quarta-feira, 12 de julho de 2023

Palácio das Artes exibe 23ª Mostra de Cinema Curta Circuito




 A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), por meio da Fundação Clóvis Salgado (FCS), realiza, até o próximo dia 25, a 23ª edição do Curta Circuito. Em 2023, a Mostra de Cinema, dirigida por Daniela Fernandes, leva novamente a programação completa para o Cine Humberto Mauro e volta a apresentar sessões espaçadas, realizadas quinzenalmente.


Com o tema Amores Brasileiros, o Curta exibirá sete longas-metragens, clássicos do cinema nacional, que abordam o amor em suas mais diversas interpretações. A programação conta com sete sessões quinzenais, às terças-feiras, no horário de 19h30 e bate-papo após as exibições. Os ingressos são distribuídos gratuitamente, 30 minutos antes de cada exibição.

Este ano, a curadoria da mostra selecionou sete exemplares clássicos do cinema nacional produzidos entre as décadas de 1970 e 2010. O amplo recorte apresenta um retrato cinematográfico do Brasil de diferentes épocas – com suas formas distintas e, por vezes, similares – de representar o amor na tela, remetendo a temática desta edição “Amores Brasileiros”. A ideia é estimular o debate sobre as diversas formas de amar, sobre questões sociais e comportamentais, retratando, neste processo, a evolução da própria sociedade e do cinema brasileiro.

Com 23 anos dedicados ao cinema nacional – sua divulgação, preservação e memória –, o amor à produção brasileira sempre foi o combustível principal para a realização do Curta Circuito. “Quando escolhemos falar de amor, principalmente nesse contexto de retomada pós-pandemia, estamos falando não só de nós ou do que se vê na tela, mas também sobre quem a assiste, o público, sobre a importância de demonstrar amor pela produção cinematográfica nacional indo ao cinema”, enfatiza Daniela Fernandes, diretora da Mostra.

Integrante da equipe de críticos do 23º Curta Circuito, a pesquisadora e professora Eliska Altmann ressalta a importância do tema desta edição: “que a temática da 23a edição da Mostra Curta Circuito seja visionária num Brasil que renasce em 2023. E que o amor – para além de uma “afeição profunda por uma pessoa” – nos guie, revolucionariamente, em direção a uma “sociedade amorosa”. Em outras palavras, que o niilismo da cultura contemporânea do desamor seja transmutado pelo amor como ação e construção ética”, finaliza.

Bate-papo-Após as exibições, o Curta realiza um bate-papo com a plateia, críticos e integrantes dos filmes, criando um ambiente ainda mais propício à reflexão sobre o cinema nacional. Na sessão de estreia, no dia 16, os convidados falarão sobre o último lançamento do diretor Walter Hugo Khouri, grande nome do nosso cinema. “As feras”, que foi filmado em 1995, mas só chegou aos cinemas em 2001, traz no elenco Nuno Leal Maia, Lúcia Veríssimo, Monique Lafond e Cláudia Liz, que estará present no bate-papo. Esse conteúdo é gravado e disponibilizado posteriormente no YouTube da mostra.

Trago seu amor em sete filmes -Como não poderia deixar de ser, o cenário temático – já característico das sessões do Curta Circuito – irá movimentar a entrada do Cine Humberto Mauro. Com o propósito de interagir com o público dentro do tema desta edição, Amores Brasileiros, será montada uma tenda de tarô, para leitura gratuita de cartas. A ação será realizada trinta minutos antes de cada sessão, com atendimento restrito e por ordem de chegada, exclusivamente para o público da Mostra. É uma maneira descontraída e irreverente de disponibilizar para o público um panorama completo do amor, na sala de cinema e na vida real. A sorte está lançada!

Críticos-Daniel Salomão Roque: Historiador e jornalista. Escreve para a BBC News, e passou também pela revista VICE e Ponte Jornalismo. Atualmente, prepara um livro sobre a história do banditismo urbano no Brasil. 

Marcelo Carrard: Jornalista graduado pela PUC/RS, crítico de cinema com Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC de São Paulo.

Maria Trika: Cineasta, artista plástica, atriz, curadora e crítica de cinema. Já realizou diversos filmes, vídeo artes, exposições, performances e filmes instalativos como diretora, roteirista, atriz e diretora de arte.

Maria Caú: Professora, pesquisadora e crítica de cinema (filiada à Abraccine). Formada em Cinema pela UFF e Doutora em Ciência da Literatura pela UFRJ, é uma das editoras do site Criticos.com.br e trabalha como especialista em conteúdo audiovisual.

Fernando Oriente: Mestre em comunicação/audiovisual/cinema. É crítico, professor e pesquisador de cinema, editor e crítico do site de cinema Tudo Vai Bem e colaborador de diversas revistas.

Ailton Monteiro: Mestre em literatura comparada pela Universidade Federal do Ceará e é filiado à Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema e à Aceccine – Associação Cearense de Críticos de Cinema. Mantém o blog Diário de um Cinéfilo desde 2002.

Eliska Altmann: Pesquisadora e professora do Departamento de Sociologia do IFCS/UFRJ. Autora do livro “O Brasil imaginado na América Latina: a crítica de filmes de Glauber Rocha e Walter Salles” – Contra Capa/Faperj, 2010. Idealizadora do projeto CineCríticos: www.cinecriticos.com.br.

O Curta Circuito

A mostra exibe filmes nacionais, clássicos e atuais, sempre com entrada franca. Desde sua criação, em 2001, até hoje reuniu um público de mais de 92 mil pessoas, que estiveram presentes nas mais de cinco mil sessões apresentadas. O Curta Circuito é dirigido por Daniela Fernandes, da Le Petit Comunicação Visual e Editorial. É referência em Minas e no Brasil como ação de formação qualificada de público, espaço de reflexão e debates sobre a cultura audiovisual e todos os aspectos que a envolvem, sejam técnicos, narrativos, estéticos, culturais e políticos.

O Curta Circuito já atuou em 18 cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Bahia e Pará e atualmente está presente em Belo Horizonte – onde tem como “sede” de suas exibições o Cine Humberto Mauro – e nos municípios mineiros de Montes Claros e Araçuaí. Já passaram pelo projeto convidados como Nelson Pereira dos Santos, Zé do Caixão, Sidney Magal, Othon Bastos, Antônio Pitanga, Nelson Xavier, Darlene Glória entre outros. O Curta Circuito atua também na preservação e memória do cinema brasileiro, trabalhando na restauração de filmes, em parceria com a Cinemateca do MAM-RJ. A iniciativa recebeu Mention do D’Hounner em Milão, em 2013, pela restauração do filme “Tostão, a fera de Ouro”, da década de 1970.

Serviço
Data: Sessões quinzenais, sempre às terças-feiras
Horário: 19h30
Local: Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes) – Av. Afonso Pena, 1.537, Centro – Belo Horizonte
Ingresso: Gratuito
Informações: 3236-7400

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso de conservação e Restauro pelo Trilhas de Futuro

O Governo de Minas recebe, até o dia 23 de setembro, inscrições para o curso técnico em Conservação e Restauro da Fundação de Arte de Ouro P...