sábado, 17 de janeiro de 2026

13 milhões 321 mil passageiros movimentaram o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

                                                                                                            


                           
A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte , administrado pelo BH Airport manteve trajetória de crescimento e superou a marca de 13,3 milhões, refletindo a ampliação da conectividade aérea de Minas Gerais e o fortalecimento do terminal mineiro na malha nacional. Ao todo, 13.321.159 passageiros circularam pelo aeroporto em 2025, volume que representa novo patamar de recorde e um crescimento de 7,8% em relação ao ano anterior, quando 12,3 milhões de viajantes embarcaram ou desembarcaram no BH Airport, e um avanço de 19,2% na comparação com 2019, último ano antes da pandemia.



A tendência de evolução se mantém neste início do ano. Até o fim de janeiro, a expectativa é de que mais de 1 milhão de passageiros movimente o terminal mineiro, índice que representa um aumento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para atender a essa demanda na alta temporada, as companhias aéreas programaram 767 voos extras, ampliando a oferta de assentos em rotas nacionais. Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Seguro (BA) lideram o ranking dos destinos mais procurados, seguidos por Maceió (AL), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), João Pessoa (PB), Fortaleza (CE), Cruz (CE) e Porto Alegre (RS).

“A movimentação de passageiros no nosso terminal cresce acima da média nacional, o que reforça nosso papel como hub de conexões, com atuação estratégica para impulsionar o turismo e os negócios, além de contribuir para a geração de valor para toda a cadeia produtiva, com expressivos impactos sociais, especialmente no trabalho e renda”, sublinha o diretor de Operações do BH Airport, Rodrigo Côrtes. “Os recordes operacionais demonstram nossa relevância como vetor de desenvolvimento econômico, ampliando a conectividade de Minas com os principais mercados do país e do mundo”, complementa.

 

O que fazer ao desembarcar no BH Airport - Para quem desembarca na capital da gastronomia criativa, da pluralidade cultural e das riquezas naturais, Beagá é um convite a novas experiências e passeios pelo conjunto de equipamentos patrimoniais, arquitetônicos, paisagísticos e de lazer, que compõem um roteiro obrigatório para quem vem à cidade pela primeira vez ou volta para reviver momentos inesquecíveis. Além de pontos turísticos como a Praça da Liberdade, Mercado Central, Parque das Mangabeiras, Estádio Mineirão, Praça do Papa e Palácio das Artes, o Conjunto Moderno da Pampulha, reconhecido como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco, é uma atração imperdível para os visitantes.

Uma das novidades para o turista que visita a região é a oportunidade de contemplar a paisagem de um dos principais cartões-postais da cidade a bordo do Capivarã, que está movimentando a programação da capital mineira neste verão. Durante o trajeto, a embarcação, espécie de catamarã, percorre os principais monumentos da orla da lagoa, como a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte, em harmonia com o paisagismo de Roberto Burle Marx e a arte de Portinari.

O entorno do BH Airport amplia as possibilidades para quem chega a Minas. Localizado em Confins, o terminal mineiro está inserido em uma região que reúne destinos com vocações turísticas que realçam o valor do patrimônio histórico e cultural, da arqueologia, da natureza e da espiritualidade. O município abriga o Santuário da Mãe Rainha, referência regional de turismo religioso. Lagoa Santa se destaca pelo patrimônio arqueológico e científico da Região Cárstica, com a Gruta da Lapinha e o Museu Peter Lund. Pedro Leopoldo, integrante do Circuito Turístico das Grutas, concentra cavernas, sítios arqueológicos e bens históricos ligados à formação da região.


Outro destino de destaque é a Serra do Cipó, localizada a cerca de uma hora do BH Airport. O complexo natural é um dos principais polos de ecoturismo do país, reconhecido pela diversidade de paisagens e espécies da fauna, que compõem um mosaico de ecossistemas como cerrado, mata atlântica e campos rupestres. A região abriga o Parque Nacional da Serra do Cipó, que reúne cachoeiras, cânions, rios e trilhas para visitantes interessados em caminhadas, esportes de aventura, banhos de cachoeira e contato direto com a natureza. Com infraestrutura turística, vilas acolhedoras e fácil acesso a partir da capital, a Serra do Cipó complementa a experiência de quem chega a Minas pelo BH Airport. 

​​Com localização estratégica e um dos principais hubs do país, o BH Airport atende cerca de 70 destinos nacionais e internacionais. Desde 2014, o aeroporto é administrado por uma concessão, formada pela Motiva, uma das maiores companhias de concessão de infraestrutura da América Latina, e por Zurich Airport, operador do Aeroporto de Zurich, o principal hub aéreo da Suíça e considerado um dos melhores aeroportos do mundo, além da Infraero, estatal com experiência de mais de 50 anos na gestão de aeroportos no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

13 milhões 321 mil passageiros movimentaram o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte

                                                                                                                                          A ...