Um dos destaques é o crescimento do empreendedorismo e da adesão ao Cadastur. A pesquisa mostra que 70,4% dos municípios afirmam realizar ações de fomento: um salto de 62% em relação a 2023. As ações de incentivo ao Cadastur também cresceram, chegando a 78,9% dos municípios, com forte presença de contatos telefônicos, visitas e comunicados online.
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), divulga os resultados do Censo Turismo 2025. A pesquisa ouviu 750 municípios e apresenta um panorama atualizado das políticas públicas, investimentos, ações de promoção, sustentabilidade e monitoramento do turismo no estado.
Além disso, a nova edição confirma o fortalecimento da
governança municipal, a ampliação de práticas sustentáveis e o aumento de
projetos financiados pelos governos estadual e federal. Confira a pesquisa
completa neste
link.
De acordo com o levantamento, 96,1% dos municípios possuem
Lei Municipal de Turismo; 93,9% têm Plano Municipal de Turismo, com o mesmo
percentual afirmando possuir ações em execução; e 97,2% contam com Fundo
Municipal de Turismo (Fumtur).
Entre os principais usos do Fumtur, destacam-se: realização
de eventos (585 municípios), ações de marketing turístico (400), contratações
especializadas (297), obras de infraestrutura (212), sinalização turística
(184).
Houve também progresso no planejamento urbano: embora 45,2%
tenham Plano Diretor, 89,1% deles já incluem diretrizes específicas de turismo.
A participação social também está fortalecida: 95,7% possuem
Conselho Municipal de Turismo e 81,5% promovem políticas que envolvem os
moradores no desenvolvimento turístico.
“Os municípios avançaram de forma consistente na governança,
na sustentabilidade e na promoção dos seus destinos. Os números mostram que o
trabalho integrado entre Estado, prefeituras e Instâncias de Governança
Regionais está rendendo frutos concretos e confirmam que Minas está construindo
um turismo mais estruturado, responsável e conectado às vocações de cada
território”, avalia a secretária de Estado de Cultura e Turismo de Minas
Gerais, Bárbara Botega.
O Censo aponta expansão significativa de projetos
financiados. De 2023 para 2025, houve aumento de 63,9% de projetos financiados
pelo governo estadual e de 7,6% de projetos financiados pelo governo federal.
Além disso, 26,5% dos municípios realizam projetos em parceria com a
iniciativa privada. As principais iniciativas incluem infraestrutura turística,
promoção de destinos e eventos geradores de fluxo.
Promoção turística e presença digital - A comunicação digital é quase universal: 97,1% dos municípios têm site ou redes sociais.
O Instagram lidera como principal ferramenta (689), seguido
do site institucional (578). Outros avanços incluem: 72,2% possuem banco de
imagens; 58,5% têm material promocional impresso; 80% realizam ações vinculadas
ao portal Minas Gerais.
A comercialização por agências receptivas também chega a
24,2%, crescimento de quase 20% em relação a 2023.
Sustentabilidade em expansão -A pesquisa também mostra que 63,6% dos municípios implementam práticas sustentáveis; 79,5% percebem aumento do interesse por viagens responsáveis; e 81,6% acreditam que turistas estão dispostos a pagar mais por serviços sustentáveis.
Monitoramento ainda é um desafio - Ainda que haja avanço, o monitoramento segue como uma das principais lacunas: apenas 12,9% têm sistema de acompanhamento das ações de turismo; 30,3% monitoram indicadores do setor.
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