domingo, 1 de outubro de 2023

Minas Gerais conquista prêmios na categoria “gastronomia” e em “inclusividade”


 Minas Gerais conquistou o primeiro lugar na categoria “gastronomia” e o segundo lugar em “inclusividade”, no 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital, cuja cerimônia foi realizada dia 28 de setembro, durante a Abav Expo, no Rio de Janeiro. O certame foi criado na Itália, onde está em sua oitava edição, enquanto no Brasil é realizado pelo segundo ano. É promovido pela empresa The Data Appeal Company, especializada no gerenciamento de dados turísticos, e tem como objetivo laurear os estados brasileiros com melhor reputação digital no mercado do turismo.

Foram analisadas mais 155 milhões de avaliações digitais, em torno de 2,7 milhões de pontos de interesse, como transportes, atrativos e meios de hospedagem. Uma plataforma coleta essas informações de mais de 130 fontes, tais como Google, Trip Advisor, Booking e Facebook, dentre outras redes sociais, gerando uma grande base de dados.

Esses dados são processadas com auxílio da inteligência artificial, que consegue ler, entender e interpretar cada um desses reviews, identificando o quanto cada comentário é positivo ou negativo e sobre o assunto que se refere, como um restaurante, bar, hotel, ou ponto turístico. Depois de todo o processamento, o algoritmo gera um índice, o qual é usado para classificar os lugares com melhor reputação em cada categoria e, assim, definir os vencedores.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, comemorou a premiação, que exalta a importância da cozinha mineira. “Minas Gerais está sendo reconhecida por milhões de pessoas, que avaliaram o estado como um destino onde há a melhor gastronomia do Brasil. E isso se alia à centralidade da cozinha mineira nas nossas famílias, nas nossas casas e nas nossas cidades, seja a cozinha mineira clássica ou a contemporânea, que é marcada pela inventividade e pela criatividade”, pontuou Oliveira.


“É um momento importante, de muita alegria e que lança luz novamente para outro fenômeno em Minas, que é o queijo minas artesanal, o qual é patrimônio imaterial do Brasil e, em breve, poderá ser patrimônio da humanidade pela Unesco, tendo em vista a candidatura, a ser avaliada no próximo ano. Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas”, celebrou o secretário.

O acolhimento mineiro foi outro aspecto ressaltado durante o evento, com Minas Gerais conquistando o segundo lugar dentre os destinos considerados mais inclusivos. “Ou seja, é um lugar em que a população LGBTQIA+ é bem recebida e querida. Isso é muito importante, porque este também é um mercado fundamental e que cresce muito no mundo afora. Então, Minas Gerais é um lugar inclusivo e onde a mesa também sempre foi inclusiva. Gastronomia e inclusividade são Minas Gerais”, finalizou Oliveira.


Mais de 40 destinos turísticos mineiros foram comercializados na ABAV


Durante a 50ª edição da ABAV Expo, uma das maiores feiras do setor no país, mais de 40 destinos turísticos mineiros estiveram comercializados por cinco agências de receptivos do estado. A iniciativa é do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com o apoio do Sebrae Minas. O evento foi realizado de 27 a 29 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de 50 mil pessoas passaram pelos três dias do evento.



Os cinco receptivos mineiros convidados para participar da feira receberam capacitação do Sebrae Minas sobre o perfil dos compradores e visitantes da ABAV Expo, estratégias de apresentação e comercialização dos produtos turísticos, novos hábitos e comportamentos de consumo e tendências do setor.


Entre os destinos foram apresentados no Estande Minas Gerais, sete deles têm apoio do programa Check in Turismo, uma iniciativa do Sebrae Minas que ofereceu suporte empresarial aos pequenos negócios da cadeia produtiva associada ao turismo no estado, e promove o desenvolvimento econômico local por meio da formação de lideranças e de ações de acesso a mercados. Entre os destinos beneficiados que estarão na ABAV Expo estão: Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi e Januária), Serra do Cipó, Diamantina, Belo Horizonte, Tiradentes, Rota Bahia-Minas, Serra do Espinhaço e Serra da Canastra.


“Em 2022, Minas Gerais recebeu 30,9 milhões de turistas, o maior fluxo de visitantes no estado desde a série histórica registrada, a partir de 2008, pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais. Embora a cadeia produtiva do turismo venha se fortalecendo no estado, ainda há um enorme potencial a ser explorado. Para evidenciá-lo, o Sebrae Minas desenvolve projetos que têm ampliado a visibilidade e o acesso aos destinos mineiros, resultando no incremento da atividade turística e no surgimento de novos negócios nesses destinos”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.


Estímulo ao setor-Além de dar mais visibilidade em feiras e eventos do setor, os projetos desenvolvidos pelo Sebrae Minas também incluem ações como a elaboração de estudos e pesquisas para a identificação e promoção de novas ofertas turísticas, além da formatação de roteiros que serão comercializados pelas agências e receptivos turísticos da região. Ainda são promovidas capacitações para a melhoria da gestão dos negócios locais do setor turístico.

                                                     Serra do Espinhaço


“Nos últimos dois anos, já mapeamos o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. Nosso objetivo é reposicionar os destinos já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes”, explica Marcelo Silva.

 


Conheça os projetos do Check in Turismo:Check in Minas: evento criado com o objetivo de promover os destinos e o acesso ao mercado para pequenos negócios, por meio de Rodada de Negócios, Fan Tours, Press Trips e ações promocionais.

Check in na Rota das Oportunidades: metodologia que tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico local com a ajuda de soluções voltadas para o território como: dimensões DEL e dos estágios de maturidade dos destinos turísticos.

Check in Negócios: produtos criados para atender as especificidades dos pequenos negócios do setor, melhorando a gestão e operação desses empreendimentos para que possam alcançar melhores resultados.

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