A Santa Casa BH celebrou mais uma conquista na 7ª edição do Prêmio Federassantas de Boas Práticas – Dr. Eduardo Levindo Coelho, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais (Federassantas). A cerimônia aconteceu no dia 3 de dezembro, no auditório da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), reunindo gestores, especialistas e lideranças da saúde filantrópica do estado.
Com o resultado, a instituição alcança o terceiro ano
consecutivo de reconhecimento na premiação estadual. Em 2025, a Santa Casa BH
conquistou o primeiro lugar em dois eixos. No Eixo Melhoria de
Processos e Sustentabilidade Econômico-Financeira, o projeto
ONA Voice: Gamificação como Estratégia para a Cultura da
Qualidade foi premiado por sua abordagem inovadora no fortalecimento da cultura
da qualidade e na adesão às diretrizes institucionais.
Já no Eixo Humanização e/ou Experiência do Cliente, o projeto Capa da Coragem conquistou o primeiro lugar ao transformar a experiência de crianças em processo cirúrgico, colocando em evidência o cuidado humanizado e o acolhimento no ambiente hospitalar.
Além das premiações, a Santa Casa BH marcou presença em
todas as categorias do prêmio, concorrendo com oito projetos, o que reforça sua
atuação integrada, inovadora e de alta complexidade no atendimento 100%
SUS.
Projeto Capa da Coragem - Iniciado em junho de
2023, já contando com mais de 440 intervenções até o momento, o Projeto
transforma a experiência de crianças que passam por procedimentos
cirúrgicos na Santa Casa BH ao levar o lúdico para um dos momentos mais
delicados da internação: o preparo e o trajeto até o bloco cirúrgico.
As crianças vestem capas e fantasias de super-heróis e, em
alguns casos, seguem até o centro cirúrgico em um carrinho elétrico, tornando
esse percurso mais leve, seguro e acolhedor.
A gerente do Instituto Materno Infantil Santa Casa BH, Camila Costa, idealizadora do projeto explica que o Capa da Coragem nasceu do desejo de olhar para a criança além do procedimento e proporcionar uma experiência do paciente transformadora. É sobre cuidado integral, empatia e respeito à infância, mesmo dentro de um ambiente de alta complexidade como o hospital.”
A iniciativa utiliza a linguagem da criança — o brincar —
para reduzir o medo e a ansiedade, fortalecer vínculos com a família e a equipe
multiprofissional e ajudar a criança a compreender e elaborar emocionalmente
todo o processo cirúrgico. O projeto envolve diversos profissionais da
Pediatria, equipes de enfermagem, anestesia e profissionais do bloco cirúrgico,
garantindo uma abordagem alinhada à humanização do cuidado.
Para a psicopedagoga Liliane Caetano Nunes, uma
das coordenadoras do projeto, “quando a criança brinca, ela se sente segura
para expressar seus medos e emoções. Ao trazer o universo do faz de conta para
o ambiente hospitalar, conseguimos transformar um momento de dor e ansiedade em
uma experiência de acolhimento, confiança e fortalecimento emocional, tanto
para a criança quanto para a família.”
Projeto ONA Voice - Vencedor do Eixo
Melhoria de Processos e Sustentabilidade Econômico-Financeira, o
ONA Voice, de autoria da gerente de Qualidade da Santa Casa BH, Lívia
Tadeu e sua equipe, foi criado para apoiar a instituição no avanço para o
Nível 2 de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA).
A iniciativa transformou um processo técnico em uma
estratégia de engajamento institucional, utilizando
a gamificação como ferramenta para fortalecer a cultura da qualidade.
O projeto envolveu 28 times multiprofissionais, com batalhas temáticas voltadas
à análise situacional, revisão de documentos e tratamento de não conformidades,
além de capacitações contínuas com ferramentas de gestão.
Os resultados foram expressivos: 82,79% das não
conformidades foram tratadas e houve redução de 70% dos documentos vencidos.
Para a autora do projeto, “o ONA Voice ampliou o conhecimento técnico
sobre o Manual Brasileiro de Acreditação, fortaleceu a integração entre os
setores e aumentou a adesão ao sistema de gestão da qualidade. Ao utilizar
a gamificação, mostramos que é possível engajar os
colaboradores e fortalecer a cultura da qualidade de forma
leve e participativa, trazendo protagonismo e corresponsabilidade
e tornando a qualidade parte do dia a dia assistencial.”
O Prêmio Federassantas reconhece as boas práticas desenvolvidas por hospitais filantrópicos de Minas Gerais. A edição deste ano contou com a participação de mais de 300 hospitais, 26 instituições inscritas e 27 projetos semifinalistas, distribuídos em eixos temáticos como inovação em tecnologia, qualidade assistencial e humanização. Após a seleção técnica, os projetos passaram por votação popular e, na etapa final, por avaliação de uma comissão julgadora.
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