quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Concessão da BR-381 em Minas Gerais é assinado


                 Pista simples perigo


Uma das rodovias mais perigosas do país, conhecida como "rodovia da morte", teve o contrato de concessão da BR 381 entre Belo Horizonte a Governador Valadares  assinado dia 22 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O leilão do trecho foi realizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em 29 de agosto de 2024. O grupo vencedor, 4UM Investimentos, ofereceu desconto de 0,94% sobre a tarifa básica de pedágio de pista simples (R$ 0,18380/km) e de pista dupla (R$ 0,25732/km).

A assinatura estava prevista para dezembro de 2024, mas foi adiada após a empresa solicitar mais prazo para a comprovação de atendimento das condições prévias à concessão.

Investimentos - O trecho concedido tem 303,4 km de extensão, sendo 223,83 km de pista simples e 79,624 km de pista dupla. Começa no entroncamento da BR-381 com a BR-262, na capital, e vai até o entroncamento com a BR-116, no Leste de Minas.

A concessionária terá de investir R$ 5,5 bilhões na via durante 30 anos de contrato. Outros R$ 3,7 bilhões de custos operacionais estão previstos.

Entre as obras esperadas, estão: 27,83 km de duplicação de obras remanescentes; 106,44 km de duplicação de novos trechos;cerca de 83 km de faixas adicionais;9,7 km de vias marginais;20 passarelas;166 pontos de ônibus;15 passagens de fauna.

Cinco praças de pedágio serão instaladas, nas cidades de Caeté, João Monlevade, Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares.conhecida como rodovia da morte. Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre janeiro e julho de 2024, foram registrados 347 acidentes no local, com 33 mortes.

Segundo a ANTT, a cobrança aos motoristas vai começar depois do 12º mês de concessão, após a realização dos investimentos iniciais, como revitalização asfáltica e de sinalização.

Os valores ainda serão calculados. A tarifa base por praça de pedágio, prevista no edital, varia entre R$ 10,75 e R$ 13,75.

 A BR-381 tem, ao todo, 1,1 mil km de extensão e liga São Mateus, no Espírito Santo, à cidade de São Paulo, passando por Minas Gerais.

Cerca de 562 km já são concedidos. Desde 2008, a Arteris Fernão Dias é responsável pelo trecho de Contagem, na Grande BH, a Guarulhos (SP).


Outro trecho, entre Belo Horizonte e Caeté, será duplicado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).


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