Com 1.200 km de extensão, a Cordilheira do Espinhaço percorre Minas Gerais de Sul a Norte, atravessando 172 municípios e integrando territórios diversos, das serras centrais aos sertões do norte, dos antigos caminhos do ouro aos caminhos de ocupação do sertão mineiro, como Grão Mogol. Nela nasceram o barroco mineiro e as vilas do ouro e dos diamantes, um dos maiores legados históricos e artísticos das Américas. A Cordilheira também abrange uma das maiores reservas naturais e culturais do Brasil: centenas de sítios arqueológicos e arte rupestre, três biomas (Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), rios formadores de grandes bacias e milhares de cachoeiras. Além
disso, destacam-se cinco Patrimônios Culturais da Humanidade: Ouro Preto,
Diamantina, o Conjunto Arquitetônica da Pampulha e Congonhas (Santuário do
Bom Jesus de Matosinhos) e o Queijo Minas Artesanal, reconhecido como
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2024. Minas
Gerais apresenta ao Brasil e ao mundo um novo e extraordinário destino
turístico: a Cordilheira do Espinhaço. No dia 24 de junho, no Palácio da
Liberdade, o Governo de Minas lançou a campanha nacional de promoção do
destino, a qual será conduzida pelas Secretarias de Estado de Cultura e
Turismo e de Comunicação, em parceria com os 172 municípios da Cordilheira e
as 22 Instâncias de Governança Regionais (IGRs). A
iniciativa celebra também os 20 anos do reconhecimento da região como Reserva
da Biosfera da UNESCO (2005). Única cordilheira do país, o território onde
nasceu o barroco mineiro e que abriga um dos maiores patrimônios naturais e
culturais das Américas passa agora a ser promovido como um dos grandes ícones
do turismo de experiência e sustentabilidade internacional. “A Cordilheira do Espinhaço é um território onde nascem o barroco, a arquitetura, a arte alimentar e um dos maiores patrimônios naturais do Brasil. Ela é um elo de ligação entre os territórios de Minas, das serras do centro-sul aos sertões do Norte. É também um espaço de criação contemporânea, onde tradição e inovação se encontram”, afirmou o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas de Oliveira. foto:Leo Bicalho Durante o evento, secretária adjunta de Comunicação de Minas Gerais, Bárbara Botega, apresentou a nova marca que promoverá amplamente o destino turístico Cordilheira do Espinhaço. A identidade visual será de uso livre e foi elaborada para traduzir a diversidade dos territórios que abrange essa região. foto:Leo Bicalho “Essa marca foi feita para todos e foi feita para durar. Apesar de ter sido promovida e construída pelo Governo do Estado, ela é uma marca que foi pensada para não ficar vinculada a um mandato, mas que tenha perenidade e atravesse gerações por sua importância. Esse é um projeto estrutural para o turismo de Minas Gerais”, reforçou.
“Vejo este como um dos momentos mais importantes do turismo em Minas Gerais. E eu tenho certeza que, com a união dos prefeitos e prefeitas, com essa conexão com o Governo do Estado, de todo o trade turístico e da imprensa, toda essa união é que vai de fato transformar a Cordilheira do Espinhaço em uma das principais rotas turísticas do Brasil”, ressaltou o prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto. foto:Leo Bicalho Na
ocasião, os municípios Botumirim, Bocaiúva, Cristália, Grão Mogol, Itacambira
e Turmalina também assinaram um protocolo de intenções para formação de
consórcio intermunicipal com o objetivo de realizar o desenvolvimento
turístico da Cordilheira do Espinhaço de forma integrada nos municípios
consorciados.
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Jornalista Sérgio Moreira. Divulgação sobre o Turismo, Gastronomia e Cultura. Informações para o email sergio51moreira@bol.com.br
quarta-feira, 25 de junho de 2025
Cordilheira do Espinhaço é a única do Brasil
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Cordilheira do Espinhaço é a única do Brasil
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