quarta-feira, 3 de setembro de 2025

Brasil já recebeu 6,52 milhões de turistas estrangeiros

 


O turismo brasileiro vive um momento histórico com turistas estrangeiros visitando os estados, gerando emprego e renda. O trade turístico tem fortalecendo com a união de entidades com os governos estaduais para o desenvolvimento do turismo e cultura.  De janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais, número que não só representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024, como também supera, em apenas oito meses, o total de visitantes que países vizinhos receberam durante todo o ano passado, como Chile - 5,2 milhões -, Uruguai e o Peru - ambos com 3,3 milhões de visitantes cada -, segundo dados da ONU Turismo.

O resultado estabelece o maior acumulado já registrado para os oito primeiros meses do ano e coloca o Brasil muito próximo de superar a meta para este ano de 6,9 milhões de visitantes internacionais prevista no Plano Nacional de Turismo 2024-2027. Até o momento já são 94,6% da meta cumprida.

Em agosto, o desempenho também foi memorável: 576 mil chegadas internacionais, um aumento de 37,8% em relação a agosto de 2024. Foi o melhor agosto da história, superando inclusive o recorde de 2016, quando o país recebeu 537 mil visitantes no mês, ano marcado pelos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.



Em apenas oito meses, o Brasil está próximo do recorde histórico de 6,77 milhões de turistas que chegaram ao Brasil em todo o ano de 2024. Nos próximos meses, todos os turistas que entrarem, somam para o recorde do final do ano, quando ultrapassaremos os 8 milhões de turistas.

A performance de 2025 não só supera o registrado em 2024, como também deixa para trás os desempenhos históricos de 2016 a 2018, quando o país recebeu entre 4,4 e 4,6 milhões de turistas nos oito primeiros meses de cada ano. O resultado reforça o impacto positivo das ações implementadas pelo governo federal, por meio do Ministério do Turismo e da Embratur, para ampliar a conectividade aérea, diversificar a oferta turística e promover o Brasil internacionalmente.


A Argentina segue liderando como principal emissor de turistas ao Brasil. No acumulado de 2025, mais de 2,6 milhões de argentinos escolheram destinos brasileiros. Em seguida aparecem o Chile, com 539 mil visitantes, e os Estados Unidos, com mais de 516 mil turistas. Já os países europeus — França, Portugal, Alemanha, Itália e Reino Unido — somam juntos mais de 740 mil visitantes em território nacional.

Consulte as agências e operadoras de viagens para fazer sua viagem com familiares e amigos.

Cine Humberto Mauro realiza mostra inédita no Brasil em homenagem a Jaime Chávarri

 


 


O percurso de Jaime Chávarri, cineasta nascido em Madrid em 1943, revela-se como um dos mais ricos e complexos da cinematografia espanhola contemporânea. O diretor e sua obra, porém, ainda são pouco conhecidos no Brasil. Pensando nisso, o Cine Humberto Mauro realiza, pela primeira vez no país, uma mostra dedicada a Chávarri, exibindo 9 de seus 20 longas-metragens dos dias 9 a 14 de setembro (terça a domingo). Com entrada gratuita e realizada em parceria com o Instituto Cervantes, a mostra inclui ainda filmes de outros diretores espanhóis aclamados, como Carlos Saura, Víctor Erice e Jesús Franco. Metade dos ingressos estará disponível, de forma on-line, a partir de meio-dia do dia das sessões, no site da Eventim; o restante será distribuído presencialmente na bilheteria do Cine Humberto Mauro, meia hora antes de cada exibição, mediante a apresentação de documento com foto.

A obra de Jaime Chávarri, que atravessa mais de sete décadas, caracteriza-se por uma constante oscilação entre o registro intimista e a análise sociopolítica, revelando uma profunda sensibilidade estética e um olhar crítico aguçado sobre a realidade espanhola. Do documentário à ficção, do cinema autoral ao popular, Chávarri construiu uma filmografia marcada pela versatilidade das formas fílmicas, o que ficará nítido na curadoria, que reúne obras feitas entre os anos 1960 e 2000. A mostra conta ainda com uma sessão do filme “Desencanto” (1976) apresentada de forma remota pelo diretor – diretamente da Espanha – no dia 9 de setembro, com uma sessão comentada pela pesquisadora Helena Elias, sobre o filme “Para um Deus desconhecido” (1977), em 10 de setembro (quarta-feira), e com uma mesa online no dia 13 de setembro (sábado), com Jaime Chávarri, Victor Guimarães e mediação de Helena Elias. Já em 13/9 (de sexta-feira para sábado), a tradicional “Sessão da Meia-Noite” acontece com o filme “Vampiras Lésbicas” (1971), dirigido por Jesús Franco e com roteiro coescrito por Jaime Chávarri.


