sábado, 20 de dezembro de 2025

Parceria entre o Brasil e China no turismo

 


A China tem mais de 1 bilhão 400 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso do mundo. Para incrementar o mercado do turismo brasileiro aos chineses, o Ministério do Turismo abriu chamada pública para agências brasileiras de viagem que desejam receber turistas chineses no país em 2026. A iniciativa é prevista em Memorando de Entendimento assinado no ano de 2004 e renovado em 2024 pelo órgão e o Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China. As inscrições, que devem ser feitas online, seguem até o dia 30 de dezembro, por meio deste link https://adschina.turismo.gov.br/adschina/#!/public/login

Conforme o acordo entre os dois países, cabe à parte brasileira designar ou recomendar empresas nacionais que serão responsáveis por organizar viagens em grupo de visitantes chineses ao Brasil.


Para se inscrever no processo, a agência interessada precisa ter inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), declarar estar ciente dos termos do Memorando de Entendimento, aceitar um Termo de Responsabilidade e solicitar seu registro no Programa ADS CHINA (“Approved Destination Status”, em inglês).



A divulgação do resultado pelo Ministério do Turismo ocorrerá no dia 06 de janeiro de 2025, tanto no Diário Oficial da União quanto no site https://www.gov.br/turismo/pt-br.

Na edição mais recente, referente a 2025, foram credenciadas 333 empresas brasileiras para a recepção de turistas chineses no país. Neste ano, até o mês de novembro, 94,4 mil visitantes China estiveram no Brasil.

No dia 16 de dezembro, o Brasil participou do 11º Fórum Global da Economia do Turismo (GTEF) em Harbin, província de Heilongjiang, na China. O encontro reuniu cerca de 1.200 representantes do setor turístico de mais de 30 países dos cinco continentes e teve como objetivo construir conjuntamente um novo plano para a economia global do turismo.

A missão brasileira também envolveu encontros sobre a modernização do processo de concessão de vistos a chineses pelo Brasil e reuniões com companhias aéreas chinesas, a fim de discutir a ampliação da conectividade entre os países - pauta essencial para atrair turistas asiáticos e estreitar relações bilaterais. A programação incluiu, ainda, a articulação do Ano da Cultura Brasil–China, em 2026, que será tema de várias ações conjuntas.

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