O Governo de Minas renovou, nesta quinta-feira (25/6), o
contrato de gestão da Filarmônica de Minas Gerais com o Instituto Cultural
Filarmônica, garantindo a continuidade das atividades da orquestra até 2030. A
assinatura foi realizada na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, consolidando
um dos mais importantes projetos culturais do país e reafirmando o compromisso
do Estado com a excelência artística, a formação cultural e o acesso à música
de concerto.
Coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de
Minas Gerais (Secult-MG), a renovação estabelece novas metas voltadas à
ampliação do alcance social e territorial da Filarmônica. Entre os avanços
previstos estão a criação da Orquestra Jovem, o aumento das vagas para músicos
em formação, a expansão dos recitais da Academia Filarmônica e a realização de
mais concertos gratuitos em cidades mineiras, fortalecendo a presença da música
de concerto.
O novo contrato também prevê a ampliação dos concertos
especiais realizados em parceria com artistas e grupos mineiros, além da
criação do Concurso Jovens Solistas, iniciativa que se soma a projetos já
reconhecidos nacionalmente, como o Festival Tinta Fresca e o Laboratório de
Regência, voltados ao incentivo de novas gerações de músicos, compositores e
regentes.
A parceria firmada nesta gestão também amplia os Concertos
Didáticos, atividade destinada a estudantes da rede pública de ensino e
instituições sociais. O número de apresentações passará de 10 para 15 por ano,
ampliando o alcance da iniciativa de 14 mil para 21 mil alunos anualmente. A
expansão representa a inclusão de mais 7 mil estudantes em ações de formação e
aproximação com a música de concerto.
Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas
Gerais, Leônidas Oliveira, a renovação representa o fortalecimento de uma
política pública que projeta Minas Gerais nacional e internacionalmente. “A
Filarmônica de Minas Gerais é uma das maiores realizações culturais do nosso
estado e um patrimônio vivo dos mineiros. Ao renovar este contrato até 2030, o
Governo de Minas reafirma seu compromisso com a formação de talentos e a
valorização da música como instrumento de desenvolvimento humano, social e econômico”,
destaca.
Segundo o presidente do Instituto Cultural Filarmônica, Wilson Brumer, a renovação fortalece a dimensão estratégica da orquestra para Minas Gerais. “A renovação deste contrato mostra a importância que o Governo do Estado está dando a este importante ativo cultural e turístico que temos em Minas Gerais. As novas metas acordadas demonstram, também, nosso esforço para honrar a confiança que o Estado nos concede, de transformar, cada vez mais, a Sala Minas Gerais e a Filarmônica de Minas Gerais numa política de Estado”, afirma.
Homenagem a Itamar Franco - A cerimônia também marcará a inauguração do busto do ex-presidente Itamar Franco (1930-2011), que dá nome ao Centro Cultural Presidente Itamar Franco, e a reinstalação da placa inaugural da Sala Minas Gerais. Produzida pelo artista Evandro Carneiro, a obra passa a integrar o conjunto cultural que abriga, além da Sala Minas Gerais, a Rede Minas, a Rádio Inconfidência e a Mineiraria.
Criada em 2008 como resultado de uma política pública do
Estado, a Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência nacional e
internacional pela excelência artística de sua programação. Conduzida por seu
Diretor Artístico e Regente Titular, Fabio Mechetti e composta por 90 músicos
de diversas nacionalidades, a orquestra acumula prêmios, mais de 20 gravações e
uma indicação ao Grammy Latino, contribuindo para consolidar Belo Horizonte
como um dos principais polos da música de concerto da América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário