segunda-feira, 17 de novembro de 2025

Natal da Mineiridade ilumina a Praça da Liberdade

 




A noite do dia 17 de novembro foi especial para as pessoas na praça da Liberdade, com muita emoção foi inaugurada  a decoração do Natal da Liberdade, que contemplou o público com música, projeções mapeadas, lasers e show de drones. O evento convidou o público a vivenciar momentos únicos e consolidou Minas como destino de Natal mais completo do país.


Houve um espetáculo a céu aberto, com a inauguração das luzes da praça e o concerto da Vesperata de Diamantina.



O evento integrou a capital ao interior em torno de uma grande celebração com tradição, fé, arte e tecnologia.


Na Praça da Liberdade, a programação, que tem como tema "A Liberdade e as Artes", só se encerra em 6 de janeiro de 2026, Dia de Reis. Entre os destaques da cenografia estão a “Revoada de Pássaros”, uma instalação luminosa que simboliza o voo da liberdade e a ascensão espiritual, e o percurso encantado que leva o visitante da Avenida João Pinheiro até o Palácio da Liberdade, transformado na Casa do Papai Noel. O presépio iluminado sobre o espelho d’água e o coreto da praça, que retoma seu uso original com apresentações diárias de corais, orquestras, congadeiros e artistas mineiros, completam o circuito.

 




A decoração deste ano mantém o clima de sinergia entre as tradições natalinas e mineiras. A área verde recebeu seis cenários imersivos inspirados nas seis regiões do estado, com projeções mapeadas, esculturas luminosas, lasers, drones e presépios artísticos.


Os espaços têm as seguintes temáticas: Fé e Tradição, Luz e Esperança, Artes, Vila Mineiridade, Coreto Musical e, por fim, o Presépio. Apresentações musicais e teatrais, além de intervenções artísticas, também fazem parte da programação.

 Fotos: Cristiano Machado


Mais atrações no entorno do Palácio e da praça ficará a chamada Vila Mineiridade, que será montada na Praça José Mendes Júnior, ao lado da Praça da Liberdade. O público pode apreciar a maravilha da decoração do Natal até o dia 6 de janeiro de 2026, o espaço reunirá gastronomia, artesanato e cultura popular. 



Com a presença do governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões que abriram oficialmente, em Belo Horizonte, o Natal da Mineiridade 2025. 

 "Estou muito feliz de estarmos aqui, lançando o Natal da Mineiridade, o Natal de luzes, um momento do ano inesquecível. E nós, do governo, não poderíamos deixar de fazer algo que marcasse essa data tão importante para os mineiros. Essa decoração foi feita para comemorar esse momento tão especial", disse o governador Romeu Zema.

A programação teve início por volta das 19h, com o acendimento das luzes e a solenidade oficial de abertura. Em seguida, projeções mapeadas e um show de laser tomaram a fachada dos prédios históricos, criando uma atmosfera de encantamento para a hora mais esperada da noite: a chegada do Papai Noel em seu trenó, trazendo ainda mais brilho ao evento.

 Na sequência, a Vesperata de Diamantina, reconhecida como patrimônio cultural de Minas Gerais, iniciou sua apresentação especial, acompanhada por projeções temáticas em uma experiência única, que une o clássico e o contemporâneo.

Por volta das 21h40, o céu da capital foi iluminado por um show de drones, que serviu de pano de fundo para as músicas finais da Vesperata. A festa seguiu com o cortejo do Papai Noel pela Praça da Liberdade, culminando em um show especial.    

"É importante destacar que o Natal da Mineiridade não acontece só em Belo Horizonte, ele também está acontecendo no interior. Este ano, por exemplo, nós temos o lançamento do Natal Barroco em São João del-Rei, além de apresentações de corais em diversas cidades de Minas. E o que une todos esses natais é a celebração da vida e da família", ressaltou o vice-governador Mateus Simões.  



  

A iniciativa do Natal da Mineiridade é do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com apresentação e patrocínio máster da Vale; patrocínio do Itaú, O Boticário, Itambé, e apoio do CDL/BH.

A decoração na praça da Liberdade estará até o dia 6 de janeiro de 2026.

 

 

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motiva vende 20 aeroportos, incluindo o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e o da Pampulha, por R$ 11,5 bilhões

  Aeroporto Internacional de Belo Horizonte A Motiva Infraestrutura de Mobilidade, antiga CCR, anunciou a venda de 20 aeroportos no Brasil e...