A mostra “Jaime Chávarri” é realizada pelo Ministérioda Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação Clóvis Salgado têm a CEMIG como mantenedora, Patrocínio Master do Instituto Cultural Vale, e Grupo FrediZak, Patrocínio Prime do Instituto Unimed-BH e da ArcelorMittal, Patrocínio da Vivo e correalização daAPPA- Cultura & Patrimônio. O Palácio das Artes integra o Circuito Liberdade, que reúne 35 equipamentos com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. A ação é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Vale-Cultura. Governo Federal, Brasil: União e Reconstrução.

                       fotos:  Jaime Chávarri


Encontro de culturas — O reconhecimento de Jaime Chávarri enquanto autor consolidou-se com “Desencanto”, um documentário de notável complexidade simbólica e emocional. A obra acompanha os descendentes do poeta franquista Leopoldo Panero e, sob a aparência de um retrato familiar, revela-se um comentário devastador sobre a ruína de um modelo patriarcal e ideológico em desagregação. O filme, que inicialmente se apresentava como uma crônica intimista, rapidamente foi interpretado como metáfora do próprio fim do franquismo (regime fascista que governou a Espanha entre 1939 e 1975), tornando-se referência incontornável do documentário político espanhol. A linguagem sóbria, as entrevistas diretas e a exposição de conflitos não resolvidos conferem à obra um caráter quase psicanalítico, a partir do qual o espaço doméstico se transforma em palco de uma memória coletiva ainda em disputa.


Essa habilidade de operar nas margens entre o privado e o político reaparece de modo recorrente em sua filmografia. Em “As bicicletas são para o verão” (1983), adaptação da peça de Fernando Fernán Gómez, Chávarri retrata a Guerra Civil Espanhola a partir da perspectiva doméstica e cotidiana de uma família madrilenha. Longe de heroísmos e retóricas épicas, o filme aposta na sutileza emocional e na construção de atmosfera para capturar a dilaceração da experiência civil durante o conflito. Nesse sentido, a guerra não é apenas pano de fundo, mas uma presença difusa que se infiltra na linguagem, nas ausências e nos pequenos gestos — uma estratégia narrativa coerente com o cinema de memória que se consolida na Espanha democrática. 


Se por um lado Chávarri se destaca como cronista sensível das fraturas históricas espanholas, por outro ele não recusa o apelo popular e o melodrama como ferramentas expressivas. “As Coisas do Querer” (1989) é exemplar nesse aspecto: um musical que celebra o universo da copla (poesia espanhola de cunho popular) e do flamenco, ao mesmo tempo em que aborda a repressão de gênero e sexualidade durante o franquismo. Longe de ser apenas um entretenimento escapista, o filme investe na dimensão simbólica da música como espaço de resistência e afirmação de identidades dissidentes.

Segundo Vitor Miranda, Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado e curador da mostra, “Jaime Chávarri representa um caso raro de coerência artística aliada à capacidade de renovação. Ao longo de sua carreira, o diretor navegou com liberdade por diferentes registros e formatos, sem jamais abdicar de uma escuta atenta aos conflitos históricos e subjetivos que atravessam a sociedade espanhola. Mais do que uma retrospectiva, a mostra propõe um verdadeiro mergulho na trajetória de Chávarri, cuja obra percorre com sensibilidade as tensões entre o íntimo e o coletivo, o passado e o presente. Ao oferecer acesso gratuito a uma programação tão rica, a mostra reafirma o papel do cinema público como espaço de formação, democratização do saber e valorização da diversidade cultural. Celebrar Jaime Chávarri em um momento como este é também reafirmar o valor do encontro — entre olhares, gerações e mundos”, ressalta Miranda.

