Santa Casa BH em parceria com a CAPE, com apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para viabilizar a operação do projeto.



Os municípios atendidos neste primeiro ano de atuação foram: Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia, Presidente Kubitschek, Moeda e, por fim, Santa Luzia – onde foi realizada a comemoração do aniversário da Carreta. 

De acordo com a gerente do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, Sara Oliveira, o projeto seguirá em expansão em 2025. “Seguimos avançando com novidades. A expectativa é ampliar o alcance da Carreta da Família, levando atendimento a ainda mais cidades. Também estamos fortalecendo o processo de capacitação dos profissionais da Atenção Primária, com melhorias que refletirão diretamente na qualidade do cuidado oferecido à população”, afirmou.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hospital São Lucas realiza cirurgia de ponta no tratamento da Doença de Parkinson

Referência em cirurgias eletivas e de alta complexidade, hospital reforça protagonismo ao realizar uma das técnicas mais modernas no control...