Minas Gerais dá um passo decisivo para consolidar e ampliar sua liderança no turismo brasileiro. A assinatura do convênio entre a Federação das Instâncias de Governança Regional do Turismo de Minas Gerais (Fecitur) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) como interveniente, marca o início de um robusto ciclo de investimentos que vai impactar diretamente todas as regiões turísticas do estado.
Cada região poderá investir de forma estratégica, seja na promoção do destino, na qualificação da gestão, na estruturação de produtos turísticos ou em melhorias de infraestrutura, sempre com foco no desenvolvimento sustentável”, completa a secretária.
Para a presidente da Fecitur, Teresa Lemos, o momento representa uma conquista construída a muitas mãos. “Esse convênio é fruto de um trabalho intenso de escuta, articulação e planejamento junto às IGRs e ao Governo de Minas.
O recurso chega para dar condições reais de atuação às instâncias regionais, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento, geração de renda e oportunidades em todas as regiões do estado”, afirma. “É um marco para a regionalização do turismo em Minas Gerais”, celebra.
Ações concretas e impacto direto nos territórios - A partir do repasse dos recursos, a Fecitur executará o 1º Projeto de Estruturação e Fortalecimento das IGRs de Minas Gerais, que prevê ao menos uma ação estruturante em cada instância regional. As iniciativas estão organizadas em quatro grandes eixos: aquisição de bens, promoção dos destinos, estrutura e capacitação, e infraestrutura turística.
São exemplos de ações que serão desenvolvidas a implantação de totens digitais interativos em pontos estratégicos para divulgação de atrativos, roteiros e eventos; produção de mapas turísticos personalizados, bancos regionais de imagens e vídeos e plataformas digitais de promoção; e estruturação de roteiros turísticos integrados e diversificação da oferta de experiências, dentre outros.
Além disso, o convênio prevê a contratação de equipe técnica especializada em gestão de projetos, assessoria jurídica, comunicação e contabilidade, assegurando eficiência, transparência e ampla divulgação dos resultados à sociedade.
Integração e inteligência coletiva - Como contrapartida não financeira, a Fecitur realizará, em junho de 2026, em Belo Horizonte, o Encontro Estratégico das Instâncias de Governança Regional de Minas Gerais.
O evento reunirá representantes das 48 IGRs, gestores públicos, parceiros institucionais e especialistas, com foco na troca de experiências, avaliação de resultados, alinhamento de estratégias e construção de uma agenda integrada para o futuro do turismo mineiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário