quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Caribe Paulista

                                                

Por Leonardo Perez

Iniciei o ano de 2026 com uma fuga para o que é carinhosamente denominado "Caribe Paulista": as paradisíacas praias preservadas do Guarujá. Distante 675 km de Belo Horizonte e apenas 97,5 km de São Paulo, a viagem é, por si só, um exercício de transição.



A balsa que conecta Santos ao Guarujá funciona como um portal: de um lado, a agitação; do outro, a promessa de tranquilidade. As "lombadas" e sinais de trânsito locais impõem a desaceleração necessária para sintonizar com o paraíso que se aproxima.


                               Léo e Lu

O cenário é sensacional :águas claras e a preservação exuberante da Mata Atlântica oferecem o ambiente ideal para quem busca renovar as energias. As areias são claras e o mar, com temperatura agradável e ondas, é um convite à prática de surfe, com aulas disponíveis para adolescentes e adultos.

                                                 

                                             


                                         

 Cadeiras e guarda-sóis são comodidades oferecidas aos proprietários e seus convidados, reforçando o ar de segurança e privacidade.

Longe das barracas de praia tradicionais, a infraestrutura se concentra nos bares e restaurantes dos condomínios, que oferecem serviço profissional, cardápios recheados de peixes e camarões frescos, e bebidas geladas, sem invadir a faixa de areia.


O acesso a essas praias é feito através de condomínios residenciais de arquitetura moderna e imponente, que se integram de forma criativa à inclinação do terreno.

                      

                                                                                                  

                   

Além da segurança, esses espaços oferecem infraestrutura de clube completa, com quadras de tênis, vôlei, futebol, beach tênis, espaço kids, pista de skate e muito mais.



Meu anfitrião fez questão de ressaltar a importância do respeito à fauna local, lembrando que somos os visitantes em um ambiente que pertence, primariamente, aos animais. 

                             

O alerta para o uso de repelente e a atenção a cobras e pequenos animais no chão reforçam a proximidade com a natureza selvagem.

                                                     



Guarujá, aliás, é um destino de múltiplas facetas. Das praias urbanas e movimentadas como Pitangueiras e Enseada, a cidade oferece refúgios selvagens como Iporanga, Conchas, São Pedro e Praia Branca, perfeitas para o surfe ou o contato íntimo com a natureza . A Praia do Tombo e Pernambuco são destaques à parte.

Para além do mar, a região esconde atrativos de água doce, como as cachoeiras do Iporanga e do Camburizinho. Conhecer este pedaço do litoral paulista é, em resumo, apreciar o equilíbrio perfeito entre a natureza selvagem, a vegetação nativa, o luxo das construções e a animação de seus frequentadores.


Um começo de ano memorável por mim que pode ser apreciado o ano inteiro por você. Programe se porque vale a pena apreciar Guarujá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vá ao Teatro. o espetáculo começou

  A 51ª edição da Campanha de Popularização do Teatro & Dança já movimenta Belo Horizonte e começou dia 8 de janeiro, seguindo até 8...