sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Exposição no Museu Mineiro reúne obras de ex-alunos da Escola Guignard




Resultado da pesquisa artística desenvolvida por 16 alunos do curso de artes plásticas da Escola Guignard, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), a exposição temporária “Mostra Habilitandos Escola Guignard 2024” está em cartaz no Museu Mineiro, em Belo Horizonte, e apresenta trabalhos em cerâmica, desenho, escultura, fotografia, pintura e gravuras, expressando o caráter plural da arte. 

A mostra, que integra do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, fica aberta ao público até o dia 23 de março no Museu Mineiro e celebra o fim de um ciclo de estudos e o pulsar de outros movimentos de criação e desenvolvimento, servindo como um rito de passagem para novos artistas contemporâneos. 


A exposição conta com obras de Ana Carolina Gomes, Carollima, Daniela Pedrosa, Diego Curcio, Fernando Lima, Gabriella L. Winter, lasmin Ramos, João Palmeira, Laura Brandão, Lia Keusen, Loba, Malu Marçal, Maria Jupira, Patrícia Siqueira, Verona Carvalho e Vinícius Mauro. 


Escola Guignard e equipamentos culturais do estado: parceria

Os trabalhos artísticos que compõem a série de exposições de habilitandos da Escola Guignard 2024 também podem ser vistos na Galeria Mari’Stella Tristão, do Palácio das Artes, até o dia 9 de março.

Ancorada no legado de seu fundador, o mestre Alberto da Veiga Guignard, a Escola Guignard desenvolve um ensino de artes plásticas distinto, que busca uma estrutura acadêmica mais fluida, promovendo ações extensionistas práticas/teóricas, que envolvem a comunidade acadêmica, as instituições culturais da cidade e o público em geral, de modo que se tornem estruturas multifacetadas e dinâmicas. 

Neste sentido, a produção artística estende-se para além do espaço acadêmico, alcançando, assim, outros âmbitos da população e da cidade, na qual a Universidade está inserida.

Museu Mineiro  -  Inaugurado em 1982, o Museu Mineiro reúne em seu acervo um conjunto bastante diversificado de objetos referentes à história e à produção cultural e artística mineiras. Nas salas de exposição são exibidas obras de artistas consagrados, tais como: Manoel da Costa Ataíde, Yara Tupynambá, Amílcar de Castro, Jeanne Milde, Inimá de Paula, Lótus Lobo, Celso Renato, Sara Ávila, Guignard, Maria Helena Andrés, Di Cavalcanti etc.



Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração “Minas das Artes, Histórias Gerais”, onde o visitante tem a oportunidade de conhecer uma vasta coleção de arte sacra, datada dos séculos XVIII e XIX, além de preciosidades do acervo, como a bandeira da Inconfidência Mineira, os manuscritos originais da obra “Tutaméia” de Guimarães Rosa, o retrato de Aleijadinho e a coleção de santos de devoção popular.

“Mostra Habilitandos Escola Guignard 2024”
Local: Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Centro)
Período de Visitação: até 23 de março
Horário de visitação: terça a sexta, das 12h às 19h; sábado, domingo e feriados, das 11h às 17h
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Turistas estrangeiros no Brasil batem recorde em janeiro

  O turismo brasileiro iniciou o ano superando mais um recorde, comprovando que o Brasil se torna um destino turístico cada vez mais atrat...