terça-feira, 23 de junho de 2026

Exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado” no Palácio das Artes


              Sarah  Kubitschek


O Servas inaugura, no dia 26 de junho, sexta-feira, às 18h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado”. A mostra integra o programa comemorativo dos 75 anos da instituição, idealizado e presidido por Christiana Renault, presidente do Servas.

A exposição dá continuidade ao programa lançado no dia 15 de junho, no Palácio da Liberdade, com o livro homônimo. Se o livro organiza a dimensão histórica e editorial da iniciativa, a exposição transforma essa memória em experiência audiovisual, documental e imersiva, aproximando o público da trajetória do Servas e das 20 mulheres que estiveram à frente da instituição.


Na abertura da exposição, também será lançado o catálogo referencial do programa e será assinada a portaria conjunta entre o Arquivo Público Mineiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e o Servas para criação do Programa Permanente de Salvaguarda da Memória do Servas. A iniciativa institui uma política continuada de proteção, organização, preservação e acesso ao acervo histórico, documental e simbólico da instituição.


Logo após a abertura da exposição, será realizado o concerto comemorativo dos 75 anos do Servas, com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana. A apresentação integra a dimensão artística das comemorações e reforça a relação entre memória, cultura, cuidado e celebração pública.


Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até o dia 26 de julho. Concebida em linguagem audiovisual contemporânea, reúne vídeos históricos, painéis digitais, projeções documentais, fotografias ampliadas, depoimentos institucionais e linhas do tempo visuais, compondo uma experiência imersiva que traduz a história do Servas em narrativa acessível à sociedade.


O catálogo referencial constitui uma publicação própria dentro do programa, distinta do livro e da exposição. Enquanto o livro sistematiza a pesquisa histórica sobre a trajetória do Servas, e a exposição traduz essa memória em experiência audiovisual e expográfica, o catálogo registra, organiza e referencia conteúdos, documentos e elementos conceituais vinculados à mostra e à memória institucional.

A curadoria da exposição é de Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, e a expografia é da Greco Design.


Para a presidente do Servas, Christiana Renault, a exposição amplia o alcance público do trabalho de preservação da memória institucional iniciado com o livro.

                                        Foto:Matheus Guerra

 

“A exposição permite que a memória do Servas seja vivida como experiência. Ela aproxima o público das mulheres que construíram essa trajetória e mostra como o cuidado se tornou, ao longo de 75 anos, uma força institucional em Minas Gerais.”

“Livro, exposição, catálogo, medalha, concerto e salvaguarda fazem parte de um mesmo gesto: reconhecer o que foi construído, proteger essa memória e compartilhá-la com a sociedade. Celebrar os 75 anos do Servas é também cuidar do futuro da instituição.” — Christiana Renault

O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, destaca que a iniciativa valoriza uma dimensão essencial da história social mineira.


“Ao celebrar os 75 anos do Servas, Minas Gerais reconhece uma trajetória construída por mulheres  que transformaram o cuidado em presença pública e compromisso institucional. Preservar essa memória é também valorizar aquilo que o Estado tem de mais humano: a capacidade de amparar, incluir e construir redes de solidariedade.” — Mateus Simões

O curador da exposição, Leônidas Oliveira, destaca que a assinatura da portaria conjunta amplia o alcance institucional das comemorações.


“As celebrações são importantes porque reconhecem uma trajetória, mas a criação de uma política permanente de salvaguarda garante que essa memória não volte ao vazio. Ao proteger documentos, registros e narrativas, especialmente a história dessas mulheres, o Servas transforma comemoração em permanência e memória em patrimônio público.” — Leônidas Oliveira

A coordenadora do projeto, Danusa Carvalho, da Casulo Cidadania, destaca o caráter público da iniciativa.


“Mais do que apresentar uma trajetória, a exposição constrói uma leitura pública sobre o cuidado em Minas Gerais. É um trabalho que parte da memória para organizar sentido, reconhecendo o papel das mulheres e transformando essa história em experiência acessível e compartilhada com a sociedade.”

A mostra reconhece o protagonismo das presidentes que conduziram o Servas e contribuíram para consolidar práticas de solidariedade, assistência, mobilização social e atenção à população mineira. São elas: Sarah Gomes de Lemos Kubitschek (em memória), Lia Portocarrero de Albuquerque Salgado (em memória), Francisca Tamm Bias Fortes (em memória), Berenice Catão de Magalhães Pinto (em memória), Coracy Uchoa Pinheiro (em memória), Marina de Freitas Pacheco (em memória), Minervina Sanches de Mendonça (em memória), Cybele Pinto Coelho (em memória), Latife Haddad Pereira dos Santos (em memória), Risoleta Guimarães Tolentino Neves (em memória), Édila Aida de Andrade Couto (em memória), Maria Lucia Mendonça Cardoso, Maria Coeli Memória Porto, Heloísa Maria Penido de Azeredo, Andrea Neves da Cunha, Célia Pinto Coelho, Carolina de Oliveira Pimentel, Aléxia Rodrigues de Paiva Brant, Elizabeth Jucá e Mello Jacometti e Christiana Noronha Renault de Almeida.


Exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado”

Data de abertura: 26 de junho

Horário: 18h30

Aberta ao público até 26 de julho

Local: Foyer do Palácio das Artes — Avenida Afonso Pena, 1537, Centro, Belo Horizonte

Ficha técnica da exposição

Concepção e presidência do programa comemorativo dos 75 anos do Servas: Christiana Renault

Curadoria da exposição: Leônidas Oliveira

Coordenação geral: Danusa Carvalho — Casulo Cidadania

Direção de arte, diagramação e expografia: Greco Design

Produção: Luiza Jucá — Casulo Cidadania

Coordenação de conteúdo: Lilian Lobato

Pesquisa: Ana Amélia Arantes, Iana Coimbra e Luiza Jucá

Texto do livro e narração do documentário: Iana Coimbra

Revisão: Caroline Poletto Morais

Documentário: Mariana Borges — MB Produções Audiovisuais

Direção de fotografia: Carolina Silva

Finalização: Limonada Audiovisual

Trilha sonora: Tattá Spalla

Assessoria de imprensa: Luz Comunicação - Jozane Faleiro 

Acessibilidade: Acessibiliza Comunicação 

Gestão: Janaína Silva e Luciene Faria


Concerto comemorativo dos 75 anos do Servas

Data: 26 de junho, após a abertura da exposição

Com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Minas Gerais e participação especial de Marcus Viana

O projeto é viabilizado com patrocínio da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e realizado pela Casulo Cidadania, em parceria com o Servas, Palácio das Artes, Palácio da Liberdade e Circuito Liberdade.


Festival de Choro & Samba – Edição encerra programação com Velha Guarda do Clube do Choro de BH, Marina Gomes e encontro entre mestres e aprendizes

 


 

O Festival de Choro & Samba – 7ª Edição realiza sua programação de encerramento no próximo dia 28 de junho de 2026 (domingo), das 11h às 18h, no Mercado de Origem Santa Tereza, em Belo Horizonte. Com entrada gratuita, o evento reúne artistas que representam diferentes gerações e trajetórias da música mineira em uma celebração dedicada ao choro e ao samba — dois dos mais importantes patrimônios culturais brasileiros.

Abrindo a programação, das 11h às 13h30, sobe ao palco a Velha Guarda do Clube do Choro de Belo Horizonte. Referência na preservação e difusão do gênero na capital mineira, o grupo reúne músicos que ajudam a manter viva a tradição do choro por meio de repertórios que atravessam diferentes épocas e dialogam com novas gerações de ouvintes. Na sequência, das 14h às 15h45, o samba ganha protagonismo com Marina Gomes e Banda. Com presença marcante na cena musical mineira, a cantora apresenta um repertório que percorre clássicos e interpretações que dialogam com diferentes vertentes do gênero, reforçando a potência e a contemporaneidade do samba produzido em Minas Gerais. Encerrando o festival, das 16h às 18h, acontece o espetáculo Choro e Samba com o Grupo Mestres e Aprendizes da Escola Livre de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte. A apresentação reúne professores e estudantes em uma experiência que traduz um dos pilares do projeto: o encontro entre gerações e a transmissão de conhecimentos musicais como forma de preservação cultural.


Reconhecido em 2024 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, o choro ocupa lugar central na proposta do festival ao lado do samba, fortalecendo vínculos entre memória, formação de público e valorização da música brasileira. Chegando à sua sétima edição, o Festival de Choro & Samba consolida uma trajetória iniciada em 2011, tornando-se uma importante plataforma de circulação artística e difusão cultural. Ao longo dos anos, o projeto tem contribuído para ampliar o acesso gratuito à produção musical de qualidade e fortalecer a cena cultural mineira.

Para a coordenadora geral do projeto, Cristina Sabino, o encerramento da edição sintetiza o propósito do festival. “Encerrar mais uma edição reunindo artistas que representam tradição, formação e renovação é reafirmar o compromisso do festival com a valorização da música brasileira. O choro e o samba seguem vivos justamente porque continuam encontrando novos públicos e criando conexões entre gerações”, destaca.

Todas as atividades contam com intérprete de Libras, espaços reservados para pessoas com deficiência e estrutura adequada para garantir conforto, inclusão e participação de todos os públicos.

A 7ª edição do Festival de Choro & Samba é realizada pela Idear Produção Cultural e Artística, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com recursos do Ministério da Cultura e do Governo Federal, contando com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

PROGRAMAÇÃO – 28 de junho de 2026 (domingo)

11h às 13h30 – Choro – Velha Guarda do Clube do Choro de Belo Horizonte


14h às 15h45 – Samba – Marina Gomes e Banda

16h às 18h – Choro e Samba com o Grupo Mestres e Aprendizes da Escola Livre de Choro do Clube do Choro de Belo Horizonte

 

Festival de Choro & Samba – 7ª Edição

Data: 28 de junho de 2026 (domingo)

Horário: das 11h às 18h

Local: Mercado de Origem Santa Tereza – Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita

Sidney Grandi lança Atemporal, álbum que atravessa diferentes experiências humanas

 




O cantor e compositor mineiro Sidney Grandi lança Atemporal, seu sexto álbum de estúdio. Com dez canções autorais, o trabalho reúne reflexões sobre o cotidiano, memórias, inquietações sociais, afetos e experiências acumuladas ao longo de uma vida de 77 anos. O lançamento será celebrado com um show no dia 25 de junho, quinta-feira, às 19h30, no Teatro de Câmara do Cine Theatro Brasil, em Belo Horizonte. Os ingressos a R$2,00 podem ser adquiridos neste link: https://www.eventim.com.br/artist/sidney-grandi/


O título do álbum sintetiza a proposta do trabalho. As composições partem de situações comuns e sentimentos universais que atravessam gerações, independentemente das transformações tecnológicas e das mudanças de comportamento. Em vez de se prender a uma época específica, Atemporal observa aspectos permanentes da experiência humana: o amor, a dúvida, a saudade, a indignação, a esperança e a necessidade de seguir em movimento.

             CRÉDITO SÉRGIO MENDONÇA ÁLVARES



Em seu sexto disco da carreira, Sidney Grandi reafirma uma produção autoral guiada pela observação da vida cotidiana e pelas experiências acumuladas ao longo do tempo. "Posso dizer que as músicas do novo álbum são baseadas em cenas do cotidiano que, à revelia de todo o modernismo e tecnologia, continuam a ocorrer na vida das pessoas desde sempre", afirma Sidney Grandi. "Ao mesmo tempo em que reverencio o passado, fico indignado com as maldades do mundo, ainda me permito aconselhar, fantasiar e me encantar com a beleza da mulher. Acredito que ser criativo na maturidade é uma forma de ter uma cabeça atempora",acrescenta.


Musicalmente, Atemporal dialoga com o samba e a bossa nova, gêneros que marcaram a formação artística do compositor e permanecem como referências centrais de sua trajetória. As canções foram gravadas com músicos que acompanham Sidney há mais de quinze anos, em uma parceria construída ao longo de sucessivos projetos e apresentações.


A Gravação e lançamento do álbum "Atemporal" de Sidney Grandi e banda, foram viabilizados pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) – Termo de Execução Cultural No 111162/2024, Edital nº 03/2024, apoio da Sirius Cultura, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e realização por meio do Ministério da Cultura e o Governo Federal.


Retratos do cotidiano

Cada faixa apresenta um tema próprio, formando um mosaico de observações sobre a vida contemporânea.


A abertura acontece com "Mistérios", canção que se aproxima do universo simbólico e espiritual ao imaginar um encontro com Iemanjá. A música explora o desejo humano de ultrapassar as fronteiras entre o mundo concreto e o imaginário.


Em "Conselho", Sidney observa os jogos de sedução e a forma como o encanto feminino influencia as relações afetivas. A mulher também ocupa o centro de "Inspiração", faixa que a apresenta como principal fonte criativa para o compositor.


"Acordes Banais" presta homenagem aos grandes músicos brasileiros que contribuíram para a construção da identidade musical do país. É uma reverência aos artistas que deixaram um legado permanente para as novas gerações.


Já "Caminhada" aborda um sentimento comum a todos: a dificuldade de encontrar as palavras certas diante dos desafios enfrentados por alguém próximo. A composição trata dos limites do aconselhamento e da escuta.


Em "Saudades de Mim", o tema é a insegurança provocada pela ausência. A narrativa acompanha um homem que precisa lidar com a distância da companheira durante uma viagem ao interior, revelando vulnerabilidades e dúvidas.


A dimensão social do álbum aparece de forma mais evidente em "Reflexão", que lança um olhar crítico sobre a indiferença diante das populações mais pobres e questiona a capacidade da sociedade de enxergar desigualdades históricas.


"Palavras" surge como uma defesa da educação e do papel da língua portuguesa na formação dos indivíduos. A canção destaca a linguagem como instrumento de desenvolvimento e cidadania.


Em "Avalanche", o compositor trata da distância entre intenção e prática, refletindo sobre a dificuldade de transformar ideias em ações concretas.


Encerrando o álbum, "Reação" aborda o envelhecimento sob uma perspectiva ativa. A música rejeita a acomodação e reafirma a importância de permanecer em movimento, independentemente da idade. "O jogo só acaba quando termina", resume a mensagem da composição.


Trajetória - Sidney Grandi iniciou sua carreira musical aos 60 anos, construindo uma trajetória marcada pela produção autoral e pela valorização da música brasileira. Antes de Atemporal, lançou os álbuns Sidney Grandi (2006), Roda de Samba (2007), Meu Ideal (2014), Meu Interior (2018) e Viver de Arte (2022).


Mais do que um novo registro fonográfico, Atemporal representa a continuidade de uma carreira construída fora dos padrões convencionais do mercado musical. O álbum surge como resultado de décadas de observação, convivência e escuta, reunidas em canções que transitam entre o íntimo e o coletivo, entre a memória e o presente.


Ficha técnica

Sidney Grandi – Idealização, criação e voz principal

Samy Erick – Arranjos, direção musical, violão e guitarra

Sanchez Almeida (Chacal) – Baixo e backing vocal

Serginho Silva – Percussão

Sergio Danilo – Flauta

Samuel Ekel – Teclados

Stéfanni Lanza – Voz principal e backing vocal

Andrea Amendoeira – Voz principal

Luadson Constâncio – Teclado

Daniel Guedes – Percussão

Bia Penido – Voz

Fabrício Galvani / Estúdio Galvani – Captação, mixagem e masterização

Simone Senra – Produção executiva

Gabriel Barreto – Assistente de produção

Alan Alves – Design gráfico

Sérgio Mendonça Álvares – Fotografias

Esdras Cardoso Moreira – Filmagem

Jonnathan Galvão – Intérprete de Libras

Fabrício Galvani – Técnico de som

Marcu Túlio Dayrell Pires – Técnico de luz

Denis Martins – Roadie




Lançamento do álbum Atemporal – Sidney Grandi e Banda

Data: 25 de junho de 2026, quinta-feira

Horário: 19h30

Local: Cine Theatro Brasil – Teatro de Câmara

Endereço: Avenida Amazonas, 315 – Centro / Praça Sete – Belo Horizonte 

Abertura dos portões: 30 minutos antes do evento

Classificação: Livre

Ingressos: R$2,00

Férias sem filas: como a tecnologia está transformando a experiência de lazer nos parques aquáticos

 



A digitalização vem transformando diferentes aspectos da rotina das pessoas, da forma como trabalham e fazem compras até a maneira como viajam e aproveitam momentos de lazer. No turismo e no entretenimento, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para tornar experiências mais práticas, reduzindo burocracias e permitindo que o visitante aproveite melhor o seu tempo.


A tendência acompanha um movimento de digitalização da experiência de lazer, que utiliza recursos tecnológicos para simplificar processos, personalizar jornadas e aumentar a conveniência dos consumidores. Compra antecipada de ingressos, reservas online, pagamentos digitais e acessos automatizados já fazem parte da realidade de hotéis, atrações turísticas e parques em todo o mundo.


No Thermas da Mata Parque e Hotel, complexo de lazer e hospedagem localizado em Cotia, a apenas 30 minutos da capital paulista, a tecnologia vem sendo incorporada justamente com o objetivo de oferecer mais conforto para as famílias e reduzir o tempo gasto em filas e procedimentos operacionais.

Mais tempo para aproveitar, menos tempo em filas

Entre as facilidades disponíveis está a compra antecipada de armários, permitindo que os visitantes cheguem ao parque com essa etapa já resolvida. Outra novidade é o cadastro prévio da placa do veículo, que garante acesso automático ao estacionamento, agilizando a entrada e evitando filas logo na chegada. Ambos podem ser encontrados no site oficial do empreendimento.

Além disso, o sistema de consumo dentro do parque também foi modernizado. Os visitantes podem realizar pagamentos diretamente com cartões de débito ou crédito, eliminando a necessidade de utilizar cartões de consumo específicos e reduzindo etapas durante a permanência no complexo.


As soluções foram desenvolvidas para tornar a experiência mais fluida, especialmente para famílias com crianças, que costumam valorizar a praticidade e conveniência durante os passeios.

"Nosso foco é melhorar continuamente a experiência dos visitantes. Quando conseguimos eliminar processos desnecessários e facilitar a jornada do cliente, ele ganha mais tempo para aquilo que realmente importa: aproveitar os momentos de lazer com a família e os amigos", afirma Danilo Soti, Diretor de Operações do Thermas da Mata.

Tecnologia a serviço da experiência

A busca por experiências mais simples e intuitivas tem influenciado diretamente o setor turístico. Em um cenário em que as pessoas realizam grande parte das atividades do dia a dia pelo celular, a expectativa por processos rápidos e eficientes também chegou ao segmento de lazer.

Segundo especialistas em comportamento do consumidor, a tecnologia deixa de ser apenas um diferencial e passa a ser um elemento fundamental para proporcionar conforto e conveniência. O objetivo não é substituir a experiência presencial, mas torná-la mais agradável e livre de preocupações.

No caso dos parques aquáticos, a adoção de ferramentas digitais permite que os visitantes dediquem mais tempo às atrações e menos tempo a procedimentos operacionais.


Diversão para todas as idades - Localizado em uma área de 200 mil metros quadrados cercada por vegetação, o Thermas da Mata reúne mais de 15 atrações aquáticas voltadas para diferentes perfis de público.

Entre os destaques estão a Praia da Mata, com 6 mil metros quadrados de areia branca; os toboáguas radicais Brabus e Cyclone; a área infantil Beach Kids, equipada com escorregadores, balde maluco e AcquaBOOM; a Vila da Mata, pensada para atividades compartilhadas entre pais e filhos; e o Space Music, considerado o segundo toboágua musical da América Latina.

O parque conta ainda com mais de 20 pontos de alimentação, programação temática mensal conduzida pela equipe de recreação e a presença dos mascotes Thermalucos, que participam das atividades ao longo do ano.

Para quem deseja prolongar a experiência, o Hotel Thermas da Mata oferece 88 acomodações distribuídas entre chalés familiares, suítes e quartos superiores. A estrutura inclui restaurante, academia, brinquedoteca, estacionamento privativo, recepção 24 horas e opções de hospedagem com cozinha compacta, proporcionando mais autonomia para famílias em viagens de curta ou longa duração.

Mais informações estão disponíveis em thermasdamata.com.br

segunda-feira, 22 de junho de 2026

Passeio cultural gratuito para conhecer história dos pontos turísticos de BH

 

Casa do Baile


Casa do Baile, Igreja da Pampulha, Museu Casa Kubitschek. Esses são alguns dos pontos turísticos de Belo Horizonte incluídos no itinerário de um projeto cultural que promete contar a história da capital por meio de um passeio em uma carreta.



O “Conexão Trem da Esquina” oferece viagens até 28 de junho, com partidas programadas de diferentes centros culturais da capital.

 

Museu Casa Kubitschek

No dia 26 de junho, o embarque será no Museu Artes e Ofícios, na Praça Rui Barbosa, Centro de BH. 

Já no dia 27 de junho a partida será, no Centro Cultural Usina de Cultura, no Ipiranga, região Nordeste. 

No dia 27 de junho, o trajeto tem início no Centro Cultural São Bernardo, região Norte. Os passeios serão realizados sempre das 8h30 às 13h30, e os ingressos podem ser retirados pela Sympla.

O trajeto percorre diversos pontos de BH e apresenta ao público diversos personagens que fizeram parte da fundação da capital, como Aarão Reis, Afonso Pena, Augusto de Lima, Bias Fortes, Candido Portinari, Juscelino Kubitschek, Oscar Niemeyer, Otacílio Negrão de Lima e Roberto Burle Marx. As figuras históricas são interpretadas por atores, que apresentam um Teatro de Cordel durante as paradas do passeio.


Nos locais de embarque, o público poderá ainda participar de uma recepção com café e música conduzida pela cantora mineira Clara Dias, que trará um repertório com canções do Clube da Esquina. Os trajetos serão acompanhados pelos guias de turismo Betto  Fernandes, Neuma Horta e Daisy Carvalho, que contam histórias da cidade.


Ingressos podem ser retirados pelo Sympla

Classificação: Livre

Intercity BH Expo celebra 10 anos com expansão da área de eventos com novo espaço multiuso

 


 

Casamentos intimistas, celebrações familiares e eventos corporativos estão impulsionando a demanda por eventos na hotelaria. A possibilidade de reunir hospedagem, segurança, gastronomia, infraestrutura e serviços em um único local tem atraído cada vez mais clientes em busca de praticidade, conforto e uma experiência completa para anfitriões e convidados. De olho nesse movimento, especialmente no crescimento de eventos como pequenas reuniões e casamentos (mini weddings), o Intercity BH Expo, maior hotel da rede Intercity no Brasil e terceiro maior empreendimento hoteleiro de Belo Horizonte, celebra seus 10 anos e projeta a implantação do Centro de Convenções BH Expo, um novo espaço multiuso voltado a eventos sociais e corporativos. Com previsão de entrega até março de 2027, o novo projeto de expansão, que marca um novo ciclo na trajetória do empreendimento e integra as comemorações pelos seus 10 anos, será apresentado oficialmente ainda este mês durante um evento exclusivo para clientes, parceiros e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do país.

 

Com investimento superior a R$ 2 milhões, o projeto do Centro de Convenções BH Expo está em fase de aprovação junto à Prefeitura de Belo Horizonte, Corpo de Bombeiros e demais órgãos competentes, com previsão de entrega para março de 2027. A nova estrutura será implantada em uma área atualmente ocupada por parte do estacionamento do hotel e ampliará a capacidade do empreendimento para receber desde mini weddings e celebrações sociais até feiras, convenções, lançamentos de produtos, eventos culturais e encontros corporativos de médio porte.

Com pé-direito de seis metros, integração direta à estrutura do hotel e capacidade para até 300 pessoas, o novo Centro de Convenções BH Expo foi projetado para ampliar significativamente a operação de eventos do Intercity BH Expo. Com aproximadamente 440 m², a nova área praticamente dobrará a capacidade atual destinada a eventos, permitindo ao empreendimento receber simultaneamente diferentes formatos de encontros sociais, corporativos e institucionais. O espaço contará ainda com infraestrutura de automação, recursos audiovisuais e tratamento acústico planejado para garantir mais conforto, qualidade sonora e flexibilidade operacional. A expansão amplia o portfólio de espaços do hotel e acompanha a evolução de um mercado que demanda ambientes cada vez mais versáteis, modernos e preparados para múltiplas configurações.

 


Segundo Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo, o investimento representa um novo ciclo para o empreendimento. "Chegamos aos 10 anos em um momento de maturidade e crescimento. O hotel consolidou sua relevância no mercado e continua evoluindo junto com as necessidades dos clientes. Essa ampliação é uma resposta direta à demanda por espaços mais flexíveis e preparados para diferentes formatos de eventos. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais o posicionamento do Intercity BH Expo como uma das principais referências em hospitalidade e eventos da Grande Belo Horizonte", afirma.


Outro diferencial do novo Centro de Convenções BH Expo será sua versatilidade. Projetado para receber desde feiras, convenções e encontros corporativos até experiências gastronômicas especiais, o espaço permitirá a realização de eventos com operações independentes de alimentos e bebidas, como churrascos premium e fogo de chão, sem impactar a cozinha principal do hotel. A proposta é oferecer mais flexibilidade aos organizadores, ampliar as possibilidades de personalização e posicionar o empreendimento como uma opção ainda mais completa para eventos de médio porte em Belo Horizonte.

 

Eventos sociais impulsionam expansão - A aposta do Intercity BH Expo acompanha uma tendência já observada no mercado e na própria operação do hotel. Segundo pesquisa do DataEventos, casamentos, aniversários e formaturas já representam 64,2% do mercado de eventos em Minas Gerais. O movimento também se reflete no empreendimento, que registrou crescimento de cerca de 10% na procura por mini weddings, batizados e celebrações intimistas no último ano.

 


Rodrigo Cançado comenta que mais do que espaços para eventos, o perfil do cliente atual busca experiências completas. O público tem valorizado celebrações para grupos menores, mais acolhedoras e personalizadas, em ambientes que ofereçam conforto, gastronomia diferenciada e atendimento especializado.

                         Rooftop


Para atender esse perfil, o Intercity BH Expo conta com diferentes opções de espaços, como o Rooftop, que oferece vista panorâmica de Belo Horizonte, e a área privativa do Restaurante Libertas, voltada para encontros mais exclusivos .

O Espaço Essência, um ambiente intimista voltado para reuniões de pequeno porte, cafés corporativos e celebrações mais reservadas. A futura Arena Multiuso complementará esse portfólio, ampliando a capacidade do hotel para receber tanto eventos sociais quanto feiras, convenções e encontros corporativos de médio porte. “Percebemos uma mudança clara no comportamento dos clientes, que buscam experiências mais personalizadas e ambientes que proporcionem exclusividade sem abrir mão da estrutura e dos serviços de um grande hotel. Nossa proposta é justamente oferecer essa combinação entre hospitalidade, gastronomia, segurança e eventos”, afirma Rodrigo Cançado, diretor do Intercity BH Expo.

 



Para celebrar os 10 anos de operação e apresentar o projeto de expansão do Centro de Convenções BH Expo, o Intercity BH Expo promoverá uma celebração exclusiva para clientes, parceiros estratégicos, fornecedores e representantes da Rede Intercity de diversas regiões do Brasil. O evento, fechado para convidados e realizado na área onde será implantado o novo espaço, reunirá importantes nomes dos setores de hotelaria, turismo, eventos e negócios em uma noite de relacionamento e celebração.

 


Com o tema Arraiá de São João, o encontro fará uma homenagem à cultura mineira por meio da gastronomia, da música e de experiências que traduzem a hospitalidade característica do estado. A proposta é celebrar a trajetória construída ao longo da última década e reconhecer a contribuição de parceiros que fazem parte da história do empreendimento, hoje consolidado como uma das principais referências em hotelaria e eventos de Minas Gerais.



Em 10 anos de operação, o Intercity BH Expo recebeu mais de 1 milhão de hóspedes do Brasil e do exterior e realizou mais de 2 mil eventos entre convenções, feiras, treinamentos, encontros corporativos e celebrações sociais. Na área de Alimentos e Bebidas, são cerca de 140 mil refeições servidas anualmente.


Hoje, o empreendimento conta com 281 apartamentos, quatro salas de eventos com capacidade para até 500 pessoas, rooftop, espaços gastronômicos, coworking e estrutura completa para hospedagem e eventos.

 



“Chegar aos 10 anos com mais de 1 milhão de hóspedes e mais de 2 mil eventos realizados demonstra a confiança do mercado no nosso trabalho. Esses resultados reforçam nosso compromisso de continuar investindo e evoluindo para atender às novas demandas dos clientes”, finaliza o diretor do Intercity BH Expo.

Informações https://www.intercityhoteis.com.br/hotel-belo-horizonte/hotel-intercity-bh-expo

Cine Humberto Mauro exibe “The Rocky Horror Picture Show” na “Sessão da Meia-Noite”



No mês de junho, a “Sessão da Meia-Noite” exibe o popular “The Rocky Horror Picture Show” (1975), produção que se consolidou em sessões nesta faixa horária, nos Estados Unidos. Dirigido por Jim Sharman e inspirado no musical britânico homônimo de Richard O'Brien, o filme conta a história de um casal, Brad (Barry Bostwick) e Janet (Susan Sarandon), que é pego em uma tempestade e procura abrigo na propriedade de um(a) cientista maluco(a), Frank-N-Furter (Tim Curry). No castelo de Frank, o casal vive experiências jamais imaginadas e presenciam a nova criação da doutora, Rocky Horror (Peter Hinwood), uma espécie de Frankenstein, porém dentro de um padrão estético socialmente aceito. A obra presta uma homenagem aos filmes B de ficção científica e de terror lançados entre os anos 1930 e 1970, brincando com tramas e temáticas características dessas produções.


O filme será exibido a partir das 23h59 de 26 de junho (de sexta-feira para sábado), no Cine Humberto Mauro. A entrada é gratuita, com metade dos ingressos disponíveis na plataforma Sympla, a partir das 18h do dia da sessão. O restante ficará disponível nos totens de autoatendimento, localizados no hall de entrada do Palácio das Artes e no hall do Cine Humberto Mauro, a partir de 1 hora antes da exibição.

A “Sessão da Meia-Noite” é uma faixa de programação especial do Cine Humberto Mauro, idealizada para servir como ponto de encontro social, atraindo um público diversificado e proporcionando um espaço onde as pessoas podem se reunir, discutir o filme e celebrar a cultura da sétima arte. A ideia deste projeto é trazer à audiência filmes provocadores e instigantes – obras que, por exemplo, marcaram movimentos de contracultura ou que ocuparam e iluminaram lugares marginais da história do cinema. A proposta é que cada sessão traga uma experiência diferenciada para ver ou rever os títulos escolhidos para esta programação, propondo aos espectadores uma chance para atravessar a noite na companhia de um filme marcante.


A “Sessão da Meia-Noite – ‘The Rocky Horror Picture Show’” é realizada pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a Cemig como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale e Grupo Fredizak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e do Instituto AngloGold, Patrocínio Plus da Vivo e correalização da APPA – Cultura & Patrimônio. A ação é viabilizada por meio de recursos do mecanismo federal de incentivo à cultura.

Um clássico da meia-noite – Lançado no meio dos anos 70, o filme de Jim Sharman tensiona questões ainda muito contemporâneas e consideradas tabus na época, como identidade de gênero, liberdade sexual e papéis sociais. A personagem Frank-N-Furter é apresentada como uma alienígena proveniente de outro planeta e em descompasso com a binariedade de gênero. A interação da personagem com o casal Brad e Janet coloca em cheque o posicionamento de ambos no mundo, que passam por um processo de autodescoberta. A fluidez de gênero se estende ao próprio filme, que combina elementos de musical, terror, ficção científica e outros estilos para criar uma expressão única e irreverente.


Apesar de contar com um grande número de fãs, a produção foi um fracasso de bilheteria em seu lançamento. O sucesso chegou meses mais tarde, quando passou a ser exibido em sessões da meia-noite em grandes e pequenas cidades dos Estados Unidos. A recepção do público foi tão intensa que muitos passaram a reproduzir os figurinos e cantarem as músicas junto com os atores em cena nas salas de cinemaatendimento,


Sessão da Meia-Noite – “The Rocky Horror Picture Show” (1975), de Jim Sharman

  

Datas: 26 de junho (de sexta-feira para sábado)

 

 Horário: 23h59

 

 Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

 

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro)

 

Classificação indicativa: 14 anos

Entrada gratuita. Metade dos ingressos estará disponível, de forma on-line, a partir das 18h do dia da sessão, no site da Sympla; o restante será distribuído presencialmente nos totens, a partir de 1 hora antes da exibição.

  

Informações para o público: (31) 3236-7307 / www.fcs.mg.gov.br

 

Exposição “20 Mulheres de História: A Travessia do Cuidado” no Palácio das Artes

              Sarah  Kubitschek O Servas inaugura, no dia 26 de junho, sexta-feira, às 18h30, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a exp...