CINE HUMBERTO MAURO – Um dos mais tradicionais cinemas de Belo Horizonte, foi inaugurado em 1978. Seu nome homenageia um dos pioneiros do cinema brasileiro, o mineiro Humberto Mauro (1897-1983), grande realizador cinematográfico. Com 129 lugares, possui equipamentos de som Dolby Digital e para exibição de filmes em 3D e 4K. Nestes mais de 45 anos de existência, a Fundação Clóvis Salgado tem investido na consolidação do espaço como um local de formação de novos públicos a partir de programação diversificada, bem como através da criação de mecanismos de estímulo à produção audiovisual, com a realização do tradicional FestCurtasBH – Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, e o Prêmio Estímulo ao Curta-Metragem de Baixo Orçamento. O Cine Humberto Mauro também é um importante difusor do conhecimento ao promover cursos, seminários, debates e palestras. Sessões permanentes e comentadas também têm espaço cativo a partir das mostras História Permanente do Cinema, Cinema e Psicanálise, Curta no Almoço, entre outros. Todas as atividades do Cine Humberto Mauro são gratuitas.

FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO – Com a missão de fomentar a criação, formação, produção e difusão da arte e da cultura no estado, a Fundação Clóvis Salgado (FCS) é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). Artes visuais, cinema, dança, música erudita e popular, ópera e teatro constituem alguns dos campos onde se desenvolvem as inúmeras atividades oferecidas aos visitantes do Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais – e Serraria Souza Pinto, espaços geridos pela FCS.  A Instituição é responsável também pela gestão dos corpos artísticos – Cia de Dança Palácio das Artes, Coral Lírico de Minas Gerais e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais –, do Cine Humberto Mauro, das Galerias de Arte e do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart). A Fundação Clóvis Salgado é responsável, ainda, pela gestão do Circuito Liberdade, do qual fazem parte o Palácio das Artes e a CâmeraSete, entre outros diversos equipamentos. Em 2021, quando celebrou 50 anos, a FCS ampliou sua atuação em plataformas virtuais, disponibilizando sua programação para público amplo e variado. O conjunto dessas atividades fortalece seu caráter público, sendo um espaço de todos e para todos.

INSTITUTO CERVANTES - O Instituto Cervantes é a organização pública internacional criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover universalmente o ensino, o estudo e o uso do espanhol e contribuir para a disseminação das culturas hispânicas. Dependente do Ministério de Relações Exteriores, União Europeia e Cooperação, colabora com instituições nacionais e internacionais de prestígio, tanto públicas quanto privadas, com o objetivo de garantir que os produtos e serviços relacionados ao espanhol sejam regidos por critérios de qualidade e de promover o encontro e o intercâmbio da cultura espanhola e pan-hispânica com outras culturas do mundo. Em suas atividades, o Instituto Cervantes concentra-se principalmente no patrimônio linguístico e cultural comum aos países e povos da comunidade de língua espanhola. Está presente em mais de 90 cidades, oito delas no Brasil, em 54 países dos cinco continentes.

Datas: 9 a 14 de setembro (terça a domingo)

Horários: Variáveis

Sala Humberto Mauro

Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes

(Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – Belo Horizonte)

                  Palácio das Artes

Classificações indicativas: Variáveis

Entrada gratuita; 50% dos ingressos estarão disponíveis, de forma on-line, a partir de meio-dia do dia das sessões, no site da Eventim; o restante dos ingressos será distribuído presencialmente na bilheteria do Cine Humberto Mauro, meia hora antes de cada exibição, mediante a apresentação de documento com foto.

 

 


São Lourenço celebra os sabores da cachaça e do café na 13ª edição do Festival Gastronômico Degusta

 



Começou dia1º e vai até o dia 30 de setembro, São Lourenço  o Festival Gastronômico Degusta, que chega à sua 13ª edição com o tema Cachaça e Café. A programação, gratuita e aberta ao público, reúne um mês inteiro de experiências para todos os sentidos, com destaque para o circuito gastronômico, aulas-show, workshops, feira de produtos regionais e uma vasta agenda cultural gratuita.


Com tradição consolidada e público fiel, o festival atrai milhares de visitantes todos os anos – foram cerca de 10 mil pessoas na última edição. Durante todo o mês de setembro, restaurantes e estabelecimentos locais criam pratos e receitas exclusivas, inspiradas no tema do ano, especialmente para o evento. Quem provar as delícias dos restaurantes participantes poderá carimbar o “Passaporte Degusta” e, ao completar o número mínimo de estabelecimentos, será premiado com uma caixa surpresa recheada de produtos típicos da região.



Este ano, o Sebrae terá uma participação especial no Degusta, apoiando diretamente os estabelecimentos locais. A ação contará com dois consultores – um especializado em drinks e outro em técnicas gastronômicas e operacionais – que irão promover oficinas com o tema Café, além de preparar os restaurantes participantes para o atendimento ao cliente, análise de cardápio, técnicas de preparo, desenvolvimento de novos pratos e aplicação de criatividade e inovação na carta de drinks. Essa iniciativa fortalece a qualificação dos negócios e eleva a experiência gastronômica oferecida aos visitantes.



O ponto alto do festival acontece durante o feriadão de 7 de setembro, com a aguardada Festa Gastronômica entre os dias 5 e 7, no Estacionamento do Parque das Águas e no Calçadão II. O espaço reunirá produtores regionais com degustações, venda de produtos artesanais e um ambiente pensado para celebrar os sabores de Minas. O público também poderá participar de atividades na Cozinha Show, com oficinas e palestras gratuitas comandadas por Chefs e culinaristas convidados. A programação conta ainda com uma área reservada as cachaçarias, a área Degusta Cachaça Brasil, e uma praça de alimentação diversificada, além de shows musicais gratuitos, reunindo o melhor da cultura e da gastronomia local.



De acordo com Gustavo Passarelli, presidente do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB), mais do que um festival, o Degusta é uma verdadeira celebração da identidade gastronômica mineira. “O evento é uma ótima oportunidade para turistas e moradores explorarem novos sabores, conhecerem histórias e se encantarem com a rica tradição culinária da região”, completa ele.


O XIII Degusta - Festival Gastronômico de São Lourenço conta com o patrocínio da Construtora e Incorporadora Vilela Campos e Raimax Internet, além do apoio da De Biasi Gás e Laticínios Miramar. Uma realização do São Lourenço Convention & Visitors Bureau (SLCVB) em parceria com o SEBRAE e a Secretaria de Turismo/Prefeitura Municipal de São Lourenço.



13º Degusta – Festival Gastronômico de São Lourenço

Data: 1º a 30 de setembro de 2025

Local: São Lourenço (MG)

Informações: www.instagram.com/degusta.saolourenco

NewIt celebra 27 anos com programação especial dedicada aos agentes de viagens

 


 

A NewIt Operadora comemora, em setembro, 27 anos de atuação no turismo brasileiro e preparou uma campanha totalmente voltada a quem faz parte essencial dessa trajetória: os profissionais de turismo. Com o slogan “NewIt 27 anos: O mundo inteiro na bagagem”, a operadora realiza uma série de iniciativas que unem comemoração, reconhecimento e oportunidades de negócio.

Durante todo o mês, diferentes ações movimentam o trade. Entre os dias 2 e 21 de setembro, acontece o concurso “Minha história com a NewIt”, no qual agentes compartilham fotos ou vídeos acompanhados de relatos pessoais em suas redes sociais, marcando a operadora. As três melhores participações serão premiadas com kits especiais e a vencedora receberá uma viagem para um destino do Brasil. Já entre 9 e 30 de setembro, entra em vigor o Bingo de Vendas, em que cada agente que comercializar um pacote internacional e mais um nacional, desbloqueia 1% de comissão extra.

A campanha também tem caráter social. Entre 15 e 22 de setembro, a NewIt promove a ação “27 anos, R$27”, em parceria com o Instituto Amigo Especial. A iniciativa convida agentes e parceiros a realizarem doações no valor simbólico de R$27. A operadora se comprometeu a dobrar o montante arrecadado caso o total chegue a 27 doações e, se a publicação oficial do Instituto alcançar 100 comentários, fará ainda uma doação adicional de R$250.

 

Outro destaque é o início dos embarques para os famtours em 12 destinos do Brasil, com a participação de 120 agentes de viagens contemplados através da campanha “Aniversário NewIt”, que premiou os profissionais que aumentaram em pelo menos 20% sua média de vendas nos meses de julho e agosto.

 

O ponto alto da celebração acontece no dia 23 de setembro, às 15 horas, quando a NewIt realiza uma super live comemorativa, no Instagram @newitturismo. O evento reunirá sorteios exclusivos, anúncios de promoções especiais, exibição de vídeos de famtours e depoimentos inspiradores de parceiros e clientes, reforçando a conexão construída ao longo das últimas quase três décadas.

 

Para o diretor Brasil da NewIt, Jorge Castro, esse momento é uma oportunidade de celebrar, mas também de olhar para o futuro com ainda mais proximidade junto ao trade.

 

“Os agentes de viagem são a razão de nossa existência e o grande motor de nossos resultados. Queremos que cada parceiro se sinta parte dessa comemoração. Nesses 27 anos, crescemos juntos, e seguimos com o compromisso de oferecer ferramentas, experiências e benefícios que fortaleçam a atuação dos profissionais do turismo, porque acreditamos que o sucesso deles é também o nosso sucesso”, afirma Jorge Castro.

 

Para mais informações, clique no link https://newit.com.br/pacotes/aniversario-newit-2025/

Para conhecer os regulamentos das campanhas, clique no link https://newit.com.br/regulamento-acoes-aniversario-newit-2025/

terça-feira, 2 de setembro de 2025

UNESCO entrega certificado dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

 


 O Governo de Minas recebeu, dia 2 de setembro , na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o Título da Unesco que reconhece os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A entrega do documento, que oficializa o novo status da forma de preparo do produto mineiro, foi realizada durante reunião entre o governador Romeu Zema e a diretora da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.




O reconhecimento, ocorrido em dezembro do ano passado, fez com que o Brasil tivesse o primeiro produto de sua cultura alimentar incluído na Lista Representativa do Patrimônio - O título para os Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal é a sexta honraria concedida pela Unesco a Minas Gerais, que detém o maior número de bens reconhecidos como Patrimônio Mundial pela instituição no Brasil, reflexo de sua relevância cultural e natural. Os outros títulos foram concedidos a Ouro Preto, Congonhas, Diamantina, o Conjunto Moderno da Pampulha (como patrimônios culturais) e o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (como patrimônio natural).
                        
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira, destaca o valor cultural e histórico do modo de se fazer queijo em Minas Gerais. Para ele a técnica desenvolvida ao longo de mais de 300 anos retrata a essência de um povo.

“Queijo é símbolo de mineiridade, simboliza a trajetória dos mineiros no seu território de ocupação, e representa sobre maneira a identidade e as culturas dos nossos territórios”, destacou.


                    fotos:Cristiano Machado



Processo de reconhecimento -  A entrega do título na tarde desta terça-feira é o resultado de um trabalho que começou em setembro de 2022, quando a candidatura foi lançada durante o 4º Festival do Queijo Artesanal Mineiro.

A partir dali, o Governo de Minas, por meio da SECULT MG e do IEPHA MG, tem promovido, no Brasil e no exterior, o QMA em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Ministério da Cultura (MinC), associações de produtores e entidades como o Sebrae Minas e a EMATER.

Em 4, durante  de dezembro de 2024, a 19ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial realizada em Assunção, no Paraguai, a Unesco anunciou a decisão de tornar o produto mineiro Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
“Esse reconhecimento, sem dúvida, coroa um trabalho que é feito desde 2022 dentro do sistema de agricultura do Estado em apoio ao produtor em relação à segurança alimentar, à pesquisa agropecuária e à assistência técnica do campo”, lembrou o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, , Thales Fernandes.

 

Recorde de empregos, investimentos e turismo cultural em Minas Gerais

 


  


 

Minas Gerais vive um momento histórico. O saldo mais recente do mercado de trabalho mostra que a cultura puxou a criação de empregos formais, com mais 1.096 postos entre maio e junho de 2025, enquanto o turismo também avançou, com mais 776 vínculos no mesmo período, de acordo com o Novo Caged.

                               foto:Leo Bicalho


Juntas, as duas áreas já somam mais de 809 mil empregos formais, sendo 375.951 na cultura (aumento de 2,20% em 12 meses) e 433.858 no turismo (crescimento 1,48%), o que confirma ser a transversalidade entre elas o motor do desenvolvimento mineiro.

                                foto:Paulo Lacerda



Recursos recordes e descentralizados -  O dinamismo do setor cultural é sustentado por uma base inédita de investimentos. O DescentraCultura destinou em maio R$ 180 milhões captados pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, algo impensável em 2020, quando sobravam mais de R$ 100 milhões sem aplicação. Hoje, os recursos chegam de forma descentralizada aos 853 municípios.

 Outros mecanismos reforçam essa revolução. Por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) foram R$ 145 milhões para o audiovisual, em 2024. No mesmo ano, via Fundo Estadual de Cultura (FEC), foram investidos R$ 19 milhões e o ICMS Turismo injetou mais R$ 90 milhões, alcançado o recorde histórico de 605 municípios. 

 

“Nunca a cultura mineira movimentou tantos recursos. Isso só é possível porque o fomento se tornou democrático e descentralizado.

O que antes era privilégio de poucos, hoje chega a todo o estado”, afirma a subsecretária de Cultura, Maristela Rangel.

 Turismo cultural em ascensão - Esse fortalecimento impacta diretamente o turismo. O Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, recebeu 7,5 milhões de visitantes em 2024 e já ultrapassou 3,9 milhões até junho de 2025, consolidando-se como um dos maiores polos culturais da América Latina.

 


 “O Circuito Liberdade é o maior exemplo de que cultura e turismo são áreas complementares. O visitante vem pela experiência cultural, mas movimenta toda a cadeia do turismo, da hotelaria à gastronomia”, destaca o presidente da Fundação Clóvis Salgado, Sérgio Rodrigo Reis. 


No interior, a vitalidade se expressa em milhares de festivais, festas religiosas e celebrações populares que reforçam Minas como o estado do turismo cultural.


O Inhotim, ícone internacional de arte e natureza, registrou em junho 31.759 visitantes, o melhor mês de 2025.

Fluxo turístico em alta - A conectividade também acompanha o crescimento. Em junho deste ano, os aeroportos mineiros movimentaram 626,2 mil desembarques (crescimento de 6,0% em relação a 2024), com destaque para Confins (aumento de 9,2%). O turismo internacional soma 22,5 mil chegadas em junho, lideradas por Portugal (34,1%), Estados Unidos (22,8%) e Panamá (20,3%).

O transporte rodoviário segue robusto: 558,7 mil passageiros passaram pela rodoviária de Belo Horizonte em junho, somando 6,7 milhões em 12 meses. Minas também é o 2º estado do Brasil em empresas de transporte turístico, com 11,97% do total nacional.

 




Nos Parques Estaduais, o primeiro semestre fechou com 314.075 visitantes, com destaque para Mata Seca,em Manga, Norte de Minas que registrou aumento de 379,7% em relação a 2024. Já o Pico do Itambé obteve crescimento de visitação em 54,6%) e Nova Baden um aumento de 50,5%.

 “A união de cultura e turismo na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) é o que garante esses resultados. Minas Gerais é hoje o estado que mais investe em cultura, que mais cresce em empregos culturais e que transformou sua identidade em ativo turístico. Cultura e turismo, juntos, são o futuro de Minas”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.



Mantiqueira Bela realiza projeto para o meio ambiente



A Mantiqueira Bela iniciou uma parceria com a Massalas, empresa que já chegou à  fábrica com bombonas próprias para o processo de compostagem dos resíduos de frutas e legumes.

 Isso significa que os restos que antes seriam descartados agora serão transformados em adubo orgânico, com indicadores ESG, fechando um ciclo mais sustentável e fortalecendo nosso compromisso com o meio ambiente e com a responsabilidade social.

 Essa ação soma-se às nossas práticas já conhecidas:

- Reutilização dos potes de vidro;

- Degustações com colheres de bambu;

- Redução do uso de plásticos;

- Economia de água em nossa produção.

 A Mantiqueira Bela nasceu da alegria de cozinhar em família, pensando sempre no preparo cuidadoso, desde a seleção dos ingredientes até a finalização dos preparos com os mais altos padrões de qualidade.


Para garantir um sabor único, além da relação dos insumos comprados diretamente de pequenos produtores, utilizamos azeite extravirgem e muitas especiarias que fazem parte dos mais de 10 tipos de antepastos sem glúten e sem conservantes químicos.


A história começou em dezembro de 2016, quando as cozinhas das vovós Eny e Aramita uniram os sabores da Itália e de Portugal com a culinária mineira. Desse momento em diante nasceram receitas únicas e, como não podia deixar de ser, cheias de personalidade.

