Queda no volume de doações pode causar o cancelamento de cirurgias e transplantes .A chegada do fim do ano traz uma preocupação para hospitais de todo o país: a queda no número de doações de sangue causada pelos feriados e viagens de férias. Considerando o cenário em que essa situação ainda se estenda por dezembro e janeiro, a Santa Casa BH convida a população a fazer a sua doação antes dos compromissos com a família e amigos.
Com 17 mil procedimentos realizados só em 2024, a Santa Casa BH é o hospital que mais realiza cirurgias no estado e é a maior demandante de bolsas de sangue para o Hemominas, por isso está sempre engajada em campanhas de doação. Com a diminuição da oferta, caso o cenário não mude, alguns procedimentos podem ter que ser adiados ou mesmo cancelados, é o que alerta a gerente da Agência Transfusional da Santa Casa BH, Melina Naves. “A questão da doação de sangue já é um desafio ao longo de todo ano e já começamos a notar uma queda das doações agora em novembro e isso tende a piorar nos próximos meses”, afirma.
Dados do Ministério da Saúde mostram que 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, o que representa 14 pessoas a cada mil habitantes e um total de mais de 3,1 milhões de doações de por ano, no Sistema Único de Saúde (SUS).
Agende sua doação
Entre os requisitos básicos para doar sangue, é preciso
estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 Kg,
estar bem descansado e alimentado no momento da doação e apresentar documento
original e oficial com foto. Em Belo Horizonte, a doação pode ser feita
em três unidades diferentes, sendo a principal delas o Hemocentro,
localizado no bairro Santa Efigênia. A lista completa e o agendamento estão no
site https://www.mg.gov.br/agendamento_servico/doacao-de-sangue.
“Estamos falando de algo que não pode ser comprado. Por
isso, convidamos cada pessoa a reservar um tempo entre as festas e as
férias para doar e ajudar a salvar vidas”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário