A China tem mais de 1 bilhão 400 milhões de habitantes, sendo o país mais populoso do mundo. Para incrementar o mercado do turismo brasileiro aos chineses, o Ministério do Turismo abriu chamada pública para agências brasileiras de viagem que desejam receber turistas chineses no país em 2026. A iniciativa é prevista em Memorando de Entendimento assinado no ano de 2004 e renovado em 2024 pelo órgão e o Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China. As inscrições, que devem ser feitas online, seguem até o dia 30 de dezembro, por meio deste link https://adschina.turismo.gov.br/adschina/#!/public/login
Conforme o acordo entre os dois países, cabe à parte brasileira designar ou recomendar empresas nacionais que serão responsáveis por organizar viagens em grupo de visitantes chineses ao Brasil.
Para se inscrever no processo, a agência interessada precisa ter inscrição no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos), declarar estar ciente dos termos do Memorando de Entendimento, aceitar um Termo de Responsabilidade e solicitar seu registro no Programa ADS CHINA (“Approved Destination Status”, em inglês).
A divulgação do resultado pelo Ministério do Turismo
ocorrerá no dia 06 de janeiro de 2025, tanto no Diário Oficial da União quanto
no site https://www.gov.br/turismo/pt-br.
Na edição mais recente, referente a 2025, foram credenciadas
333 empresas brasileiras para a recepção de turistas chineses no país. Neste
ano, até o mês de novembro, 94,4 mil visitantes China estiveram no Brasil.
No dia 16 de dezembro, o Brasil participou do 11º Fórum
Global da Economia do Turismo (GTEF) em Harbin, província de Heilongjiang, na
China. O encontro reuniu cerca de 1.200 representantes do setor turístico de
mais de 30 países dos cinco continentes e teve como objetivo construir
conjuntamente um novo plano para a economia global do turismo.
A missão brasileira também envolveu encontros sobre a
modernização do processo de concessão de vistos a chineses pelo Brasil e
reuniões com companhias aéreas chinesas, a fim de discutir a ampliação da
conectividade entre os países - pauta essencial para atrair turistas asiáticos
e estreitar relações bilaterais. A programação incluiu, ainda, a articulação do
Ano da Cultura Brasil–China, em 2026, que será tema de várias ações conjuntas.
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