sábado, 21 de junho de 2025

FEBTUR realiza congresso em Belém

 



Belém recebeu de 10 a 15 de junho, o II Congresso da FEBTUR- Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, reunindo cerca de 110 jornalistas de vários estados e do Uruguai.

Abertura do congresso

O evento nacional promovido pela Febtur  do Pará teve seis dias de atividades intensas, incluindo palestras e painéis, visitas técnicas, imersões culturais e lançamento de ferramentas de comunicação para o setor  para o fortalecimento do turismo brasileiro, um importante fatos para a economia brasileira na geração de emprego e renda. O turismo é a maior indústria do mundo sem chaminé.


Tradição da fitinha de pedidos na Basílica Nossa Senhora de Nazaré

A capital paraense se consolidou como epicentro da comunicação turística no Brasil ao sediar, entre os dias 10 e 15 de junho, o II Congresso Brasileiro de Jornalistas e Comunicadores de Turismo, promovido pela Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur)

Os jornalistas Gorgonio Loureiro e Christina Hayne, com o presidente da Fecomércio Pará, Sebastião Campos


Com o tema “Sustentabilidade também se faz com informação”, o evento reuniu mais de 100 profissionais da comunicação de todas as regiões do país, além de convidados do Uruguai e da Espanha, em uma programação técnica e vivencial marcada pela diversidade de olhares e experiências.


Presidente nacional, Gorgonio Loureiro e a presidente da Febtur Pará, Christina Hayne

Segundo Christina Hayne, presidente da Febtur Pará, o congresso inovou na parte técnica ao adotar um formato dinâmico e participativo, com destaque para as mesas temáticas e painéis que trataram de comunicação, diversidade, inclusão e sustentabilidade sob diferentes perspectivas. “Acredito que esse foi o ponto forte do evento. Tivemos convidados com visões muito ricas, e a apresentação da nova plataforma da Febtur, com o guia de redação para jornalistas de turismo, foi um marco”, afirmou.


Mangal, preservando a flora e fauna da Amazônia

fotos:Eduardo Santana

Visita ao Mangal das Garças com plantio de mudas 

Os participantes puderam acompanhar palestras com especialistas em turismo cultural, oficinas sobre o uso da imagem na promoção de destinos, e mesas que trouxeram debates potentes sobre temas urgentes, como o papel da mulher negra no turismo, inclusão de pessoas com deficiência e estratégias de comunicação para engajamento social.


 
Mercado Ver o peso com seus pescados e tradição dos diversos produtos regional


Para o presidente nacional da Febtur, Gorgônio Loureiro, o evento superou as expectativas. “Valeu a pena fazer o congresso em Belém. Conseguimos realizar um encontro recheado de atrações e conteúdo relevante, com a presença de profissionais experientes e novos comunicadores comprometidos com o turismo responsável. Isso só foi possível graças à mobilização conjunta de patrocinadores, apoiadores e voluntários.”


Visita a Mosqueiro, no Hotel  Farol


Imersões técnicas e vivências : Um dos destaques do evento foram as visitas técnicas a destinos turísticos da região, que proporcionaram aos congressistas uma imersão prática no turismo sustentável da Amazônia. Os roteiros incluíram Belém (continental e insular)Augusto Corrêa/BragançaSalinópolis e Mosqueiro, onde os participantes conheceram iniciativas de turismo comunitário, projetos culturais e ações de valorização da gastronomia e das tradições locais.

Christina Hayne destaca a visita a Mosqueiro como uma das mais emocionantes. “Foi um momento de conexão com a comunidade, com destaque para a religiosidade, a cultura local e a culinária paraense, que esteve presente em toda a programação.”


Jantar na Casa das 11 janelas, tradicional restaurante de Belém

     

Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses

Logo na abertura, realizada na Casa das 11 Janelas, o chef Saulo Jennings, embaixador da ONU para o Turismo Gastronômico, deu o tom da experiência sensorial que acompanharia todo o evento. Ao longo da semana, a cultura, a música e os sabores do Pará foram celebrados em almoços e jantares temáticos, com apoio de instituições como o Senac e participação de chefs locais. Visitas a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré, Mercado Ver o Peso, a gastronomia no comércio das Docas, visitas a Mosqueiro e Salinas(locais de água doce onde estão as praias mais próximas de Belém), espetáculo no Teatro da Paz, com show fantástico da Amazônia Jazz Banda, além dos participantes observarem as obras que estão sendo realizadas em vários pontos de Belém para a COP 30, que será realizada na capital paraense em novembro, com a participação de cerca 40 mil pessoas de vários países do mundo, durante os 30 dias do evento mundial sobre o meio ambiente.


