Uma excelente notícia para o setor do trade turístico na capital mineira. A Câmara dos vereadores aprovou, por meio de votação no Plenário dia 5 de agosto, a constituição de uma Comissão Especial para promover estudos relativos à gastronomia, ao turismo e à moda em Belo Horizonte.
Entre os objetivos desta comissão temporária, está a consolidação das políticas de valorização e incentivo aos setores em questão, por meio da proposição de leis, programas, editais, incentivos e planos integrados.
Belo Horizonte já conta com fundamentos sólidos nas áreas de gastronomia, turismo e moda: um conjunto modernista na Região da Pampulha, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO; o Circuito Cultural e Turístico Liberdade, na praça de mesmo nome, com mais de 40 equipamentos culturais ; uma gastronomia premiada e reconhecida mundialmente; um Carnaval que, neste ano, movimentou cerca de R$1 bilhão, e é um dos maiores eventos populares do país; o título de Capital da Moda; e um setor de turismo em crescimento, articulado ao lazer, à arte e à experiência urbana.
De acordo com os 19 parlamentares que propuseram a criação da Comissão Especial, tais características de BH fortalecem a "economia da criatividade", conceito que, conforme explicam os vereadores, reconhece a cultura, a arte, o design, a gastronomia, o turismo e a moda como vetores de desenvolvimento sustentável, geração de renda e projeção internacional.
Por meio da Comissão, o Poder Legislativo deverá acompanhar, fortalecer e propor políticas públicas de cultura, gastronomia, turismo e moda; promovendo a escuta qualificada dos setores produtivo, criativo e cultural.
Ao fundamentar a necessidade de constituição da Comissão Especial, os autores explicam que tal colegiado permitirá a construção “de uma agenda permanente de valorização da mineiridade e da identidade da cidade”; viabilizando o diálogo do Poder Legislativo com organismos internacionais, alinhando-se às diretrizes da ONU e da Unesco, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário