quinta-feira, 25 de junho de 2026

Primeiro Ato leva ensaio aberto e oficina do espetáculo “Como Água” para Itabirito



O Grupo de Dança Primeiro Ato realiza, no dia 26 de junho de 2026 , às 18h, em Itabirito, uma ação especial do espetáculo “Como Água”, com ensaio aberto seguido de oficina gratuita voltada ao público interessado em conhecer os bastidores da

criação em dança contemporânea e experimentar processos corporais desenvolvidos pela companhia. 

A atividade integra as ações realizadas por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Inspirado na metáfora da água — que contorna obstáculos, se adapta e se transforma —, “Como Água” propõe uma reflexão sensível sobre o tempo, o corpo e os fluxos da vida. A atividade em Itabirito abre espaço para o encontro entre artistas e comunidade,

permitindo que o público acompanhe trechos do processo criativo e participe de uma experiência de troca e experimentação.



Com direção e produção de Suely Machado, fundadora e diretora artística do Grupo Primeiro Ato, o trabalho nasce do desejo de construir uma dança conectada ao presente e ampliar o diálogo com diferentes públicos. “Abrir o processo e compartilhar parte da criação é uma oportunidade de aproximar as pessoas da dança contemporânea e mostrar que ela pode ser um espaço de escuta, percepção e encontro. Em ‘Como Água’, trabalhamos questões que atravessam todos nós e

acreditamos que esse contato direto fortalece o vínculo entre arte e comunidade”, destaca Suely Machado.


Com concepção coreográfica de Marcela Rosa, o espetáculo foi criado de forma colaborativa, a partir da escuta e das experiências dos intérpretes-criadores. Em cena, os corpos se desdobram em paisagens afetivas, revelando contrastes entre contenção e fluidez, opacidade e brilho, silêncio e explosão. Tudo em sintonia com a trilha original

de Federico Puppi, que constrói camadas sonoras em diálogo com a matéria coreográfica. “Mais do que apresentar uma obra pronta, o ensaio aberto e a oficina convidam o público a entrar em contato com os caminhos percorridos pela criação artística, estimulando novas formas de olhar para o movimento e para o corpo”, afirma Marcela Rosa.


“Como Água”, novo trabalho do Grupo de Dança Primeiro Ato, que completa 43 anos de ação continuada, chega como uma necessidade de reflexão sobre a passagem do tempo e a escolha em como viver esse tempo, que assim como a água, encontra caminhos diante dos obstáculos, transformando o caos em poesia. A partir da observação dos seres humanos, como parte da natureza, surpreendente, cheia de contrastes, a obra se desenvolve numa narrativa não linear, acordando os sentidos, abrindo gavetas, provocando memórias. “Como Água” é um olhar crítico e poético de nosso tempo, é vida num modo contínuo… suspensão, retração, avanço e redenção.


Ficha Técnica “Como Água”

Direção e Produção: Suely Machado / Assistente de Direção e Produção: Marcela Rosa

/ Concepção Coreográfica: Marcela Rosa / Criação de movimento (processo

colaborativo): Alex Dias, Ana Carolina Vinhal, Marcela Rosa, Marina de Santana, Pedro

Henrique Demétrio, Tayná Barboza / Trilha Sonora Original: Federico Puppi / Criação de

Figurinos: Pablo Ramon / Confecção de Figurinos: Ednara Botrel / Criação de Luz:

Sarah Salgado Cordeiro dos Santos / Assistente de Iluminação: Rony Rodrigues /

Assistente Financeiro e de Projetos: Jaqueline Costa / Fotografias: Guto Muniz e Nélio

Rodrigues / Comunicação: Reciclo Comunicação / Assessoria de imprensa: Luz

Comunicação – Jozane Faleiro

Entrada gratuita

Mais informações: @grupo_primeiro_ato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

21ª CINEOP ABRE EDIÇÃO COM PERFORMANCE INSPIRADA NOS PRIMEIROS GESTOS DE CRIAÇÃO E HOMENAGEIA CINEMA DE HELENA SOLBERG

Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, a mineira Ouro Preto recebe, a partir do dia 25 e até 30 de junho, a 21ª CineOP – Mostra de Cinema...