No dia 12 de junho marca o início da programação junina com o Cortejo Fluvial dos Arrastões do Pavulagem, com o passeio de barco com muita animação de grupos folclóricos , com as mulheres e os homens carregam o mastro "pedindo o casamento"





Centro de Belém, com os casarões

A presidente da Febtur Pará, jornalista Christina Hayne e a equipe da organização agradeceram os hotéis, guias de turismo, produtores, fotógrafos, videomakers, motoristas e apoiadores que tornaram essa experiência possível.


 
Show da Amazônia Jazz Band, no secular Teatro da Paz, o mais antido da Amazônia

 



O congresso dos jornalistas e comunicadores de turismo cumpriu seu papel: com painéis  de aprendizado, trocas de intercâmbios entre os participantes, visibilidade e mobilização em torno de um turismo mais consciente e comunicativo

Kit recebido pelos participantes da FEBTUR



O Congresso Nacional da Febtur teve o patrocínio do Ministério do Turismo, Sebrae Pará, Vale e Equatorial Energia, além do apoio do Governo do Estado do Pará, por meio das secretarias de Turismo, Cultura e Comunicação, das Prefeituras de Belém, Augusto Corrêa e Salinópolis, Fecomércio/PA, FBHA/CNC, Sudam, Hotel Beira Rio, Vale, Casa de Saulo, Carvalhos Tur, Henvil Transportes, Point do Açaí, Instituto Aupaba, Monotour Turismo, Belém Convention & Visitors Bureau, ABEOC Brasil, Sítio Raiz, LocMil Turismo, VerdeMar e Zoe Soluções Digitais,Equatorial Energia

Hotel Beira Rio, em Belém

Diversidade da alimentar do Pará- foto João Ramid


Reunião da diretoria


A Assembleia Geral da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), realizada durante o Congresso Nacional da entidade, foi presidida pelo diretor administrativo nacional, jornalista Gilberto Silva, após abertura do presidente nacional, Gorgônio Loureiro, no auditório da Federação do Comércio de Belém, com aprovação de importantes encaminhamentos para o biênio 2025/2026.

Entre os assuntos tratados e aprovados, destacou-se a prestação de contas da entidade referente aos meses de março e abril de 2025, além da aprovação de dois eventos institucionais para 2026, com inscrições formais apresentadas por dois associados.

O jornalista Antônio Coca, associado da Febtur Tocantins e natural do Mato Grosso do Sul, propôs a realização do II Encontro Nacional da Febtur na região da Serra da Bodoquena, tendo como sede principal a cidade de Bonito (MS). A proposta sugere que o evento ocorra em maio de 2026.

Já o jornalista Jacobo Malowany, do Uruguai, apresentou a proposta para sediar o I Encontro Íbero-Americano de Comunicadores de Turismo na cidade ou distrito de Canelones, no Uruguai, também em 2026, mas para ser realizado em outubro ou novembro. Ambas as propostas foram encaminhadas e aprovadas, com a recomendação de definição das datas o mais breve possível para facilitar o planejamento, ficando definida na Assembleia como data final para o cumprimento dos encargos dos encontros, a data de 31 de agosto deste ano.  

Outro ponto relevante da Assembleia foi a aprovação da criação do Conselho de Editoração da Febtur, que será responsável pela organização e publicação dos materiais produzidos pela entidade, com produção, edição e revisão de todo material.  Durante o Congresso, foi apresentado o Manual de Redação de Turismo da Febtur, produzido pelo diretor de comunicação da Febtur nacional e presidente da Febtur Tocantins, Marco Aurélio Jacob, que estará disponível aos associados.

Também foi apresentado o projeto "Integre-se", elaborado pela jornalista Cassandra Theodoro, da Febtur de Sergipe, com foco na capacitação dos associados, especialmente no uso de ferramentas de comunicação digital.

 No que se refere ao processo eleitoral da entidade, Gilberto Silva esclareceu que o edital das eleições será lançado no início de outubro, conforme previsto no regimento e estatuto da Febtur, respeitando o prazo mínimo de 60 dias antes do pleito. A eleição está inicialmente marcada para 19 de dezembro, com posse prevista para o dia 9 de janeiro de 2026, podendo ser antecipada mediante nova deliberação em assembleia.

Durante a Assembleia, também foram entregues  carteiras nacionais aos associados adimplentes com as regionais. 

Os associados da FEBTUR continuam os contatos para o fortalecimento da entidade que congrega jornalistas e comunicadores do turismo para terem participação em Conselhos de Turismo Federal, Estadual e Municipal.

Até 2026, no próximo Congresso da FEBTUR



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