Na Mantiqueira Bela cheiros e cores invadem as nossas lembranças mais felizes e, imediatamente, despertam o nosso paladar. Aqui você encontra os aromas e sabores da natureza em receitas exclusivas, feitas pela  família para a sua.

https://www.mantiqueirabela.com.br




Pequenas atitudes que, juntas, fazem uma grande diferença – e que nos enchem de orgulho de dividir com você, que caminha ao nosso lado.

A Ilha da Terra do Fogo se reconecta com o Brasil: convite para o webinar da Tierra Turismo

 





O Fim do Mundo está de volta: a Posiciona e a Tierra Turismo convidam operadores, agências de viagens e profissionais do trade turístico do Brasil a participarem de um webinar exclusivo sobre a Ilha da Terra do Fogo e Ushuaia — um destino único que combina natureza, aventura e hospitalidade.

Durante o encontro, os participantes terão a oportunidade de se reconectar com um dos destinos mais fascinantes da Patagônia Argentina e conhecer de perto a proposta da Tierra Turismo, receptivo com mais de 15 anos de experiência na criação de programas sob medida para viajantes que buscam experiências autênticas e inesquecíveis no Fim do Mundo.

Tierra Turismo: a aventura começa no Fim do Mundo
Com uma equipe de guias especializados e atendimento personalizado, a Tierra Turismo oferece um portfólio diversificado de atividades para todos os perfis de viajantes:


       Excursões terrestres pela Cordilheira dos Andes e pelo Parque Nacional Tierra del Fuego;


       Navegações pelo lendário Canal Beagle, com observação de fauna única;


       Expedições em 4x4, caminhadas e ecoturismo em paisagens patagônicas;

       Produtos originais, cuidadosamente desenvolvidos por seus próprios fundadores;

       Experiências gastronômicas, projetadas para criar momentos únicos em torno das excursões.


       Programas personalizados, sempre com foco em conforto, segurança e sustentabilidade.

"Nosso objetivo é transformar cada viagem em uma experiência inesquecível, unindo natureza, aventura e hospitalidade", destaca a equipe da Tierra Turismo.


Posiciona: Ushuaia novamente próxima do Brasil
Com esta ação, a Posiciona reforça seu papel como ponte estratégica entre a Argentina e o Brasil, reativando a presença de Ushuaia em um mercado-chave e aproximando o trade turístico brasileiro das oportunidades únicas que este destino oferece.

Terra do Fogo: natureza indomável no fim do mundo
No extremo sul da Argentina, a ilha da Terra do Fogo guarda paisagens remotas, selvagens e profundamente emocionantes. Ao longo da Ruta Nacional N°3, a estrada serpenteia entre florestas, montanhas e turfeiras, conectando com recantos quase secretos como Puerto Almanza, um charmoso vilarejo de pescadores às margens do Canal Beagle, e Cabo San Pablo, onde um farol solitário e o casco enferrujado do navio Desdémona contam histórias de vento, mar e naufrágios.


Esse recanto fueguino é muito mais do que uma paisagem: é uma experiência sensorial onde o silêncio, a imensidão e a conexão com a natureza ganham um novo significado. Lá, a Tierra Turismo oferece experiências autênticas que revelam a essência dessa geografia única, combinando aventura, cultura local e sustentabilidade.

O webinar será um convite para descobrir o lado menos conhecido e mais profundo da Terra do Fogo. Uma oportunidade para explorar seu potencial turístico e conhecer como a Tierra Turismo transforma cada visita em uma viagem memorável ao coração do fim do mundo.


Os participantes do webinar também terão a chance de participar de um sorteio exclusivo, preparado especialmente para esta ocasião!

Inscrição - Webinar Tierra Turismo & a Ilha da Terra do Fogo – Posiciona Travel Trade Marketing
A participação no webinar é gratuita. Para se inscrever, clique
aqui https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfKBbZ_AZ_w3fTp60ps6KeH5yrcKOctyJ34X7j3X3IXpLTjfQ/viewform




📅Data do webinar: 09 de setembro
🕒Horário:15hs (horário Brasília)
📍Modalidade:
Online (com inscrição prévia)

Brasil já recebeu 6,52 milhões de turistas estrangeiros

  O turismo brasileiro vive um momento histórico com turistas estrangeiros visitando os estados, gerando emprego e renda. O trade turístico ...