quarta-feira, 2 de abril de 2025

Carreta da Família Santa Casa BH comemora 1 ano de atendimentos pelo interior mineiro


A Carreta da Família, unidade móvel de saúde oncológica SUS, completou um ano de inauguração em março e, para celebrar esse importante marco, realizará uma cerimônia comemorativa durante sua sexta expedição, na cidade de Santa Luzia. O evento ocorrerá na próxima quinta-feira, dia 3 de abril, às 10h, e contará com a presença do provedor da Santa Casa BH, Roberto Otto Augusto de Lima; da gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira; do coordenador da Carreta da Família, João Bontempo; do presidente da Casa de Acolhida Padre Eustáquio (CAPE), José Marcílio Nunes Filho; além de autoridades públicas como o secretário de Saúde de Santa Luzia, Rodrigo Gazeto, e o prefeito do município, Paulo Bigodinho.

Desde o início de sua trajetória pelas estradas de Minas Gerais, a Carreta da Família percorreu diversas cidades, levando educação em saúde, realizando rastreios oncológicos e possibilitando o diagnóstico precoce do câncer. O projeto, fruto de uma parceria entre a Santa Casa BH e a CAPE, já realizou mais de 1.870 atendimentos em sete municípios, proporcionando acesso à saúde e melhorando a qualidade de vida da população.



Equipada com mamógrafo, raio-x e dermatoscópio, a unidade conta com uma equipe altamente qualificada do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, composta por médicos, enfermeiros e técnicos. Além de realizar exames, o projeto capacita equipes da Atenção Primária à Saúde das cidades, garantindo que o cuidado iniciado tenha continuidade após a passagem da unidade móvel.

“Nossa abordagem integrada garante não apenas o rastreio e a possibilidade de um diagnóstico precoce, mas também um acompanhamento eficaz e contínuo por meio da equipe de Navegação, que atua como um elo essencial entre os pacientes e os serviços de saúde”, explica o coordenador da Carreta da Família.

“A Carreta da Família é mais do que uma unidade móvel. Ela representa o compromisso inabalável da Santa Casa BH em levar saúde e dignidade às regiões mais distantes. É a extensão da excelência e do cuidado que são a marca da nossa instituição”, ressalta o provedor da Santa Casa BH.


Os municípios atendidos neste primeiro ano de projeto foram Serro, Santana do Riacho, Alvorada de Minas, Serra Azul de Minas, Gouveia, Presidente Kubitschek e Moeda, com foco em localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e acesso restrito a serviços especializados.

A Expedição Santa Luzia começou no último dia  31 de março a 4 de abril, na Av. VIII, nº 50 – Carreira Comprida, em frente à Prefeitura de Santa Luzia. De acordo com o prefeito Paulo Bigodinho, durante essa semana espera-se realizar mais de 400 exames gratuitos, com foco na prevenção e detecção precoce de câncer de mama, pele e pulmão.

Um dia de festa também para a população - Além da cerimônia oficial, o dia 3 de abril será marcado por uma programação especial voltada para toda a população de Santa Luzia que será atendida pela Carreta da Família Santa Casa BH. O evento contará com distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, além de atividades de recreação, como pula-pula para as crianças. Haverá também aferição de pressão e glicemia, reforçando o compromisso da Santa Casa BH com a promoção da saúde e o bem-estar da comunidade.

Parcerias que transformam vidas - A iniciativa em prol da saúde dos mineiros é fruto do empenho de profissionais dedicados e de uma ampla rede de parceiros. A CAPE, idealizadora da Carreta da Família, liderou sua viabilização com recursos próprios e com o apoio dos Supermercados BH, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e dos Guardiões do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, os deputados Weliton Prado e Elismar Prado, que destinaram emendas parlamentares para custear a operação do projeto.

 Aniversário da Carreta da Família Santa Casa BH
Data: 3 de abril
Horário: 10h
Endereço: Av. VIII, nº 50 – Carreira Comprida, Santa Luzia/MG (em frente à Prefeitura de Santa Luzia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curiosidades do Museu da Inconfidência e estátua de Tiradentes em Ouro Preto

  Ouro Preto está distante 100 Km da capital mineira, foi a primeira cidade do Brasil a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidad...