terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport

                    



Quem desembarcar na capital mineira será recebido pelo “jeito mineiro de ser”, com um dos maiores símbolos da gastronomia e da cultura de Minas Gerais: o queijo. O BH Airport acaba de ganhar um estande temporário dedicado ao Queijo Minas Artesanal, uma iniciativa do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA), em parceria com o terminal mineiro e patrocínio da Gerdau. No Dia Mundial do Queijo, 20 de janeiro, o estande contará com a presença de produtores de queijos artesanais mineiros, reforçando a importância da valorização dos saberes tradicionais e da identidade gastronômica de Minas Gerais.



A programação especial começa às 10h e inclui a participação do Qjim, mascote em formato de queijo, que vai garantir a animação para a criançada.

 

“Minas Gerais é reconhecida mundialmente pela tradição em produzir queijos de qualidade e sabor único. Receber os passageiros apresentando um dos símbolos mais representativos do nosso patrimônio imaterial, que realça o potencial gastronômico do nosso estado, é uma maneira de traduzir e expressar a mineiridade, que tanto nos orgulha. A parceria com o Centro de Referência do Queijo Artesanal reforça nosso compromisso em valorizar as tradições e a cultura de Minas, conectando sabor, identidade e hospitalidade mineira”, ressalta o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes.

 

Em 2024, os Modos de fazer o Queijo Minas Artesanal foram reconhecidos como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. “Ao levar o queijo mineiro para um dos maiores portões de entrada do estado, reforçamos o vínculo entre gastronomia, cultura e turismo, valorizando os produtores e fortalecendo a imagem de Minas como destino de experiências autênticas. Agora, quem chega à capital já é recebido com queijo, cultura e identidade. Em Minas, a hospitalidade começa pelo paladar”, destacou Sarah Rocha, diretora executiva do CRQA e da escola de gastronomia INHAC.

            fotos: OFK Films


A parceria entre o CRQA e o BH Airport, com o apoio da Gerdau, reforça o compromisso com a valorização da cultura mineira e com a promoção de ações que conectam tradição e modernidade. O estande passa a integrar o cotidiano do aeroporto, impactando milhares de passageiros e tornando o Queijo Minas Artesanal parte da memória afetiva de quem chega a Belo Horizonte.

 


“O Queijo Minas Artesanal é um patrimônio cultural que carrega história, saberes e o trabalho de milhares de mineiros e mineiras. Como uma empresa brasileira e mineira de coração, a Gerdau acredita que apoiar a ação reforça o compromisso da companhia com a valorização de Minas Gerais e a preservação das suas tradições”, afirma Pedro Torres, diretor global de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Gerdau.

 

Visitas guiadas gratuitas -Para quem quer saber um pouco mais sobre as sabores e saberes do Queijo Minas Artesanal, a Exposição Permanente do Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) está de portas abertas ao público às quintas e sextas, das 14h às 19h, e aos sábados, das 10h às 19h. Grupos escolares, corporativos e a comunidade podem agendar visitas guiadas gratuitas pelo e-mail visitaguiada@queijoecultura.com.br.

 

As visitas contam com roteiros especialmente preparados para cada faixa etária, seja crianças, jovens, adultos e idosos. Estudantes do ensino fundamental, médio e universitário têm a oportunidade de vivenciarem, de forma lúdica e informativa, o universo do queijo artesanal mineiro. Já os grupos de idosos despertam memórias ligadas às tradições e às cozinhas de fogão a lenha. A visita conecta saberes e sabores da infância, fortalecendo vínculos com a cultura mineira em momentos de troca, acolhimento e pertencimento. Os visitantes participam de uma degustação comentada de queijos e recebem certificados.

 

Além da Exposição Permanente, o espaço multiuso do CRQA conta com uma loja colaborativa com produtos mineiros de excelência, a primeira biblioteca do estado dedicada à gastronomia, anfiteatro para eventos diversos, área de convivência e sala de aula com cozinha didática para atividades formativas. Está localizado no Espaço 356, bairro Olhos d’Água, em Belo Horizonte.

 

O CRQA compõe, junto ao Instituto de Hospitalidade e Artes Culinárias – INHAC, escola social de gastronomia assinada pelo chef Leo Paixão, um centro cultural inédito no país que atua na promoção da cozinha mineira, dos queijos artesanais de Minas e na inserção produtiva de jovens por meio da gastronomia. O CRQA e o INHAC contam com patrocínio da Gerdau, AngloGold Ashanti, Cemig, Instituto Unimed-BH, Anglo American, Sapore, Sicoob, Grupo Sada, U&M Mineração e Construção, Ventana Serra, EPO, Geosol e Espaço 356. A realização é do Ministério da Cultura e do Governo de Minas Gerais, por meio das leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura.

 Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

 

Sobre a Gerdau

Com 125 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia é referência de internacionalização no setor industrial brasileiro, está presente em vários países nas Américas e conta com 30 mil colaboradores em todas as suas operações. A empresa possui 29 unidades produtoras de aço, sendo 13 plantas na América do Norte. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: cerca de 70% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 10 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), que representa metade da média global do setor. A companhia possui, inclusive, uma marca destinada a uma linha de produtos com baixa emissão de carbono, chamada Gerdau NewEco. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE). 

 

Informações: Estande do Queijo Minas Artesanal

Local: BH Airport – Desembarque 2

Horário: 8h30 às 19h

 

Centro de Referência do Queijo Artesanal - Espaço 356 – Rua Adriano Chaves e Matos, 100, Olhos d’Água, Belo Horizonte (MG).

Visitação: sextas e quintas, das 14h às 19h, sábados, das 10h às 19h.

Entrada franca

Agendamento de grupos: Telefone: (31) 3568.5258

E-mail: visitaguiada@queijoecultura.com.br

Instagram: @queijoecultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turistas são recebidos com Queijo Minas Artesanal no BH Airport

                     Quem desembarcar na capital mineira será recebido pelo “jeito mineiro de ser”, com um dos maiores símbolos da gastronom...